Aluguel do escritório central é uma despesa operacional, pois é um gasto não utilizado na linha de produção (não computado nos custos), mas necessárias às atividades da empresa e à manutenção das áreas produtivas.
Com relação à manutenção de instalações fabris, todas as máquinas e equipamentos sofrem desgastes com o tempo (depreciação) e precisam de manutenção, mas você não vê, no produto, nem sequer pode medir quando há depreciação, ou seja, na contabilidade de custo, independente de fabricar 01 (uma) peça ou 1.000 (mil) peças, o desgaste no maquinário será o mesmo, portanto os gastos com manutenção são custos fixos indiretos.
Gabarito: letra D.
Comentário:
Sabemos que os custos fixos são os que permanecem relativamente constantes, independentemente dos níveis de produção.
Das alternativas da questão, apenas a manutenção de instalações fabris é considerada um custo fixo, pois de fato seu valor permanece relativamente constante, independentemente dos níveis de produção.
As demais alternativas:
a) aluguel do escritório central: é uma despesa, não está ligado ao processo produtivo;
b) comercialização dos produtos: é uma despesa, incide depois de produzido o produto, ou seja, não faz parte do processo produtivo;
c) embalagem para transporte: se essa embalagem é apenas para o transporte (o produto já é considerado pronto para a venda sem a embalagem), trata-se de uma despesa de venda; se a embalagem é necessária para que o produto seja posto à venda, é um custo, porém variável, pois se altera com a mudança do volume de produção;
d) manutenção de instalações fabris: é custo fixo, como disse.
e) matéria-prima estocada: se a matéria prima ainda não entrou no processo produtivo, é considerada ainda um investimento (está lá no estoque de matéria prima). Ela se torna custo quando entra no processo produtivo, mas esse custo é variável, pois quanto mais a empresa produz, mais matéria prima é utilizada.