SóProvas


ID
2700826
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
SAP-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quando há confirmação do quadro de sepse, deve-se entrar com os pacotes de 3 e 6 horas, conforme necessidade e indicação ao paciente. Sendo assim, analise as afirmativas seguintes e responda o que se pede:


I - No pacote de 3 horas, a coleta de lactato arterial deve ser imediatamente encaminhada ao laboratório, a fim de se evitar resultado falso positivo, devendo ter resultado deste exame em 30-60 minutos.

II - No pacote de 3 horas, deve ser realizada coleta de duas hemoculturas de sítios distintos, conforme rotina específica do hospital, e culturas de todos os outros sítios pertinentes, antes da administração do antimicrobiano. Caso não seja possível a coleta destes exames antes da primeira dose, a administração de antimicrobianos não deverá ser postergada.

III - No pacote de 6 horas, administra-se vasopressores para pacientes que permaneçam com pressão arterial média (PAM) abaixo de 65 mmHg (após a infusão de volume inicial), sendo a adrenalina a droga de primeira escolha.

IV - No pacote de 6 horas, é fundamental garantir pressão de perfusão, enquanto se continua a reposição volêmica. Contudo, o vasopressor não pode ser iniciado em veia periférica, enquanto se providencia o acesso venoso central.

V - No pacote de 6 horas, a hiperlactatemia residual isolada, sem outros sinais clínicos de hipoperfusão ou má evolução, não necessariamente precisa ser tratada.


Está correto o que se afirma somente nos itens:

Alternativas
Comentários
  • Uso de vasopressores para pacientes que permaneçam com pressão arterial média (PAM) abaixo de 65 (após a infusão de volume inicial), sendo a noradrenalina a droga de primeira escolha. Não se deve tolerar pressões abaixo de 65 mmHg por períodos superiores a 30-40 minutos. Por isso, embora tenha sido colocado dentro do pacote de 6 horas, o vasopressor deve ser iniciado mesmo dentro das 3 primeiras horas nos pacientes em que ele está indicado. Em casos de hipotensão ameaçadora a vida, pode-se iniciar o vasopressor mesmo antes da reposição volêmica. Assim, o vasopressor pode ser iniciado mesmo em veia periférica, enquanto se providencia o acesso venoso central. INSTITUTO LATINO AMERICANO DE SEPSE Revisado em: junho de 2017 (IMPLEMENTAÇÃO DE PROTOCOLO GERENCIADO DE SEPSE PROTOCOLO CLÍNICO Atendimento ao paciente adulto com sepse / choque séptico)
  • letra b

     

  • A sepse é uma síndrome extremamente prevalente, com elevada morbidade e mortalidade e altos custos. Seu reconhecimento precoce e tratamento adequado são fatores primordiais para a mudança deste cenário. A implementação de protocolos clínicos gerenciados é uma ferramenta útil neste contexto, auxiliando as instituições na padronização do atendimento ao paciente séptico, diminuindo desfechos negativos e proporcionando melhor efetividade do tratamento. 

    ATUALIZAÇÃO 2018

    Pacote de 1 hora Check Point da 6ª hora (para pacientes com hiperlactatemia ou hipotensão persistente)

    • Coleta de lactato sérico para avaliação do estado perfusional

    • Coleta de hemocultura antes do início da terapia antimicrobiana

    • Início de antimicrobiano, de largo espectro, por via endovenosa, na primeira hora do tratamento

    • Iniciar reposição volêmica com 30 ml/k de cristalóides em pacientes com hipotensão ou lactato acima de 2 vezes o valor de referência

    • Uso de vasopressores durante ou após reposição volêmica para manter pressão arterial média acima de 65mmHg

    • Coleta de 2º lactato entre 2-4 horas para pacientes com hiperlactatemia* *

    Hiperlactatemia é definida por valores duas vezes acima do valor de referência. Adaptado de Levi et al.

    Check Point da 6ª hora (para pacientes com hiperlactatemia ou hipotensão persistente)

    Reavaliação do status volêmico e da perfusão tecidual