SóProvas


ID
2700859
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
SAP-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Brasil é uma referência internacional de política pública de saúde. O país já erradicou, por meio da vacinação, doenças de alcance mundial, como a varíola e a poliomielite (paralisia infantil). A população brasileira tem acesso gratuito a todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Desde que foi criado, em 1973, o programa busca a inclusão social, assistindo todas as pessoas em todo o país, sem distinção de qualquer natureza. As vacinas do programa estão à disposição de todos nos postos de saúde ou com as equipes de vacinação, cujo empenho permite levar a imunização mesmo aos locais de difícil acesso. 

No calendário vacinal para adultos entre 20 a 59 anos, para pessoas de 20 a 29 anos de idade recomenda-se duas doses da vacina____________. Adultos acima de 30 anos e os nascidos a partir de 1960 devem ter pelo menos uma dose. A vacina também está disponível para mulheres no puerpério. Caso não tenha sido administrada no puerpério, administrá-la na primeira visita ao serviço de saúde. Sendo assim, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A.

     

     

    Atualizações 2017

     

     

     

    De acordo com o Portal do Ministério da Saúde (MS)

     

     

     

    TRIPLICE VIRAL SCR (sarampo, caxumba e rubéola) - Outra alteração se deu para a vacina tríplice viral, com a introdução da segunda dose para a população de 20 a 29 anos de idade. Anteriormente, a segunda dose era administrada até os 19 anos de idade. Com esta mudança, busca-se a correção da falha vacinal neste grupo e também considera a situação epidemiológica da caxumba nos últimos anos, cujos surtos têm acometido, principalmente, adolescentes e adultos jovens nesta faixa etária. A adoção do esquema de duas doses para esse grupo contribuirá na redução de casos da doença.

     

    Deste modo, 2 (duas) doses contra sarampo, caxumba e rubéola passam a ser disponibilizadas para pessoas de 12 meses até 29 anos de idade. Para os adultos de 30 a 49 anos permanece a indicação de apenas 1 (uma) dose de tríplice viral.