SóProvas


ID
2700997
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
SAP-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na enfermagem, quando há uma situação crítica, com ocorrência de grande perigo, eu estou dizendo que há uma situação de:

Alternativas
Comentários
  • EMERGÊNCIA :   A emergência é considerada uma situação em que a vida, a saúde, a propriedade ou o meio ambiente enfrentam uma ameaça imediata.​

     

    URGÊNCIA:  Na urgência não há risco imediato de vida, porém pode se transformar em uma emergência se não for solucionada rapidamente.​

     

     

    https://www.diferenca.com/urgencia-e-emergencia/

  • Urgência é quando há uma situação que não pode ser adiada, que deve ser resolvida rapidamente, pois se houver demora, corre-se o risco até mesmo de morte. 


    Emergência é quando há uma situação crítica, com ocorrência de grande perigo.


    LETRA B

  • Trauma - definição ampla usada para descrever lesões causadas por uma força externa devido a acidentes, violência ou autoagressão. O trauma pode ser físico ou emocional.

    Emergência - Constatação médica de condições de agravo a saúde que impliquem sofrimento intenso ou risco iminente de morte, exigindo portanto, tratamento médico imediato. Ou seja, é uma situação crítica, com ocorrência de grande perigo.

    Urgência - Ocorrência imprevista de agravo a saúde como ou sem risco potencial a vida, cujo portador necessita de assistência médica imediata.

    Síncope - é a perda de consciência súbita e breve com perda do tônus postural seguida de restabelecimento espontâneo (desmaio).

    PCR - Parada Cardiorrespiratória – quando cessam os batimentos cardíacos e os movimentos respiratórios.

    Gabarito do Professor: Leta B


    Bibliografia

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2014/prt0354_10_03_2014.html

    Brunner LS, Suddarth DS. Tratado de Enfermagem: Médico-Cirúrgica.  Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.


  • Urgência precisa ser resolvida com rapidez para que a situação não se agrave. E também para que a situação possa ser revertida o quanto antes. Pode, entretanto, esperar um pouco, até que seja possível resolver.

    Emergência precisa ser resolvida de imediato. Logo, tem prioridade sobre todos os serviços, pois o risco de morte/seqüelas é iminente. Não se pode esperar nada para a tomada de providências.

    Ex.:

    Se um paciente está estável, mas com hemoglobina muito baixa pode-se recomendar uma transfusão com urgência. Ele pode esperar algumas horas até que se encontre um sangue compatível.

    Por outro lado, se um paciente está em cirurgia e sangrando "a rodo", recomenda-se uma transfusão de emergência. Em questão de minutos, o sangue já precisa "estar na área".