SóProvas


ID
2701531
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A respeito de recrutamento de pessoal, julgue o item a seguir.


A análise de currículo é uma modalidade de seleção, porém convém ser utilizada em caráter complementar.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

     

    Análise de currículo é importante, mas não é tudo.

  • nossa mas tá dentro da fases? seria um conjunto não?

  • A entrevista é a principal forma de seleção, a análise curricular é um complemento a essa fase.

  • Gente, mas sem o currículo como é que o candidato seria identificado?
    Acho que a análise curricular seria tão importante quanto a entrevista, pois sem ela haveria perda de tempo e os entrevistadores perguntariam muito mais coisas pra conhecer cada candidato a vaga e além de não haver uma filtragem no momento da seleção.

  • A questão não tá falando sobre quem vem primeiro ou sobre importância, mas sim que a análise de currículo não é feita de forma isolada para contratar alguém, precisando de um outro metódo para auxiliar na seleção. 

     

    (foi o que eu entendi)

  • Cada estapa da seleção se complementam. Não há como só ter a análise de currículo pois o indivíduo que for selecionado pode não apresentar padrões mínimos da cultura organizacional da empresa e isso gera um ineficiencia pro trabalho

  • Correto. Uma vez que o currículo avalia ``apenas a competência``, deixando de lado habilidade e atitude, o famoso CHÁ

  • A análise do currículo é uma "ferramenta" complementar, precisa ter outra como base. Ele por si só informa apenas os conhecimentos e experiências, mas não informa sobre comportamento, por exemplo. Numa entrevista, a técnica mais usada, embora seja bastante subjetiva, o currículo é geralmente usado como apoio, uma forma do entrevistador já ter noções das experiências e conhecimentos que o canditato possui. Mas é a entrevista que vai confirmar essas informações e levá-lo além, a analisar postura, reaçãos, aprofundar nas competências e identificar se o candidato tem tudo que é necessário para o cargo.

  • Lucas Brasileiro   COMPETEN CIA = C H A  

  • OO USO DO "PORÉM" ainda vai me matar... quero passar antes.
     

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Tu confia no porem? 

  • Juarez kkkkkkkk
  • CERTO

     

    A professora Kátia Lima disse em uma de suas aulas que a análise de currículos é uma triagem preliminar.

    Por meio do currículo não é possível avaliar: relacionamento interpessoal, habilidades, nível de liderança, equilíbrio emocional e etc.

     

  • Etapas do recrutamento:
    • Lacombe e Heilborn:

    (1) levantamento do perfil;

    (2) divulgação interna na organização;

    (3) análise de currículo e triagem 

    (4) entrevista.

    Gabarito: Certo para Cespe

    Gabarito: Para mim errada!!
     

  • Esses tipos de perguntas sao bacana, pois traz um subjetivismo mas totalmente interpretativo, nada daquelas viagens que a CESPE Costuma trazer...

    Sim a analise de Curriculo é uma etapa da seleção, porem a organização nao pode apenas se basear nela para conseguir uma eficacia melhor

  • como assim kct...isso é recrutamente, nao selecao

  • Não sei qual foi a bibliografia sugerida no edital desse concurso, mas Chiavenato (Recursos Humanos: O capital humano das organizações) não lista a análise curricular como uma modalidade de seleção, mas apenas como uma atividade preparatória para as modalidades de seleção lá relacionadas. Assim, tendo Chiavenato como base, a questão está certa quando diz que deve ser utilizada em caráter complementar, mas erra ao classificar a análise curricular como modalidade de seleção.

  • Banco de currículos: recrutamento

    Análise curricular: seleção

  • Faz parte da seleção inicial ou de triagem. Assim, possui caráter subsidiário ou complementar.

  • Errei na interpretação, entendi como caráter complementar aquilo que complementa, um processo que vem depois de outros, que subsidia processos iniciais. Análise de currículos geralmente são um dos primeiros, senão o primeiro, processo de seleção. É nela que é realizada a triagem dos candidatos para posterior entrevista, esta sim complementar àquela. O excesso de subjetividade está muito grande nas questões da Cespe.

  • O processo de seleção não pode depender apenas da análise do currículo.

    É indicado que a análise de currículo seja complementada com outras técnicas.

    A análise de currículo faz parte da etapa de “seleção Inicial”, onde ocorrem a triagens preliminares, com o objetivo de verificar se o candidato possui (ou não) as qualificações básicas necessárias do desempenho do cargo. 

  • Questão: A análise de currículo é uma modalidade de seleção, porém convém ser utilizada em caráter complementar. (CERTO).

    Primeira parte da questão: O Currículo é uma modalidade de seleção realmente, no qual eu vou selecionar aqueles currículos que se enquadram na vaga que estou ofertando. Por exemplo, quero selecionar alguém para um cargo que exija Nível Superior, logo os que forem Nível Médio, já descarto, tendo como base o currículo.

    Segunda parte da questão: porém convém ser utilizada em caráter complementar. De fato, pois é preciso usar outras técnicas de seleção, além da análise do currículo. Pois, uma pessoa pode escrever nele que é um bom líder, que tem bons relacionamentos com equipe, e por exemplo lá na dinâmica de grupo (outras técnica de seleção) a pessoa seja uma pessoa que demonstre ser um péssimo líder e com relacionamentos ruins.

    Ou seja, muito importante usar outras técnicas além do currículo.

    Frase do dia é: “Se quer realmente ter sucesso, saiba exatamente o que está fazendo, ame o que está fazendo e acredite no que está fazendo.”

  • Gabarito:Certo

    Principais Dicas de Recrutamento e Seleção:

    • Recrutamento = Convidativo. Quer atrair o camarada. Pode ser interno (mais rápido, barato e simples. Mantém a motivação dos indivíduos TOP), externo (lento, caro e complexo. Contrata pessoas de fora da empresa como o próprio nome fala. Renova a cultura organizacional e traz novas ideias para resolução dos problemas) e o misto. Não existe o melhor, e sim aquele que adequa a cada situação.
    • Seleção = Após o recrutamento irei selecionar os mais adequados ao cargo. Podem ser utilizados entrevistas (subjetivas) e provas como seleção. Os modelos de seleção estão palpados: colocação (1 vaga + 1 candidato), seleção (1 vaga + vários candidatos) e classificação (várias vagas e candidatos).

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entrem em contato comigo e acessem meu site www.udemy.com/course/duartecursos/?referralCode=7007A3BD90456358934F .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português, leis, RLM, direito constitucional, informática, administrativo etc. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!