-
Joint Application Development — JAD ou Joint Application Design é uma metodologia criada pela IBM do Canadá em 1977 e adaptada para o Brasil em 1982 por Hugo Gattoni para moderação de discussões de brainstorming acelerando e consolidando o desenvolvimento de aplicações de Sistemas de Informação.
-
Técnicas de Levantamento de Requisitos
As técnicas de levantamento de requisitos têm por objetivo superar as dificuldades relativas a esta fase. Todas as técnicas possuem um conceito próprio e suas respectivas vantagens e desvantagens, que podem ser utilizadas em conjunto pelo analista.
Algumas técnicas:
Levantamento orientado a pontos de vista
Etnografia
Workshops
Prototipagem
Entrevistas
Questionários
Brainstorming
JAD (espécie de Brainstorming, criada pela IBM)
Dentre outras.
Mais informações e conceitos individuais > Fonte: https://www.devmedia.com.br/tecnicas-para-levantamento-de-requisitos/9151
-
JAD (Joint Application Design)
Similar à técnica de Workshop de Requisitos e registrada pela IBM, ela busca reunir os usuários e desenvolvedores em um workshop estruturado para levantar requisitos e promover a tomada de decisões por meio de dinâmicas de grupo, técnicas visuais, processos racionais e documentação. É bastante interativa e promove a participação ativa dos envolvidos.
O processo consiste em três fases principais: customização, sessões e agrupamento. Na customização, o analista prepara as tarefas para as sessões como organizar os times, preparar o material, etc. Na fase de sessões, o analista marca uma ou mais reuniões com os stakeholders. No início da sessão, o engenheiro de requisitos provê
uma visão genérica sobre o sistema.
A discussão com os stakeholders continua até o fim do levantamento de requisitos. Na fase de agrupamento todos os requisitos levantados nas fases anteriores são convertidos em documentos de especificação de requisitos. As discussões que ocorrem na fase de sessões são altamente produtivas, porque resolvem dificuldades entre as partes enquanto se dá o desenvolvimento do sistema para a empresa.
-
LETRA D
-
⦁ Cenários e Peer Review.
Peer review não é técnica de levantamento.
⦁ Product Owner e Brainstorming.
Product owner é o papel que desempenha um representante do cliente que é responsável pelo negócio num processo de metodologia Ágil de desenvolvimento de software. Não é técnica de levantamento.
⦁ Overview e Use Cases.
Overview não é técnica de levantamento.
⦁ Joint Application Design (ou Development) – JAD e Etnografia.
Correto. Vimos na parte teórica desta aula que JAD e Etnografia estão entre as técnicas de levantamento (elicitação) de requisitos.
⦁ Prototipação e Sprint.
Sprint é um ciclo de tempo dentro do processo de desenvolvimento ágil Scrum.
Resposta: D