SóProvas


ID
2702791
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Um Técnico ficou encarregado de propor uma solução de segurança da informação e, em sua pesquisa, encontrou o artigo a seguir.


O principal papel de um firewall em uma rede corporativa é regulamentar o tráfego entre duas ou mais redes (internet e rede interna, ou redes internas, internet e DMZ, entre outras), defendendo os interesses e/ou necessidades de controle da empresa. No caso desta solução não é diferente, no entanto, sua capacidade ou profundidade de proteção é superior. Além disso, costuma ter o recurso de antivírus integrado ou ter opção de manter uma base de dados classificada de assinaturas e endereços que hospedam conteúdos maliciosos. O recurso é interessante, pois permite reduzir potencialmente os riscos de um dispositivo (notebook, computador etc) desatualizado ser infectado por um malware e prejudicar de alguma maneira a empresa. Caso não tenha base própria, esta solução oferece estrutura integrada com antivírus externos, de forma que as requisições feitas ao firewall (como um acesso em uma página) sejam encaminhadas ao antivírus para verificar a segurança daqueles dados.

(Adaptado de: https://ostec.blog/seguranca-perimetro/...)


O artigo se refere a um

Alternativas
Comentários
  • Unified Threat Management (UTM), que é na tradução literal para o português "Gerenciamento Unificado de Ameaças", é uma solução abrangente, criada para o setor de segurança de redes e vem ganhando notoriedade e se tornou a solução mais procurada na defesa das organizações. O UTM é teoricamente uma evolução do firewall tradicional, unindo a execução de várias funções de segurança em um único dispositivo: firewall, prevenção de intrusões de rede, antivírus, VPN, filtragem de conteúdo, balanceamento de carga e geração de relatórios informativos e gerenciais sobre a rede.[1]

    A sigla UTM teve origem no IDC, instituto de pesquisa de mercado, e esta linha de produto tem a vantagem de fundir em um único appliance ( hardware + software) os serviços que antes eram feitos por vários softwares dentro do servidor ou então por alguns outros appliances. Esta unificação das funções permite o gerenciamento da segurança em um único painel, facilitando a prevenção, detecção e ação contra ameaças de variadas fontes. O UTM também garante que as soluções de segurança encontradas nele sejam compatíveis e complementares, diminuindo brechas ou falhas de segurança.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Unified_Threat_Management

  • Firewall baseado em Unified Threat Management (UTM) Contempla antivírus, filtros de pacotes, controle de acesso wireless, suporte à Virtual Private Network (VPN) e controle de intrusões na rede, chegando a gerar relatórios com diagnóstico de possíveis ameaças lógicas às quais o centro de dados possa estar vulnerável.

  • GABARITO A!

    .

    .

    O gerenciamento unificado de ameaças, normalmente abreviado como UTM (Unified Threat Management), é um termo de segurança de informações que se refere a uma única solução de segurança, e normalmente um único dispositivo, que oferece várias funções de segurança em um único ponto da rede. Normalmente, um dispositivo de UTM inclui funções como: antivírus, antispyware, antispam, firewall de rede, detecção e prevenção de invasões, filtragem de conteúdo e prevenção de vazamentos.

    https://www.kaspersky.com.br/resource-center/definitions/utm

  • Questão Boa pra guardar