SóProvas


ID
2703718
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Com relação à prevenção em saúde bucal e aos níveis de aplicação de medidas em saúde bucal, julgue o item subsecutivo.


A colocação de prótese total superior em paciente que apresente sequelas causadas pela perda de todos os dentes superiores é uma ação reabilitadora, portanto se insere no último nível de prevenção.

Alternativas
Comentários
  • níveis de prevenção:

    1 promoção de saúde: nutrição adequada, moradia, saneamento.. ( algo mais geral, que previna não somente a cárie, mas problemas de saúde de modo geral)

    2 proteção específica: ex. fluoretação,selantes. dieta não cariogênica ( específica para uma doença, no ex a cárie)

    3 diagnóstico precoce e pronto tratamento : ex meios para remineralizar a estrutura dental

    4 limitação do dano: Restaurações, endodontias, próteses fixas unitárias. Tudo para tentar salvar o remanescente dentário

    5 reabilitação:Reabilitação física, funcional, estética, social e psicológica. 

  • NP - NÍVEL DE PREVENÇÃO

    1º NP; Promoção da saúde: criar condições favoráveis para que o individuo tenha maiores condições de resistir ao ataque de uma doença ou grupo de doenças.  - medidas inespecíficas  - melhor qualidade de vida.

    2º NP Proteção específica: Proteção do indivíduo com determinada doença. Ex: dengue, propagandas na tv.

    3º NP Diagnóstico precoce e tratamento imediato: Identificação e tratamento o mais cedo possível o ideal é conseguir diagnosticar nas fases iniciais e tratar. 

    4º NP limitação do dano: Quando houver falha nos níveis anteriores, devemos em qualquer fase em que se encontre a doença, procurar limitar o dano, evitar um mal maior,sintomatologia específica.

    5º NP Reabilitação: A doença evolui até sua fase final, indivíduo lesado pela doença portador de sequelas, imcapacidade total ou parcialmente. Prevenção para que o indivíduo não se torne uma carga para si próprio ou para seus familiares.Reabilitação física, funcional, estética , social e psicológica.