-
A forma da perfuração varia de acordo com a distância e a inclinação da trajetória do projétil expelido por arma de fogo. Apresenta, geralmente, o formato circular nos casos de incidência perpendicular do projétil contra um plano; o formato oval ou eliptico, nos casos de impacto inclinado (oblíquo) contra a superfície suporte do disparo, neste caso a escorição será excênctrica(afastada do centro da lesão). questão correta.
-
Eu jurava que pela elasticidade da pele não seria possível saber a inclinação do disparo, mas sim o caminho percorrido do projétil na carne do indivíduo após ser penetrada.
-
A forma da orla de escoriação indica perpendicularidade e obliquidade do disparo. Se o disparo é perpendicular (ângulo de 90º) haverá uma orla concêntrica. Se é de forma obliqua (maior que 90°) haverá uma orla de escoriação excêntrica
-
Segundo Genival, “A orla de escoriação, ou anel de Fisch (...). Essa orla tem aspecto concêntrico nos orifícios arredondados, e em crescente ou meia lua, nos ferimentos ovalares. Seu exame detalhado é muito importante, pois pode esclarecer a direção do tiro. Nos tiros perpendiculares ao corpo, a orla
de escoriação é concêntrica, e, quando inclinados, tem a forma oblíqua. É um sinal comprovador de entrada de bala a qualquer distância.". Livro do Professor Genival Veloso de França- FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 271
GABARITO DO PROFESSOR: CERTO.
-
Tiro perpendicular: orlas e halos são concêntricos (em torno do mesmo centro);
Tiros oblíquos: são excêntricos (não estão me torno do centro);
-
A questão errou ao confundir trajeto com trajetória. Esse erro já seria suficiente para considerar a questão como errada.
-
TRAJETÓRIA: PERCORRIDO PELO PROJÉTIL DE ARMA DE FOGO FORA DO ORGANISMO HUMANO.
TRAJETO: PERCORRIDO PELO PAF DENTRO DO ORGANISMO HUMANO.
A escoriação circunjacente ao orifício de entrada (Anel de Fisch) é a escoriação na incidência do projétil, ou seja, o percurso é fora do corpo humano, logo é a trajetória descrita pelo PAF.
-
Realmente há diferenças conceituais entre trajetória e trajeto do PAF e, no caso em tela, s.m.j, andou mal o examinador ao considerar como correta a questão considerando a palavra trajeto, uma vez que este é o caminho do projétil no interior do corpo da vítima. E como a questão deixa clara a análise do formato do orifício de ENTRADA, o certo seria mencionar TRAJETÓRIA, que é o caminho do PAF até acertar seu alvo.
-
- Aviso ! Mais precisamente uma dica. peguem a visão, de quem já estuda a quatro anos.
- Durante a preparação dos estudos, façam isto:
- Ore todos os dias e peçam forças a Deus para os dias que você não está com animo.
- Não use rede sócias, se possível só o zap para trocar matérias.
- Não, Não. Não, façam cursinho nenhum, pelo o amor de Deus. Todos são umas Bost@@@@.
- Não escute essas pessoas que já passaram em cursinho. Explico: em cada momento que vc estuda o nível que é cobrado é diferente e muitas vezes, essas pessoas passaram. porque, Deus iluminou elas, neste dia.
- Procure pessoas que estão lascado igual vc, porém que tenha coragem de estudar e se dedicar.
- Não diga a ninguém que estuda e nem qual o cargo que vc quer, diga só a Deus.
- Tudo vai dar certo. não desista e busque todas suas duvidas no youtube e Google, lá temmmmmmmmmmmmm tudo.
- Já deu certo, só em vc lê toda essas dicas vc já é um guerreiro(a).
-
Gab. ERRADO
"A excentricidade da escoriação circunjacente ao orifício de entrada de projétil de arma de fogo indica que o trajeto do projétil foi inclinado em relação à pele."
Trajeto = dentro do corpo.
Trajetória = fora do corpo.
-> Minha contribuição:
- A orla de escoriação ou anel de Fisch ou ainda orla de contusão de Thoinot representa o esmagamento da pele pela passagem do projétil.
- É um sinal comprovador de entrada de tiro a qualquer distância.
- Tiro perpendicular ao corpo (reto) = orla de escoriação concêntrica.
- Tiro oblíquo (inclinado) = orla de escoriação excêntrica.
-
Errei pois para mim o termo Trajeto esta errado