- 
                                GABARITO ERRADO   Sulco cervical está presente no enforcamento e no estrangulamento. As características do sulco é o que ajuda a identificar qual tipo de constrição externa do pescoço ocorreu. 
- 
                                Neste caso, deve ser verificado o local que houve a constrição se foi acima da cartilagem óssea ou se foi abaixo, dentro outras características específicas. 
- 
                                Características do sulco do enforcamento: É descontínuo, interrompendo-se nas zonas em que há cabelo e barba, ou nas proximidades do nó; Situa-se em posição alta no pescoço; É profundo na região do pescoço oposta ao nó e superficial ou ausente perto do nó; A direção do sulco é oblíqua ascendente; o aspecto é pálido e frequentemente pergaminhado. 
- 
                                
	Segundo Wilson, “no enforcamento, encontra-se geralmente um sulco único, acima da laringe, de profundidade variável, apergaminhado, interrompido nas proximidades do nó, e mais profundo na parte que corresponde à alça, de direção oblíqua ascendente.". Wilson Luiz Palermo Ferreira. Medicina Legal. 2º Edição, 2017, pgs: 264
 
 GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO.
 
 
 
- 
                                GABARITO CESPE: OPÇÃO "ERRADO"   ENFORCAMENTO:  a força que aciona o laço é o peso da própria vítima  ESTRANGULAMENTO: a força é algo diverso do peso do corpo da vítima. Ex: mata-leão praticado por outro indivíduo, mas a própria pessoa também pode acionar um laço/cinto.  ESGANADURA: pelas mãos. *NÃO é possível suicídio por esganadura, de modo geral, é sempre homicida.  
- 
                                Também poderia ser estrangulamento. 
- 
                                ERRADO. Poderia ser enforcamento ou estrangulamento. Complementando os comentários:   Sulco proveniente de estrangulamento (laço acionado por força diversa da vítima): Mais horizontalizado, uniforme e sem interrupções. 
- 
                                Gab: E Tanto no enforcamento quanto no estrangulamento é encontrada a presença de sulco. A principal diferença do enforcamento e do estrangulamento está no sulco. No enforcamento o sulco é obliquo, e no estrangulamento o sulco é horizontal, contínuo, homogêneo e uniforme. Revisão completa de asfixias por constrição cervical (pescoço): ENFORCAMENTO - O peso do corpo da vítima atua de forma ativa, ao passo que o laço atua de forma passiva.
- É a forma de suicídio mais comum no mundo
- Na grande maioria dos casos ocorre de forma suicida, mas há casos raros de enforcamento homicida ou acidental.
- Sulco oblíquo
- Profundidade variável
- Interrompido ao nível do nó
- Sulco único
- Acima da tireóide
- Apergaminhado
- Nem todo enforcamento apresenta sulco: quando, por exemplo, é utilizado um pano grosso protegendo a pele da vítima entre o laço e o pescoço
- A posição da cabeça geralmente se mostra voltada para o lado contrário do nó
- Sinal de Amussat e Sinal de Lesser
 ·        Questão. os sinais de Ponsold, Azevedo Neves e Thoinot são comumente encontrados em vítimas de enforcamento. (certo) - a) típico: nó está situado atrás do corpo da vítima; b) atípico: mais raro, se dá quando o nó está localizado na lateral ou na parte frontal do corpo da vítima;
- c) completo: corpo está totalmente suspenso não havendo contato com o solo; e d) incompleto: corpo da vítima, de algum modo, toca o solo, seja encostando os pés, joelhos ou o abdômen;
 ESTRANGULAMENTO - O peso da vítima atua de forma passiva, ao passo que o laço atua de forma ativa.
- Na maioria dos casos ocorre de forma homicida, mas há casos raros de estrangulamento suicida ou acidental.
- O peso do corpo da vítima atua de forma passiva
- Sulco horizontal, uniforme em toda periferia do pescoço
- Sulco contínuo
- Sulco duplo ou múltiplo
- Por baixo da tireóide
- Não apergaminha
 ESGANADURA 	 - A esganadura consiste na pressão exercida no pescoço da vítima pela ação direta das mãos do agente, sem a utilização de objetos para tal.
- Na esganadura, as infiltrações hemorrágicas nas estruturas profundas do pescoço são mais acentuadas e constantes do que no estrangulamento.
 As lesões mais comuns são: - ✓ Estigmas ungueais: (marcas de unhas);
- ✓ Petéquias na face: (pontos de sangramento na face)
- ✓ Marcas de França: (marcas em forma de meia lua, ou semilunares na túnica interna da artéria carótida).
 Fonte: França 
- 
                                Errado. a presença do sulco apenas sem maiores detalhes apenas indica que pode ter sido por Enforcamento ou Estrangulamento sem diferenciar qual dos dois ocorreu de fato