A questão avalia os conhecimentos do candidato sobre instrumental cirúrgico.
A questão trata de dois tipos de dissecação, ou seja, pinças interpotentes utilizadas para firmar o material para exposição, corte ou sutura. Já a pinça do tipo dente de rato é aplicada quando se objetiva tracionar tecidos resistentes
A pinça dente de rato é uma pinça com função de promover a fixação dos tecidos durante a divulsão e/ou sutura, e cujos dentes evitam que a pele escape da pinça. É aplicada quando se objetiva tracionar tecidos resistentes, como a pele. As pinças anatômicas não possuem dentes, e são usadas para segurar, manejar ou afastar uma parte do tecido, facilitando a ação de outros instrumentos, como o bisturi e a tesoura, e são utilizadas quando da manipulação de tecidos friáveis, para evitar danificá-los. Dessa forma, a pinça de dente de rato é mais indicada para pinçar a pele do que a anatômica.
Gabarito do professor: ERRADO.
Pinça Dente de Rato: o equipamento serve, principalmente, para promover a fixação de tecidos durante a divulsão ou sutura. Assim, garante um procedimento tranquilo e eficiente.
Pinça Anatômica: usadas para segurar uma parte do tecido, facilitando a ação de outros instrumentos, como o bisturi e a tesoura.
Ou seja, a pinça dente de rato é mais precisa (espécie), quando comparada com a pinça anatômica (gênero).