SóProvas


ID
2703982
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Acerca dos instrumentos utilizados em autópsias, julgue o item subsecutivo.


A diferença entre cinzel e escopro consiste no fato de o cinzel apresentar cabo, geralmente formando peça única com a barra, enquanto o escopro é o próprio corpo da barra

Alternativas
Comentários
  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em instrumental cirúrgico.

    Cinzel e escopro são dois tipos de instrumentos utilizados para romper a tábua interna da caixa craniana e remover a calota após a demarcação da linha de menor resistência pela serra.

    Ambos são compostos de barras estreitas e finas, de aço inoxidável, e que terminam em cunha. A diferença consiste no fato de o cinzel apresentar cabo, geralmente formando peça única com a barra, enquanto o escopro é o próprio corpo da barra.

    Para remover a calota craniana, introduz-se o escopro ou o cinzel no sulco feito pela serra, bate-se com o martelo e gira-se o instrumento sobre seu próprio eixo. Ouve-se um ruído característico do rompimento da tábua interna do crânio. Feito isso em três ou quatro pontos, coloca-se o gancho do martelo na fenda e traciona-se contra si, forçando assim a saída da calota craniana.

    Fonte: Manual de Técnicas em Necropsia Médico-Legal (Editora Rubio).

    Gabarito do professor: CERTO.

  • Cinzel é um instrumento de corte manual que possui numa extremidade uma lâmina de metal aguçada e do outro um cabo de madeira reforçado, nos extremos, com anéis de aço de modo proteger a zona impactos desferidos por uma terceira ferramenta, o martelo. (Fonte: Wikipédia)

    Escopro instrumento cirúrgico de extremidade cortante feito em metal, usado em operações nos ossos.