SóProvas


ID
2704015
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Julgue o item a seguir quanto às técnicas de embalsamamento.


A técnica de plastinação é um método de conservação de cadáver, ou de partes dele.

Alternativas
Comentários
  • A técnica foi criada e aperfeiçoada pelo anatomista alemão Dr. Gunther Von Hagens no ano de 1977, com a finalidade de criar um método de conservação onde não houvesse o contato do usuário com produtos tóxicos como o próprio formaldeído. “Voz Hagens também buscava aumentar o tempo de vida útil das peças. Como as peças plastinadas ao final do processo ficam fixadas na posição desejada, o Dr. Von Hagens aproveitou esse detalhe e utilizou para deixar as peças que ele produzia com características mais artísticas e cotidianas”, afirma o professor.

    O procedimento é executado por profissionais ligados à área de Anatomia Humana, e se resume em cinco passos principais: Fixação da peça anatômica, dissecação da peça para destacar o que se quer observar, lavagem do material, imersão das peças em tanques de acetona para a retirada total dá água e lipídios e imersão no polímero de sua escolha até total impregnação. Em alguns casos essa impregnação ocorre em câmaras á vácuo.

    fonte:

  • A Plastinação é o procedimento técnico, moderno, de preservação de material biológico, criado pelo médico, anatomista, artista e cientista de Heidelberg na Alemanha, Gunther Von Hagens em 1977, e que consiste basicamente extrair os líquidos corporais (água e soluções fixadora) e os lipídios, através de métodos químicos, substituindo-os por resinas plásticas como silicone, poliéster e epóxi.

  • Galera ae que vai prestar provas para Legista,vamos formar grupo de estudos?

  • A Plastinação é o procedimento técnico, moderno, de preservação de material biológico, criado pelo médico, anatomista, artista e cientista de Heidelberg na Alemanha, Gunther Von Hagens em 1977, e que consiste basicamente extrair os líquidos corporais (água e soluções fixadora) e os lipídios, através de métodos químicos, substituindo-os por resinas plásticas como silicone, poliéster e epóxi. Tal técnica tem numerosas vantagens, tais como a melhor conservação dos corpos e tecidos, coloração e na manutenção da anatomia natural das peças, e proporciona uma facilidade na manipulação, com necessidade mínima de manutenção. Sem sombra de dúvida, Von Hagens teve uma grande ideia: o desenvolvimento de uma técnica de conservação que permite o estudo macrocósmico de cadáveres sem os incômodos odores ou as mudanças de tonalidade dos tecidos, normalmente produzidas pelas químicas de conservação tradicionais.
    Fonte: LABORATÓRIO DE PLASTINAÇÃO DA UFC DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA - FACULDADE DE MEDICINA DA UFC COORDENAÇÃO: HELSON FREITAS DA SILVEIRA. http://www.anatomia.ufc.br


    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO.
  • Irei prestar o concurso do ITEP-RN. Mas ainda estudo com pouca relevância esse conteúdo.

  • PLASTINAÇÃO É UM FENÔMENO TRANSFORMATIVO CONSERVADOR, NELA, OCORRE A SUBSTITUIÇÃO DO TECIDO CORPORAL POR RESINA SINTÉTICA, SEM RISCO DE PUTREFAÇÃO E CONTAMINAÇÃO.

    IMPORTANTE LEMBRAR QUE A PLASTINAÇÃO É PROIBIDA NO BRASIL.

  • PS: ELA É REALIZADA EM LABORATÓRIO.

  • PLASTINAÇÃO: resinas sintéticas (plásticos) substituem os tecidos orgânicos corporais. É possível fazer cortes com milímetros de espessura sem alterações da anatomia. Componentes orgânicos são substituídos por silicone, poliéster e epóxi. (Não é permitida no Brasil)