SóProvas


ID
2704795
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Tendo em vista que, para se entender os mecanismos de adaptação muscular frente ao desuso, alongamento e fortalecimento muscular, é importante que se conheçam as características do motoneurônio e da fibra muscular, julgue o item seguinte, a respeito dessas estruturas.


Em uma atividade muscular com carga incremental, sempre ocorrerá o recrutamento das fibras do tipo 1 e, depois, o das fibras do tipo 2. Esse fenômeno é conhecido como princípio de Henneman (princípio do tamanho), ou seja, ocorre recrutamento progressivo de unidades motoras conforme a necessidade de geração de força.

Alternativas
Comentários
  • HENNEMAN (1979) propôs que quando um conjunto de motoneurônios é ativado, os motoneurônios com os menores corpos celulares são recrutados primeiro por potenciais pós sinápticos, pois esses possuem o menor limiar de disparo. Com o aumento da taxa de disparo em relação à força, progressivamente, grandes motoneurônios são recrutados. Este recrutamento ordenado é chamado de princípio do tamanho (HENNEMAN, 1979). Tal recrutamento ordenado ocorre em contrações reflexas e voluntárias. Baixas taxas de disparo recrutam fibras lentas (tipo I), que geram pequenas forças e são mais resistentes à fadiga. As unidades rápidas, resistentes à fadiga (tipo IIa), são as próximas a serem recrutadas, seguidas pelas unidades rápidas (tipo IIb). KANDEL (1991) citou que esta ordem estereotipada de recrutamento possue três importantes conseqüências funcionais: 1. O recrutamento ordenado simplifica a tarefa de modulação da força. Para gerar uma quantidade de força desejada, os centros superiores necessitam determinar somente um nível total de sinal (drive) sináptico para o conjunto (pool) de motoneurônios como um todo, não tendo, portanto, que especificar combinações seletivas de motoneurônios. 2. A ordem de recrutamento assegura que o aumento da força gerada por sucessivas ativações das UMs, aumenta a entrada (input) sináptica na proporção do limiar de força em que são recrutadas. 3. Um maior número de UMs lentas é utilizado e estas, devem ser providas de um maior aporte metabólico.