SóProvas


ID
2704948
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fonoaudiologia
Assuntos

Comprometimentos que vão desde os órgãos periféricos da audição e fonação até o sistema nervoso central acarretam diferentes distúrbios na linguagem e na comunicação do indivíduo. A respeito desse assunto, julgue o próximo item.

Disglossia é um distúrbio da articulação resultante das alterações do controle muscular dos mecanismos da fala e provocado por lesões do sistema nervoso central e(ou) periférico.

Alternativas
Comentários
  • A Disglossia consiste em uma dificuldade na fala ocasionada por alterações anatômicas e/ou fisiológicas dos órgãos fonoarticulatórios (língua, palato, arcada dentária e lábios).

    Algumas das causas de disglossia: Malformações congênitas craniofaciais; Transtornos do crescimento que afetam diretamente os órgãos da fala; Anomalias adquiridas como conseqüência de lesões na estrutura orofacial ou extirpações cirúrgicas; Má oclusão por malformações.

  • Disglossia é um distúrbio da articulação resultante das alterações do controle muscular dos mecanismos da fala e provocado por lesões do sistema nervoso central e(ou) periférico. ERRADO.