SóProvas


ID
2704957
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fonoaudiologia
Assuntos

Comprometimentos que vão desde os órgãos periféricos da audição e fonação até o sistema nervoso central acarretam diferentes distúrbios na linguagem e na comunicação do indivíduo. A respeito desse assunto, julgue o próximo item.


O atraso de linguagem é um distúrbio da expressão da fala devido a alterações anatômicas dos órgãos fonoarticulatórios.

Alternativas
Comentários
  • O atraso de linguagem caracteriza-se pela ausência ou retardo no surgimento da linguagem oral, na idade em que isso normalmente ocorre.

    As causas mais freqüentes do atraso de linguagem são:

    • estimulação ambiental deficiente
    • bilingüismo
    • fatores hereditários
    • problemas orgânicos
    • distúrbios emocionais

    O atraso de linguagem se manifesta de forma evolutiva não satisfatória ou com dificuldades através de: vocabulário deficiente para a idade; dificuldade para estruturar sentenças; dificuldade para organizar o pensamento; dificuldade de compreensão; dificuldade para relatar fatos acontecimentos ou vivenciados; narrativa truncada apoiada em gestos e fala ininteligível geralmente acompanhada de alteração na articulação.

    É importante não deixar de considerar o fato de que há uma considerável variação individual nos padrões do crescimento do vocabulário inicial de cada criança, nem todas as crianças apresentam as mesmas respostas, em termos de aquisição de linguagem.