SóProvas


ID
2705020
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fonoaudiologia
Assuntos

A propósito dos achados obtidos na avaliação eletrofisiológica da audição, por meio das emissões otoacústicas, julgue o item a seguir.

As emissões otoacústicas contribuem para o diagnóstico diferencial das alterações auditivas de origem coclear e retrococlear, possibilitando a medição dos limiares auditivos e a identificação das neuropatias.

Alternativas
Comentários
  • O registro das Emissões Otoacústicas Evocadas (EOAs) é o mais novo método para a detecção de alterações auditivas de origem coclear. Consiste em método objetivo, relativamente simples, rápido, não invasivo, o qual dispensa o uso de eletrodos e que pode ser realizado em qualquer faixa etária, ressaltando-se sua aplicação em recém-nascidos (Kemp et al., 1990). Uma das importâncias das EOAs é a possibilidade de estudar os aspectos mecânicos da função coclear de forma não invasiva e objetiva, e que independe do potencial de ação neural. Desta maneira, informações objetivas podem ser obtidas, clinicamente, sobre os elementos pré-neurais da cóclea. A maioria das deficiências auditivas, como as induzidas pelo ruído, as de caráter hereditário, têm sua origem nestes elementos. Os demais métodos objetivos, atualmente utilizados na avaliação audiológica clínica, não permitem medir diretamente as respostas destes elementos (Probst, 1990).