-
A reação álcali-agregado ocorre no concreto após vários anos, e é a responsável por deteriorar o mesmo.
Então a reação não é responsável pelo aumento da resistência final do concreto
Bons Estudos!
-
Ícaro, depende meu caro. Geralmente as reações alcali-agregado acontecem em locais aonde há água --> fundações, logo a expansão da peça confinada em solo não dimuiria a resistencia da peça e sim aumentaria. Ou seja a tensão confinante aumentaria do solo.
Palavras de um professor meu: Reações alcali-agregado em prédios convencionais não faz diferença, mas em barragens sim.
-
Gabarito : ERRADO
Fonte: Temas de engenharia civil, 7º edição comentada, Meneses souza filho, Anísio, pg 404.
A reação álcali-agregado (RAA) é, na maioria das vezes, fenômeno significativamente danoso ao concreto e resulta da combinação dos álcalis presentes no cimento com a silica ativa pulverizada que pode ser encontrada em alguns agregados. A silica ativa é capaz de absorver a água de constituição da pasta de cimento num processo bastante expansivo, o que provoca tensões elevadas, algumas vezes superiores às admissíveis pelo concreto.
"Do not stop until you proud."
-
Incorreto. A RAA é uma das formas de deterioração do concreto. Portanto, devem ser evitados agregados reativos.
-
Amigos concurseiros, antes de mais nada, precisamos entender o que é e o que desencadeia a Reação Álcali-Agregado (RAA).
A reação álcali-agregado (RAA) é a reação química em meio úmido entre os álcalis do cimento Portland (Sódio e Potássio) e, às vezes também de outras fontes, e alguns constituintes mineralógicos do agregado. Ela geralmente tem caráter expansivo e essa expansão é a principal causa da degradação do concreto. Ela tanto pode ocorrer com o agregado miúdo como com o graúdo.
Trata-se do ataque químico dos minerais potencialmente reativos do agregado por compostos resultantes dos álcalis presentes na estrutura interna do concreto, formando géis ou cristais (produtos sílico-cálcico-alcalinos). Estes géis ao absorverem água se tornam expansivos e se não houver poros suficientes para alojar os produtos resultantes, o esqueleto sólido do concreto fica tensionado, causando fissurações, deslocamentos estruturais e diminuição da resistência do concreto. As tensões de expansão envolvidas podem atingir patamares muito elevados (chegando até 400 MPa) impossíveis de serem resistidos pelo concreto.
Os tipos de reação álcali-agregado são: reação álcali-sílica (RAS), álcali-silicato e álcali-carbonato (RAC).
Como podemos constatar acima, a Reação Álcali-Agregado é extremamente danosa ao concreto, fazendo com que sua resistência diminua significativamente.
Portanto, o item a ser julgado está incorreto.
Resposta: Errado