SóProvas


ID
2706784
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O assentamento de placas cerâmicas só deve ocorrer após um período mínimo de cura da base ou do contrapiso. No caso de não ser empregado nenhum processo de cura, o assentamento de placas cerâmicas deve ocorrer, no mínimo, quantos dias após a execução do contrapiso?

Alternativas
Comentários
  • NBR 13755 - Revestimento de parede externa com placa cerâmica e com utilização de argamassa colante

    O assentamento das placas cerâmicas só deve ocorrer após um período mínimo de 14 dias de cura do emboço e/ou da argamassa de regularização.

  • A NBR 13755 aborda sobre essa questão em 2 diferentes tópicos:

    4.1.3 - O assentamento das placas cerâmicas só deve ocorrer após um período mínimo de cura da base ou do contrapiso. No caso de não se empregar nenhum processo de cura, o assentamento deve ocorrer no mínimo 28 dias após a concretagem da base ou 14 dias após a execução do contrapiso,

    5.5.4 - O contrapiso deve ser executado com antecedência mínima de sete dias em relação ao assentamento do revestimento cerâmico, visando diminuir o efeito da retração da argamassa sobre o piso cerâmico a ser executado.

    Tenho reparado que as bancas cobram mais os valores referentes ao item 4.1.3.

  • Gabarito LETRA C

  • Os revestimentos são empregados em paredes, pisos, calçadas e fachadas com o intuito um ótimo acabamento estético, isolamento térmico e acústico, estanqueidade e facilidade de limpeza, dentre outras coisas. As placas de revestimento cerâmico, especificamente, são aplicadas com argamassa colante e o acabamento é feito com argamassa de rejunte.

     

    Os principais códigos normativos que tratam sobre revestimento cerâmico são a ABNT NBR 13753, intitulada “Revestimento de piso interno ou externo com placas cerâmicas e com utilização de argamassa colante", a ABNT NBR 13754, cujo título é “Revestimento de paredes internas com placas cerâmicas e com utilização de argamassa colante", e a ABNT NBR 13755, intitulada “Revestimento de paredes externas e fachadas com placas cerâmicas e com utilização de argamassa colante".

     

    Em seu item 4.1.3, a ABNT NBR 13753 (1996) trata sobre o prazo mínimo para o assentamento de placas cerâmicas após a execução do contrapiso:

     

    “4.1.3 O assentamento das placas cerâmicas só deve ocorrer após um período mínimo de cura da base ou do contrapiso. No caso de não se empregar nenhum processo de cura, o assentamento deve ocorrer no mínimo 28 dias após a concretagem da base ou 14 dias após a execução do contrapiso."

     

    Portanto, como nenhum processo de cura foi empregado, o assentamento das placas cerâmicas deve ocorrer, no mínimo, 14 dias após a execução do contrapiso. Logo, a alternativa C está correta.

     

    Gabarito do Professor: Letra C.

     

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 13753: Revestimento de piso interno ou externo com placas cerâmicas e com utilização de argamassa colante - Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 1996.

  • Pelas informações dos colegas abaixo, eu interpreto assim:

    Vc empregou algum processo de cura?

    Sim > 7 dias

    Não > 14 dias após a execução do contrapiso OU > 28 dias após a concretagem.