SóProvas


ID
2706826
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Para emendas de barras, devem ser tomados alguns cuidados, sendo que elas podem ser realizadas por meio de luvas com preenchimento metálico, rosqueadas ou prensadas, por soldas, por traspasse ou por outros dispositivos devidamente justificados. Conforme recomendações normativas nacionais, a emenda por traspasse é permitida para barras com diâmetro de até, no máximo,

Alternativas
Comentários
  • 6118.
    Ou feixe de 45mm

  • NBR 6118

     

    ++++++++++++++++ 9.5 Emendas das barras ++++++++++++++++++++


    9.5.1 Tipos


    - por traspasse;
    - por luvas com preenchimento metálico, rosqueadas ou prensadas;
    - por solda;
    - por outros dispositivos devidamente justificados.


    9.5.2 Emendas por traspasse


    Esse tipo de emenda não é permitido para barras de bitola maior que 32 mm. Cuidados especiais devem ser tomados na ancoragem e na armadura de costura dos tirantes e pendurais (elementos estruturais lineares de seção inteiramente tracionada).


    No caso de feixes, o diâmetro do círculo de mesma área, para cada feixe, não pode ser superior a 45 mm, respeitados os critérios estabelecidos 

     


    9.5.2.1 Proporção das barras emendadas


    Consideram-se como na mesma seção transversal as emendas que se superpõem ou cujas extremidades mais próximas estejam afastadas de menos que 20 % do comprimento do trecho de traspasse.


    Quando as barras têm diâmetros diferentes, o comprimento de traspasse deve ser calculado pela barra de maior diâmetro.

     

    ... 


    9.5.2.5 Emendas por traspasse em feixes de barras


    Podem ser feitas emendas por traspasse em feixes de barras quando, respeitado o estabelecido em 9.5.2, as barras constituintes do feixe forem emendadas uma de cada vez, desde que em qualquer seção do feixe emendado não resultem mais de quatro barras.


    As emendas das barras do feixe devem ser separadas entre si 1,3 vez o comprimento de emenda individual de cada uma.

     

    9.5.3 Emendas por luvas rosqueadas ou prensadas


    Para emendas rosqueadas ou prensadas a resistência da emenda deve atender aos requisitos de normas específicas. Na ausência destes, a resistência deve ser no mínimo 15 % maior que a resistência de escoamento da barra a ser emendada, obtida em ensaio.


    9.5.4 Emendas por solda


    As emendas por solda exigem cuidados especiais quanto à composição química dos aços e dos eletrodos e quanto às operações de soldagem que devem atender às especificações de controle do aquecimento e resfriamento da barra, conforme normas específicas.

     

    As emendas por solda podem ser:


    - de topo, por caldeamento, para bitola não menor que 10 mm;


    - de topo, com eletrodo, para bitola não menor que 20 mm;


    - por traspasse com pelo menos dois cordões de solda longitudinais, cada um deles com comprimento não inferior a 5  ϕ, afastados no mínimo 5  ϕ ;


    - com outras barras justapostas (cobrejuntas), com cordões de solda longitudinais, fazendo-se coincidir o eixo baricêntrico do conjunto com o eixo longitudinal das barras emendadas, devendo cada cordão ter comprimento de pelo menos 5 ϕ

     

  • Algumas recomendações por Traspasse:

    * <= 32 mm

    * Em feixes de barras 45 mm

    * Barras tracionadas  não inferior a 15x Diametro da barra nem menor que 200 mm

    *Barras comprimidas  não inferior a 60% do comprimento de ancoragem basico, nem 15 x diametro da barras e nem menor que 200 mm.

  • Gabarito: E

    NBR 6118

    9.5.2 Emendas por traspasse

    Esse tipo de emenda não é permitido para barras de bitola maior que 32 mm. (...)

  • Existe bitola maior que 32?

  • Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre estruturas em concreto armado.

     

    O concreto possui elevada capacidade resistente a esforços de compressão. Porém, ele é um material frágil frente à esforços de tração. Isso é compensado por meio de sua combinação com o aço que, por sua vez, possui ótimo comportamento quando tracionado.

     

    O projeto de estruturas de concreto é regulado pela ABNT NBR 6118 (2014). Em sua seção 9.5, a norma trata sobre emendas de barras. Um dos tipos é a emenda por transpasse, fundamentada no concreto transmitindo esforços de uma barra para a outra, por meio da justaposição de barras em um determinado comprimento.

     

    Acerca da emenda por transpasse, a ABNT NBR 6118 (2014) estabelece, dentre outras coisas, que:

     

    “9.5.2 Emendas por traspasse

     

    Esse tipo de emenda não é permitido para barras de bitola maior que 32 mm. Cuidados especiais devem ser tomados na ancoragem e na armadura de costura dos tirantes e pendurais (elementos estruturais lineares de seção inteiramente tracionada)."

     

    Logo, a emenda por transpasse é permitida para barras com diâmetro de, no máximo, 32 mm. Portanto, a alternativa E deve ser assinalada.

     

    Gabarito do Professor: Letra E.

     

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto — Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 2014.