-
http://www.academia.edu/31071235/UNIVERSIDADE_FEDERAL_DE_MATO_GROSSO_FACULDADE_DE_ARQUITETURA_ENGENHARIA_E_TECNOLOGIA_DEPARTAMENTO_DE_ENGENHARIA_CIVIL_MEC%C3%82NICA_DOS_SOLOS_PROFESSOR_JO%C3%83O_DE_DEUS_GUERREIRO_SANTOS
-
TIXOTROPIA
A tixotropia é a propriedade que alguns materiais apresentam, quando no estado plástico, de adquirirem uma consistência gelatinosa quando deixados em repouso, mas ao serem solicitados ou agitados por esforços externos retornam a um estado fluido, viscoso (GIAMMUSSO, 1989).
Amassando-se completamente uma amostra da fração muito fina de um solo e, a seguir, deixando-o repousar, a massa adquire, com o tempo, maior resistência coesiva. Se a amostra é novamente amassada, mantido o teor de umidade, sua coesão diminui de maneira considerável, porém, deixando-a outra vez em repouso, torna a recuperar e aumentar a coesão.
A perda e o consequente retorno da resistência coesiva de uma fração muito fina de um solo, devido provavelmente à destruição e consequente reordenação de sua estrutura molecular, é um fenômeno denominado TIXOTROPIA.
A bentonita é uma argila da família das montmorilonitas cuja característica principal é a propriedade da tixotropia, ou seja, um comportamento fluido quando agitada, mas capaz de formar um gel quando em repouso.
-
As bentonitas são argilas muito finas, formadas, em sua maioria, pela alteração física de cinzas vulcânicas. Este material foi descoberto em 1888, em Fort Benton (EUA), daí a sua denominação. Em sua composição predomina a montmorilonita, o que explica a sua tendência ao inchamento. Graças a esta propriedade, as injeções de bentonita são usadas para vedação em barragens e escavações. A bentonita é um material que exibe propriedades tixotrópicas.
Tixotropia � propriedade que possui alguns solos finos coesivos, de, após ter a sua estrutura molecular destruída (amassando-se o solo, por exemplo), quando deixado em repouso, recuperar a sua resistência coesiva (através da sua reordenação da estrutura molecular).
As “lamas tixotrópicas”, ou sejam, suspensão, em água, desta argila especial, que é a bentonita, são muito usadas em perfurações petrolíferas, fundações profundas, etc.
-
O solo consiste na camada
superficial da Terra, oriundo dos processos de intemperismo e decomposição das
rochas. Ele é composto por três fases: a sólida, representada pela matéria
orgânica e inorgânica; a líquida, que consiste na água do solo; e a gasosa, compreendida
pelo ar presente em seu interior.
Visto isso, tem-se as
seguintes definições para os fenômenos/propriedades descritos pelo enunciado:
- O movimento browniano é a denominação dada para o
movimento aleatório das partículas suspensas em um fluido, decorrente da
colisão entre os átomos;
- A tixotropia trata-se do
fenômeno caracterizado por alterações na viscosidade de uma mistura
quando esta é agitada/manipulada;
- A entalpia é uma propriedade que mensura a energia interna
de um sistema termodinâmico;
- A anisotropia é a designação dada quando uma determinada
substância possui uma ou mais propriedades físicas diferentes, dependendo da
direção;
- A capilaridade, também chamada de ascensão capilar,
trata-se da propriedade física que os fluidos possuem de subir (ou descer) em
dutos de diâmetro muito pequeno.
Dado que a viscosidade
se trata da propriedade que mensura a resistência de um fluido ao escoamento,
ela está diretamente relacionada com a coesão do solo. Desse modo,
tem-se que o fenômeno citado pela questão é a tixotropia. Logo, a
alternativa B está correta.
Gabarito do Professor: Letra
B.