Gabarito. C
Maria Sylvia Zanella Di Pietro trata do assunto da seguinte forma: “No contrato administrativo, existe uma oferta feita, em geral, por meio do edital de licitação, a toda coletividade; dentre os interessados que a aceitam e fazem a sua proposta (referente ao equilíbrio econômico do contrato); a Administração seleciona a que apresenta as condições mais convenientes para a celebração do ajuste. Forma-se, assim, a vontade contratual unitária (primeiro elemento). Os interesses e finalidades visados pela Administração e pelo contratado são contraditórios e opostos; em um contrato de concessão de serviço público, por exemplo, a Administração quer a prestação adequada do serviço e o particular objetiva o lucro (segundo elemento). Cada uma das partes adquire, em relação à outra, o direito a obrigações convencionadas (terceiro elemento). Quer isto dizer que os contratos administrativos enquadram-se no conceito geral de contrato como acordo de vontades gerador de direitos e obrigações recíprocos.”
Fonte: PIETRO, Maria Sylvia Zanella di. Direito administrativo. 21ª edição. São Paulo: Atlas, 2007
Trata-se aqui de questão que foi inteiramente extraída da obra de Maria Sylvia Di Pietro e, portanto, deve ser respondida à luz dos ensinamentos de tal doutrinadora. A propósito do tema, assim escreveu a citada administrativista:
"No contrato administrativo, existe uma oferta feita, em geral, por meio do edital de licitação, a toda coletividade;
dentre os interessados que a aceitam e fazem a sua proposta (referente
ao equilíbrio econômico do contrato); a Administração seleciona a que
apresenta as condições mais convenientes para a celebração do ajuste.
Forma-se, assim, a vontade contratual unitária (primeiro elemento)."
De tal forma, percebe-se que a única opção que preenche corretamente as lacunas propostas vem a ser a letra C.
Todas as demais apresentam sugestões de preenchimento equivocadas, seja do ponto de vista substancial, seja por destoarem da aludida lição doutrinária.
Gabarito do professor: C
Referências Bibliográficas:
DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 26ª ed. São Paulo: Atlas, 2013, p. 264.