SóProvas


ID
2707051
Banca
FUMARC
Órgão
COPASA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

“Qualquer alteração significativa, articulada, planejada e operacionalizada por pessoal interno e/ou externo à organização que tenha o apoio e a supervisão da administração superior e atinja, integradamente, os componentes de cunho comportamental, estrutural, tecnológico e estratégico.”


Esta definição diz respeito a:

Alternativas
Comentários
  • C

    Agora os comentários cabíveis por alternativa:

    ----

    a) ERRADO. Cultura organizacional é um padrão de aspectos básicos compartilhados, descobertos ou desenvolvidos por um determinado grupo que aprende a enfrentar seus problemas de adaptação externa e integração interna e que funciona bem a ponto de ser considerado válido e desejável para ser transmitido aos novos membros como a maneira correta de perceber, pensar e sentir em relação àqueles problemas (Schein, 2010).

    Bibliografia: SCHEIN, Edgar H. Organizational culture and leadership. John Wiley & Sons, 2010.

     

    b) ERRADODesenvolvimento Organizacional (DO) é, segundo Bennis (1969), uma estratégia educacional adotada para trazer à tona uma mudança organizacional planejada, exigida pelas demandas às quais a organização tenta responder, e que enfatiza o comportamento baseado na experiência. Portanto, mudança organizacional não se confunde com DO, tampouco com Cultura Organizacional, ambos os conceitos abarcados pelo DO em sua proposição. Pensando em um diagrama de Venn, DO "abraçaria" a Mudança Organizacional, assim como a Cultura Organizacional.

    Bibliografia: BENNIS, Warren G. Organization development: Its nature, origins, and prospects. 1969.

     

    3) CERTO.  Definição de Mudança Organizacional apresentada por Araújo (1982). 

    Bibliografia: ARAÚJO, L.C.G. Mudança organizacional na Administração Pública Federal Brasileira. Tese de Doutoramento, Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getulio Vargas: São Paulo, 1982.

     

    d) ERRADO. Reengenharia: é repensar fundamentalmente e reestruturar radicalmente os processos empresariais para alcançar melhorias drásticas em indicadores críticos e contemporâneos de desempenho, tais como custos, qualidade, atendimento e velocidade (Sancovschi, 1999).

    Bibliografia: SANCOVSCHI, Moacir. Reengenharia de processos e controle interno: uma avaliação comparativa. Revista de Administração de Empresas, 1999, 39.2: 64-77.

    ---

    Acho que é isso, pessoal!

     

  • MUDANÇA ORGANIZACIONAL

    Segundo Judson (1980), mudança é qualquer alteração iniciada pela administração na situação ou no ambiente do trabalho, podendo ser a introdução de nova tecnologia, controle eletrônico de horário, modifi­cações no layout do escritório, no fluxo de trabalho, de documentos e outras modi­ficações.

    Já Cury (1992) defi­ne mudança organizacional como qualquer alteração significativa, articulada, planejada e operacionalizada por pessoal interno ou externo à organização, que tenha apoio e supervisão da administração superior e atinja, integradamente, os componentes de cunho comportamental, estrutural, tecnológico e estratégico.

    Corroborando com os autores acima, Montana e Charnov (1998) descrevem a mudança como o processo de transformação do comportamento de um indivíduo ou de uma organização, para uma adequação às novas condições ambientais.

    Dessa forma pode-se constatar que a mudança engloba o futuro, o desconhecido, e, com isso, causa sensação de incerteza. Cada ação de mudança provoca uma reação que poderá impulsionar mais mudanças, provocando um efeito em cadeia de eventos futuros.


    Fonte: Apostila Assistente em Administração UFC 2018 – Curso Prime