-
O Estado do bem-estar social é um Estado assistencialista, em que o Governo deve prover as necessidades básicas da população mediante a prestação de serviços ou até mesmo o pagamento em dinheiro. È necessário ainda que a população tenha direito reconhecido pelas normas legais aos seviços sociais prestados pelo Estado e que os benefícios sejam universalmente concedidos, independentemente de recolhimento de impostos ou tributos. O Estado do bem-estar social surgiu como forma de amenizar os efeitos perversos do liberalismo econômico que privilegiava alguns setores da sociedade em detrimento de outros. A classe burguesa temia que a classe trabalhadora buscasse os países socialistas para suprir suas necessidades, e então resolveu prestar serviços sociais básicos a população. Funcionou também como uma forma de "resgatar" o Estado para a sua missão de promotor do bem-comum.
-
CERTO
Pelos princípios do Estado de bem-estar social, todo o indivíduo teria o direito, desde seu nascimento até sua morte, a um conjunto de bens e serviços que deveriam ter seu fornecimento garantido seja diretamente através do Estado ou indiretamente, mediante seu poder de regulamentação sobre a sociedade civil. Esses direitos incluiriam a educação em todos os níveis, a assistência médica gratuita, o auxílio ao desempregado, a garantia de uma renda mínima, recursos adicionais para a criação dos filhos, etc.
-
WELFARE STATE
Estado do bem estar social (welfare sate), também conhecido como Estado-providência, é um tipo de organização política e econômica que coloca o Estado como agente de promoção (protetor e defensor) social e organizador da economia. Nesta orientação, o Estado é o agente regulamentador de toda a vida e saúde social, política e conômica do país, em parceria com sindicatos e empresas privadas, em níveis diferentes, de acordo com o país em questão. Cabe ao Estado do bem estar social garantir serviços públicos e proteção à população.
-
Atenção para "determinados grupos" isso delimita e não generaliza como população, sociedade.
Favor alguem pode fundamentar esse detalhe.
-
o comentário anterior a sua dúvida já menciona casos partilares como sindicatos, mas creio que o caso em foco esta semana no STF seja um exemplo: a cota racial nas universidades
-
bolsa família, privilegia determinados grupos e é um exemplo de ferramenta do estado do bem estar social
-
"O Estado do bem-estar, ao buscar o atendimento ao cidadão- cliente pela gestão pública, preconiza a intervenção estatal como mecanismo de mercado válido para proteger determinados grupos."
CORRETO
A Burocracia era constituída das seguintes dimensões:
Dimensão Econômica — Keynesiana — ativa intervenção estatal na economia, procurava garantir emprego e atuar em setores estratégicos para o desenvolvimento nacional. Dimensão Administrativa — modelo burocrático de Weber — funcionamento interno do Estado — manter a impessoalidade, neutralidade e racionalidade do aparato governamental.
Dimensão social — Welfare State ou Estado do Bem-Estar — produção de políticas públicas na área social para garantir as necessidades básicas da população. Em outras palavras, garantia dos direitos sociais. (Ex: educação, saúde, habitação)
OBS: Quanto à duvida do colega acima, o Estado atuava com foco em setores estratégicos ou, como disse a questão, "protegendo determinados grupos" devido ao fato de serem fundamentais para o desenvolvimento nacional.
-
"mecanismo de mercado válido"
Não entendi essa premissa e acabei errando a questão, se alguem tiver uma explanação convincente, por favor poste aqui.
Abraço.
-
O Estado do Bem-estar também é conhecido por sua denominação em inglês, Welfare State. Os termos servem basicamente para designar o Estado assistencial que garante padrões mínimos de educação, saúde, habitação, renda e seguridade social a todos os cidadãos.
É preciso esclarecer, no entanto, que todos estes tipos de serviços assistenciais são de caráter público e reconhecidos como direitos sociais. A partir dessa premissa, pode-se afirmar que o que distingue o Estado do Bem-estar de outros tipos de Estado assistencial não é tanto a intervenção estatal na economia e nas condições sociais com o objetivo de melhorar os padrões de qualidade de vida da população, mas o fato dos serviços prestados serem considerados direitos dos cidadãos.
http://educacao.uol.com.br
Paz de Cristo a todos.
-
QUESTÃO CORRETA
O Estado do Bem-estar também é conhecido por sua denominação em inglês,Welfare State. Os termos servem basicamente para designar o Estado assistencial que garante padrões mínimos de educação, saúde, habitação, renda e seguridade social a todos os cidadãos.
-
Certo.
Bolsa Família, salário escola ....mecanismos de mercado válido para proteger determinados grupos.
-
Eu errei por causa da palavra "preconiza". Entendi que o que o estado preconiza é o interesse comum, generalista, coletivo, porém também pode atuar na defesa dos interesses de determinados grupos.
-
Marquei como errada, por causa do termo cidadão-cliente, que é utilizado, pela doutrina, com o advento do Estado Gerencialista... O resto da sentença achei correto. Será que to procurando pelo em ovo?? Avante!
-
O Estado do bem-estar usa a intervenção para proteger determinados grupos, mas afirmar que o cidadão é o cliente da gestão pública foi generalizar e mandar fases, termos e conceitos precisos da AP para o inferno!!!
-
O estado deve intervir sim, segundo Bobbio ( autor).
-
O “Estado de Bem-estar Social” (do inglês, Welfare State), é uma perspectiva de Estado para o campo social e econômico, na qual a distribuição de renda para a população, bem como a prestação de serviços públicos básicos, é visto como uma forma de combate às desigualdades sociais.
-
O Estado do bem-estar é fortemente intervencionista. Baseia-se na ideia da intervenção estatal no mercado como meio de realizar prestações positivas. Nesse modelo temos o Estado ofertando serviços e bens como forma de proteger determinados grupos.
Resposta: Certo
-
"Andre Luiz da Cruz
27/12/2016
O Estado do bem-estar usa a intervenção para proteger determinados grupos, mas afirmar que o cidadão é o cliente da gestão pública foi generalizar e mandar fases, termos e conceitos precisos da AP para o inferno!!!"
Fabiana Concurseira
05/03/2016
Marquei como errada, por causa do termo cidadão-cliente, que é utilizado, pela doutrina, com o advento do Estado Gerencialista... O resto da sentença achei correto. Será que to procurando pelo em ovo?? Avante!
Concordo.
-
O Estado Social e intervencionista exerceu um papel estratégico e ativo na formação do bem-estar da sociedade, atuando como protetor e interventor direto do crescimento econômico e da coordenação da economia, promovendo poupança forçada, corrigindo as distorções do mercado e garantindo uma distribuição de renda mais igualitária (PDRAE, p. 10).
-
CERTO