SóProvas


ID
2707342
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considere:


I. Este processo consiste em colocar a água em contato estreito com uma fase gasosa (geralmente o ar) para transferir substâncias solúveis do ar para a água, aumentando seus teores de oxigênio e nitrogênio, e substâncias voláteis da água para o ar, permitindo a remoção do gás carbônico em excesso, do gás sulfídrico, do cloro, metano e substâncias aromáticas voláteis, assim como, proporcionar a oxidação e precipitação de compostos indesejáveis, tais como ferro e manganês. A aeração pode ser por gravidade, aspersão, difusão de ar ou forçada.

(Disponível em: http://www.fec.unicamp.br/~bdta/f-aeracao.htm)

II. A água ainda contém impurezas que não foram completamente sedimentadas ou flotadas nos processos de decantação ou de flotação. Para isso, ela passa por equipamentos constituídos por camadas que tem como função reter a sujeira restante.

(Adaptado de: http://www.copasa.com.br/media2/PesquisaEscolar/COPASA_TratamentoDeAgua.pdf)


Os equipamentos utilizados nos processos descritos nos itens I e II são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    Difusores: Transferem oxigênio para água;

    Filtros: Etapa após a floculação e decantação. A água passa por um processo de filtração em camadas (carvão/areia/cascalho).

  • Este processo consiste em colocar a água em contato estreito com uma fase gasosa (geralmente o ar) para transferir substâncias solúveis do ar para a água, aumentando seus teores de oxigênio e nitrogênio, e substâncias voláteis da água para o ar, permitindo a remoção do gás carbônico em excesso, do gás sulfídrico, do cloro, metano e substâncias aromáticas voláteis, assim como, proporcionar a oxidação e precipitação de compostos indesejáveis, tais como ferro e manganês. A aeração pode ser por gravidade, aspersão, difusão de ar ou forçada.

    A definição acima está perfeita com relação ao processo de aeração.