- ID
- 189385
- Banca
- FCC
- Órgão
- MPU
- Ano
- 2007
- Provas
- Disciplina
- Engenharia Ambiental e Sanitária
- Assuntos
No que diz respeito às doenças relacionadas com a água é correto afirmar que
No que diz respeito às doenças relacionadas com a água é correto afirmar que
Entre as vantagens do uso do teste da Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) para avaliação da qualidade da água pode-se mencionar:
Saneamento ambiental é definido como o conjunto de ações socioeconômicas que têm por objetivo alcançar salubridade ambiental para proteger e melhorar as condições de vida urbana e rural por meio de:
Os seguintes indicadores de qualidade da água são diretamente relacionados:
A cloração feita nos processos convencionais de tratamento de água NÃO consegue inativar:
Sobre o tratamento de água é correto o que se afirma em:
Sobre tratamento de águas é INCORRETO afirmar:
Analise as afirmativas abaixo.
I. A incineração de lodos de estações de tratamento de água é vantajosa, pois eles possuem alto poder calorífico.
II. A atividade biocida do ozônio, empregado na desinfecção da água, é influenciada pelo pH.
III. Uma das desvantagens da desinfecção da água com a radiação ultravioleta é a falta de residual no sistema de distribuição.
É correto o que se afirma APENAS em
O seguinte dispositivo NÃO pode ser utilizado na etapa de mistura rápida de estações de tratamento de água:
NÃO é mecanismo de coagulação da água a
A cloração da água para fins de abastecimento de centros urbanos
Com relação a projeto e execução de obras de saneamento, julgue o item a seguir.
No planejamento da amostragem de águas contaminadas, deve ser considerada a capacidade analítica do(s) laboratório(s) quanto à quantidade de amostras que podem ser processadas e os tipos de parâmetros a serem investigados, limites de detecção, métodos de ensaio, disponibilidade de padrões e cronograma de atendimento. Considere a definição a seguir para responder a questão.
"É um dado fundamental para a seleção de métodos analíticos que devem ser empregados em um planejamento. Normalmente é definido(a) por legislação ou publicada como padrão internacional, e serve de orientação para a definição das técnicas de coleta e dos limites de quantificação aceitáveis para os métodos analíticos que serão utilizados para a tomada de decisão ambiental"
A descrição acima refere-se ao conceito de:
Julgue os itens que se seguem, acerca do controle de poluição ambiental.
Um dos métodos que vêm sendo utilizados atualmente no tratamento de água para consumo humano consiste no uso de coagulantes e(ou) auxiliares de coagulação de origem orgânica que, aliado ao processo de filtragem, incrementa significativamente o processo do tratamento de água.
Julgue os itens que se seguem, acerca do controle de poluição ambiental.
Os métodos de tratamento utilizados em estações de água e de esgoto, tais como coagulação, floculação, sedimentação e biodegradação, apesar de terem como objetivo a obtenção de um produto final adequado para reinserção no ambiente, não são capazes de eliminar por completo todos os resíduos presentes na água.
Julgue os itens que se seguem, acerca do controle de poluição ambiental.
O conceito de qualidade da água é resultante de fenômenos naturais e de atividades antrópicas que se relacionam com suas propriedades intrínsecas de solvente e sua capacidade de transportar partículas.
Julgue os próximos itens, acerca do saneamento ambiental.
O sistema de abastecimento de água de uma região pode ser dividido em duas etapas: a produção de água, que engloba a captação e os processos para tornar a água adequada ao uso humano, e sua distribuição.
A Portaria MS nº 2.914, de 12/12/2011, dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Nessa Portaria, são definidas competências e responsabilidades para diversos órgãos governamentais.
Segundo esse instrumento legal, compete à Fundação Nacional de Saúde (Funasa)
A água pode ser um veículo de transmissão de doenças pelo carreamento de substâncias químicas e radioativas. Um desses casos é o envenenamento causado pelo chumbo, conhecido como:
Águas superficiais podem apresentar grau significativo de turbidez, causada por partículas coloidais, que possuem cargas eletrostáticas naturais. No tratamento de água para o abastecimento, dois mecanismos podem ser utilizados para tratar a turbidez: a neutralização da carga e a formação de pontes. Essa fase do tratamento é a de:
Projetos de estação de tratamento de água para abastecimento público devem dar atenção ao recebimento, armazenamento e manipulação de produtos químicos. Entre esses produtos, incluem-se:
O tratamento de água para abastecimento público depende da qualidade da água captada. Em algumas fontes, a água contém partículas que podem ser removidas sem coagulação e, nesses casos, as unidades que podem ser utilizadas para remoção de partículas são os:
Com relação à hidrologia, julgue o item a seguir.
Os volumes de sedimentos transportados por um curso de água podem ser determinados por medições das descargas sólidas por arraste e em suspensão, amostragem de material do leito do curso de água e levantamentos topobatimétricos.
Julgue o item seguinte, acerca de poluentes ambientais.
A maior parte das substâncias orgânicas que causam sabor, odor, cor e toxidade à água pode ser adsorvida em carvão ativado, em pó ou granulado, durante o tratamento da água.
A respeito das tecnologias de tratamento da água, julgue o item subsequente.
A filtração lenta, filtração direta ascendente e filtração direta descendente são tecnologias de tratamento de água que dispensam a coagulação química.
No que se refere a meio ambiente e saúde, julgue o item a seguir.
É de responsabilidade exclusiva da gestão ambiental do município a realização de todos os monitoramentos para verificação da qualidade da água para consumo humano.
A Portaria n.º 518 do Ministério da Saúde, de 25 de março de 2004, estabelece, entre outros, procedimentos relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para o consumo humano. Assinale a alternativa que não apresenta corretamente um padrão da água definido por essa portaria.
A água utilizada pela indústria para lavagem de máquinas, tubulações e pisos, em sistemas de resfriamento, na geração de vapor etc, contamina-se a tal ponto que, muitas vezes, não pode ser descartada diretamente em um manancial. Tal água, denominada efluente, quando apresenta alterações físicas, química ou biológica acima dos padrões estabelecidos por lei, deve ser convenientemente tratada. Sobre os processos de tratamento aplicados, é correto afirmar que
Acerca do controle de poluição ambiental que envolve recursos hídricos, julgue o item a seguir.
As tecnologias de tratamento de água para consumo humano
podem ser classificadas em dois grupos: com coagulação
química e com coagulação física.
Acerca do processo de licenciamento ambiental e da recuperação de área degradada, julgue o item que se segue.
O licenciamento ambiental de usina hidrelétrica a ser
construída em rio que faz divisa entre dois estados deve ser
feito com base no plano diretor de uso e ocupação do solo de
cada município afetado e/ou atravessado pelo empreendimento.
Uma concessionária de serviços de saneamento quer determinar k1 (coeficiente do dia de maior consumo) e k2 (coeficiente da hora de maior consumo), a partir de dados reais de um determinado bairro. Para tanto, verificou que o consumo de água no mês de abril foi de 72.000 m³. Nesse mês, no dia de maior consumo, foram fornecidos 3.360 m³ e, no mesmo dia, na hora de maior consumo, foram fornecidos 224 m³.
Com base nesses dados, k1 e k2 são, respectivamente,
São considerados processos de desinfecção de água, para fins de abastecimento, a
As afirmativas são respectivamente:
A pré-cloração feita em algumas estações de tratamento de água resulta na oxidação do ferro pelo cloro, formando-se flocos maiores e aumentando a velocidade de sedimentação, o que facilita o tratamento. Por outro lado, sabe-se que a pré-cloração de águas deve ser evitada, pois em caso da existência de certos compostos orgânicos chamados precursores, o cloro reage com eles formando substâncias, associadas ao desenvolvimento do câncer.
Essas substâncias são:
No que se refere aos parâmetros químicos da análise da água, assinale a alternativa correta.
O marco regulatório da prestação de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário do estado de goiás foi publicado no DO de 23 de setembro de 2004. Sobre essa lei marque a opção correta.
A Resolução CONAMA nº 357/05, atualizada pela Resolução CONAMA nº 430/11, dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento.
Segundo esse instrumento legal, as águas doces destinadas ao abastecimento para consumo humano com desinfecção, à preservação do equilíbrio natural das comunidades aquáticas e à preservação dos ambientes aquáticos em unidades de conservação de proteção integral, são classificadas em
Os bioindicadores mais utilizados para a qualidade da água são aqueles capazes de diferenciar entre oscilações naturais e estresses antrópicos. Os bioindicadores Macroinvertebrados Bentônicos são mais utilizados por que:
Em uma Estação de Tratamento de Água para Abastecimento Público, no tratamento convencional, considerando um fluxo sequencial progressivo, a etapa posterior à decantação e que precede a desinfecção é denominada
De acordo com parágrafo 2° do Artigo 39 da Portaria n° 2.914 de 2011 do Ministério da Saúde, recomenda-se que o teor máximo de cloro residual livre, por litro, em qualquer ponto do sistema de abastecimento seja de
Uma estação de tratamento de água possui um tanque de coagulação convencional de mistura rápida, com vazão de 100 x 106 l/d, tempo de detenção de 60 segundos e temperatura da água de 10 ºC.
O volume aproximado desse tanque é de
A ABNT NBR 12216:1992 estabelece conceitos e critérios referentes aos projetos de estações de tratamento de água para abastecimento público.
De acordo com essa norma,
Um sistema de tratamento de água é uma barreira para se evitar que partículas em suspensão e presentes na água bruta cheguem até o consumidor. No Brasil, as estações do tipo convencional são largamente utilizadas.
Assinale a alternativa que apresenta todas as unidades que compõem esse tipo de estação.
Segundo a norma NBR 12.217, em projetos de reservatório de distribuição de água para abastecimento público, a água de extravasão deve ser coletada por um tubo. Esse tubo descarrega livremente em uma caixa, e daí a água é encaminhada por conduto livre a um corpo receptor adequado.
Trata-se de um tubo:
A precipitação de carbonato de cálcio, quando a água é aquecida, resulta na formação de crostas que podem gerar problemas graves para o funcionamento de caldeiras e aquecedores. Esse efeito pode ser mais sério em regiões onde a água captada para uso atravessa bacias com rochas calcárias, por exemplo.
Nesse caso, para se evitar esse problema, o tratamento da água deve ser de:
No estudo de um manancial de águas naturais superficiais, provenientes de bacias não protegidas, para o seu uso no abastecimento público, foram encontrados os seguintes valores:
DBO 5 dias (mg/L): média na faixa de 2,5 a 4,0 e máxima, em qualquer amostra, na faixa de 4,0 a 6,0. Coliformes (NMP/100 mL): média mensal em qualquer mês na faixa de 5.000 a 20.000.
Segundo a Norma NBR 12.216, a instalação de uma Estação de
Tratamento de Água para esse manancial deve prever como
tratamento mínimo necessário, o Tipo:
O valor máximo permitido de cianotoxinas na água está no anexo da Portaria nº 2.914/2011, do Ministério da Saúde, que estabelece a potabilidade da água.
Essas toxinas, que podem causar uma série de doenças, algumas graves, são liberadas na água por organismos:
No tratamento de água para abastecimento público, a coagulação pode se dar com a formação de pontes entre partículas coloidais, que se juntam, formando partículas maiores.
Esse processo resulta da adição de auxiliares de coagulação, como os:
Em 2016, uma obra para evitar alagamentos foi motivo de protestos por parte de organizações não governamentais na cidade de Salvador, BA. Segundo reportagens feitas na época, o projeto previa a requalificação de canais e o revestimento de parte das margens, sendo que a canalização seria feita com concreto. Discordando do projeto, no entanto, especialistas ouvidos pela reportagem afirmaram que a canalização não seria a solução dos problemas, que estavam, em sua opinião, ligados à falta de infraestrutura de esgotamento sanitário e ao lixo. Durante o protesto, os manifestantes defenderam alternativas, como a construção, ao longo de alguns trechos do rio, de estruturas que em períodos de chuva forte pudessem receber o excesso de água, diminuindo o volume das enchentes.
Sobre esse tema, os reservatórios abertos, construídos para receberem a água durante e após as chuvas, mas que permanecem secos durante as estiagens, denominam-se:
Algumas substâncias químicas, denominadas poluentes emergentes, permanecem na água, mesmo após a sua passagem por estações de tratamento tradicionais. Um dos grupos de poluentes emergentes, os interferentes endócrinos, pode apresentar efeitos adversos à saúde de organismos intactos, seus descendentes ou subpopulações.
Faz parte desse grupo a classe de compostos de:
Um vertedor é um dispositivo hidráulico amplamente utilizado no projeto de estações de tratamento de água. Por sua precisão, ele permite ao engenheiro projetista
A portaria nº 2914, de 12 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde e as boas práticas na área de saneamento determinam a obrigatoriedade de se manter em qualquer ponto na rede de distribuição a concentração de determinados compostos. A seguir, são descritos alguns desses compostos.
I. A concentração mínima de cloro residual livre deve ser de 0,2 mg/l.
II. Recomenda-se que o teor máximo seja de 0,8 mg/l de cloro residual livre em qualquer ponto do sistema de abastecimento.
III. Os principais produtos utilizados no tratamento são: hipoclorito de cálcio, cal clorada, hipoclorito de sódio e cloro gasoso.
Das afirmativas apresentadas, estão corretas:
Avalie os materiais a seguir: frasco Erlenmeyer de 250 ou 500 ml; bureta de 50 ml; pipeta volumétrica de 1; 5 e 10 ml; balança de precisão. Com os reagentes: tiossulfato de sódio 0,1N; iodeto de potássio; ácido acético; indicador de amido.
Com a devida técnica, esses materiais são utilizados para:
Considere os parâmetros abaixo.
I. Escherichia coli ou coliformes termotolerantes.
II. Turbidez.
III. Gosto.
IV. Odor.
V. Dureza.
Das opções apresentadas, devem ser controladas na produção de água:
A água pura é tratada como um meio isolante, porém sua capacidade de solvência das substâncias, principalmente de sais, faz com que as águas naturais tenham, em geral, alto poder de condutividade elétrica. Sobre esse tema, considere as afirmativas abaixo:
I. A condutividade depende do tipo de mineral dissolvido bem como da sua concentração.
II. A diminuição da temperatura também eleva a condutividade.
III. Quando colocados em contato, os ácidos e as bases (estas em maior quantidade), reagem entre si, neutralizando um ao outro, isto é, tornam o meio com baixa condutância elétrica.
Está correto o que se afirma em:
Na escolha do manancial ideal para uso da água para determinada atividade produtiva, muitas vezes o engenheiro precisa decidir entre uma fonte de água superficial e uma fonte de água subterrânea. De forma geral, cada uma delas apresenta vantagens e desvantagens sobre a outra, ainda que, em um sítio específico, essa situação possa mudar.
Considerando-se as possibilidades de abastecimento de um sítio com as seguintes características:
• Está localizado acima de um aquífero confinado com águas potáveis, cuja camada permeável fica abaixo de duas camadas de rochas ígneas;
• Possui um manancial superficial que fica a 2 km do centro de massa do município e tem águas que necessitam de tratamento convencional em uma ETA;
• Possui uma demanda que excede a vazão mínima do rio, mas que fica abaixo da vazão média desse rio e da vazão explotável do aquífero.
Verifica-se que é um exemplo de vantagem da captação de águas superficiais sobre a de águas subterrâneas:
A turbidez pode ser causada, por exemplo, pela presença de areia, argila e micro-organismos, e sua medida é um importante parâmetro para avaliação das características físicas da água.
Um meio simples de determinar a turbidez da água é através do(a)
A concentração de ácido fluorsilícico, H2SiF6, em mg/L, necessária para se obter o teor de 1,2 mg/L de íons fluoreto na água é igual a
Dados:
Massas molares (g/mol)
H = 1
Si = 28
F = 19
A determinação do OD (oxigênio dissolvido) na água pode ser feita por meio do método Winkler. Nesse método, o OD é fixado através da adição de sulfato de manganês(II), em meio alcalino. Em seguida adicionam-se íons iodeto e o meio é acidificado, ocorrendo liberação de iodo que é titulado com solução de tiossulfato de sódio. Em uma análise de controle, foram coletados 200 mL de água e, após o tratamento preliminar, de acordo com o método Winkler, titulou-se a amostra com solução de Na2S2O3 0,01 mol/L, consumindo-se 8,0 mL desse reagente. A concentração do oxigênio dissolvido, em mg/L, nessa amostra é
Dados:
1 mol de O2 equivale a 4 mols de Na2S2O3 no método
Winkler Massas molares (g/mol):
Na = 23
S = 32
O = 16
Tratamentos a baixo custo para descarte adequado de efluentes industriais são alvos de buscas incessantes por engenheiros e outros profissionais. O uso de alguns resíduos vegetais em processos de coagulação e na remoção de íons cádmio de soluções aquosas por processos de adsorção, que seriam a princípio descartados em aterros sanitários, vem sendo utilizado em saneamento básico, podendo constituir uma alternativa viável de baixo custo e ambientalmente segura para a remoção de cátions metálicos tóxicos presentes em corpos d’água.
Este texto refere-se a