SóProvas


ID
2708425
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

EAB, 61 anos, sexo feminino, está internada há 10 dias, na Clínica Médica de um hospital universitário para tratamento de acidente vascular cerebral (AVC). O enfermeiro responsável, ao realizar a visita, detecta que EAB está sonolenta, com sinais de secreção traqueobrônquica, pele e mucosa oral ressecada. Ao verificar os Sinais Vitais – SSVV, observou: T = 38,6 °C; P = 90 bpm; R = 25 rpm e PA = 120 X 75 mmHg. Sabendo que uma pessoa idosa, acamada por um longo período de tempo, está susceptível a doenças respiratórias, o enfermeiro chama o médico para avaliá-la, providencia os exames e detecta que a paciente está com pneumonia lobar bacteriana. O tratamento medicamentoso é iniciado. Nesse contexto, a enfermagem deve:

I. colocar o paciente na posição de Fowler e monitorar a temperatura;
II. fazer aspiração das VAS;
III. auxiliar a paciente a deambular;
IV. administrar anti-hipertensivos.

Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s)

Alternativas
Comentários
  • Itens I e II certos

  • Não entendi esta questão. Um dos cuidados de enfermagem ao paciente com pneumonia não é promover a deambulação precoce?

  • Cíntia, mas na questão fala que ela é acamada por um longo período de tempo, ou seja ela não anda mais, então não tem como mais estimular a deambulação dessa paciente

  • A paciente esta sonolenta, por isso, não é recomendado a deambulação precoce, isso pode causar uma queda. A questão não fala que ela é acamada, e sim, que "[...] uma pessoa idosa, acamada por um longo período de tempo[...]. Foi uma pegadinha. A deambulação seria recomendada após a melhora do quadro de sonolência e febre, pois ela não esta acamada.

    A pressão dela ta normal, por isso, não tem justificativa para o uso de anti-hipertensivos. 

    A aspiração das VAR se justifica pela presença de secreção e do aumento da frequência respiratória (taquipneia), pois, a FR = 25 rpm. Colocar o paciente na posição de Fowler também ajuda no desconforto respiratório.