Gabarito D
Em computação, um ligador, vinculador ou editor de ligação (do inglês, linker ou link editor) é um programa utilitário que recebe um ou mais arquivos objeto gerados por um compilador e combina-os em um único arquivo executável, arquivo de biblioteca ou outro arquivo 'objeto'.
Uma versão mais simples que escreve sua saída diretamente na memória é chamada de carregador, desta forma o carregamento é normalmente considerado um processo separado.
O processo de linkedição, em geral, é um processo de dois passos. O ligador recebe como entrada um conjunto de arquivos objecto, bibliotecas e parâmetros na linha de controle e produz como resultado um arquivo objecto de saída. Neste passo é criada uma tabelas de segmentos listando todos os segmentos definidos nos arquivos-fonte e uma tabela de símbolos com todos os símbolos importados ou exportados. O ligador atribui localizações numérica para cada símbolo, determina o tamanho e a localização dos segmentos no espaço de endereços de saída. O segundo passo usa a informação coletada no primeiro passo para controlar a relização da linkedição de fato. Neste passo se ajustam os endereços de memória no código, refletindo os endereços de segmentos realocados, e se escreve o código realocado no arquivo de saída.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
GABARITO: D
Compilador: Converte o código fonte completo em código objeto ( linguagem de máquina ) não executável;
Linkeditor: gera, a partir de um ou mais módulos-objeto, um único programa executável.
Interpretador: converte e executa o código-fonte linha a linha;
Tradução: Consiste no processo completo em que o código-fonte é convertido em linguagem de máquina e executado;