SóProvas


ID
2709043
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação à solução de firewall, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Dependendo do tipo de conexão usada no computador, é possível usar dois tipos de firewall, um por hardware e/ou outro por software. Atualmente, os firewalls por hardware mais utilizados são os que já vêm incorporados aos roteadores e modems de banda larga. O Windows já vem com um firewall nativo, mas você pode desativá-lo e instalar ferramentas mais robustas, com mais opções de configuração e segurança.

    A maior vantagem de usar um firewall por hardware é quando sua rede possui mais de um computador. Todas as máquinas estarão ligadas ao mesmo roteador, que além de gerenciar as conexões, também poderá executar a função de firewall — logicamente, isso dependerá do modelo de roteador utilizado. Verifique esta informação antes de comprar qualquer equipamento. Prefira roteadores que já venham com firewall, para aumentar a segurança das máquinas da rede.

    Se você tiver somente um firewall por software e executar um programa malicioso que baixou da internet, tal programa poderá ser capaz de automaticamente reconfigurar seu firewall para aceitar as conexões maliciosas.

    Já com o firewall por hardware isso não é possível, pois mesmo que sua máquina esteja contaminada, será impossível que o software do computador afete um hardware externo a ele e de funcionamento independente — como os roteadores e modems de banda larga.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • O que me incomoda nesta questão é ele dizer que firewall é um disposto em hardware OU em software sendo que o mais correto seria dizer hardware E software. Segue trecho abaixo do KUROSE sobre firewall:

     

    Um firewall é uma combinação de hardware e software que isola a rede interna de uma organização da Internet em geral, permitindo que alguns pacotes passem e bloqueando outros. O firewall permite a um administrador de rede controlar o acesso entre o mundo externo e os recursos da rede que ele administra, gerenciando o fluxo de tráfego de e para esses recursos. Um firewall possui três objetivos:
    • Todo o tráfego de fora para dentro, e vice-versa, passa por um firewall. A Figura 8.33 mostra um firewall, situado diretamente no limite entre a rede administrada e o resto da Internet. Embora grandes organizações possam usar diversos níveis de firewalls ou firewalls distribuídos [Skoudis, 2006], alocar um firewall em um único ponto de acesso à rede, conforme mostrado na Figura 8.33, facilita o gerenciamento e a execução de uma política de acesso seguro.
    • Somente o tráfego autorizado, como definido pela política de segurança local, poderá passar. Com todo o tráfego que entra e sai da rede institucional passando pelo firewall, este pode limitar o acesso ao tráfego autorizado.
    • O próprio firewall é imune à penetração. O próprio firewall é um mecanismo conectado à rede. Se não projetado ou instalado de modo adequado, pode ser comprometedor, oferecendo apenas uma falsa sensação de segurança (pior do que não ter nenhum firewall!).

  • Se for um hardware, vai precisar de software para administrar as regras. Sendo assim um firewall de hardware também é de software.