SóProvas


ID
270979
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PREVIC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito das tecnologias ATM e MPLS, julgue os itens
subsequentes.

O MPLS (multiprotocol label switching) é um protocolo de roteamento embasado em pacotes rotulados, em que cada rótulo representa um índice na tabela de roteamento do próximo roteador. É denominado multiprotocolo porque pode ser utilizado com qualquer protocolo da camada 4.

Alternativas
Comentários
  • Na verdade, a independência proporcionada é com relação á camada 2 (enlace)

    The primary benefit is to eliminate dependence on a particular Data Link Layer technology, such as ATM, frame relay, SONET or Ethernet, and eliminate the need for multiple Layer 2 networks to satisfy different types of traffic. MPLS belongs to the family of packet-switched networks.
  • Conforme tanembaum (capitulo 5, ítem 5.4.5 Troca de rótulos e MPLS3), o MPLS é um protocolo camada "2,5".

    Ou seja, esta entre a camada 2 (que é a de rede/internet) e a camada 3 (transporte).

    Portanto, errado o final da questão.
  • Só corrigindo o colega Roberto Araújo. a camada 3 é a de redes.
  • carissimos, o tema sobre "quantas e quais camadas tem o TCP/IP" é polêmico. Quando informei na resposta anterior que a camada 3 é a de TRANSPORTE, considerei o modelo previsto na RFC 1122 (a RFC que estipulou as camadas TCP) e também na consideração de TANEMBAUM (que é o autor preferido do cespe).

    Para verem como o tema é polêmico, segue um quadro com a interpretação de cada autor sobre o assunto:



    Portanto, ao meu ver a camada 3 é a de TRANSPORTE. Basta contar ai as camadas. Vejam que conforme TANEMBAUM são 4 camadas (1-Host to network; 2-internet; 3-transporte; 4-aplicação)

    vejam este artigo sobre as camadas, que interessante: http://waltercunha.com/blog/index.php/2010/03/04/tcpip-afinal-de-contas-quantas-camadas/
  • O MPLS torna-se mais eficiente uma vez que dispensa a consulta das tabelas de routing.
  • O MPLS (multiprotocol label switching) é um protocolo de roteamento embasado em pacotes rotulados, em que cada rótulo representa um índice na tabela de roteamento do próximo roteador. É denominado multiprotocolo porque pode ser utilizado com qualquer protocolo da camada 4.

    O MPLS é indiferente ao tipo de dados transportados. Ele não se benefícia das consultas às tabelas de routing.


    Que Deus nos Abençoe.
  • ".... Por essa razão surgiu a necessidade de de adicionar um novo cabeçalho MPLS antes do cabeçalho IP. Em uma linha de roteador para  roteador e usando-se o PPP como protocolo de enquadramento, o formato do quadro, incluindo os cabeçalhos PPP, MPLS IP e TCP, é semelhante ao da Figura 5.41. De certo modo, pode-se considerar que o MPLS é a camada 2,5"
    Tanenbaum, 4ed pag 442
  • Pessoal cuidado com informações erradas. As vezes as pessoas comentam sem ter embasamento teórico, vejam:


    "O MPLS (Multiprotocol Label Switching) é um protocolo de roteamento baseado em pacotes rotulados, onde cada rótulo representa um índice na tabela de roteamento do próximo roteador. Pacotes com o mesmo rótulo e mesma classe de serviço são indistingüiveis entre si e por isso recebem o mesmo tipo de tratamento.

    O objetivo de uma rede MPLS não é o de se conectar diretamente a sistemas finais. Ao invés disto ela é uma rede de trânsito, transportando pacotes entre pontos de entrada e saída.

    Ele é chamado de multiprotocolo pois pode ser usado com qualquer protocolo da camada 3, apesar de quase todo o foco estar voltado no uso do MPLS com o IP.

    Este protocolo é na verdade um padrão que foi feito com base em diversas tecnologias similares desenvolvidas por diferentes fabricantes. Ele é referido por documentos do IETF como sendo uma camada intermediária entre as camadas 2 e 3, fazendo com que estas se “encaixem” melhor."


    http://www.gta.ufrj.br/grad/01_2/mpls/mpls.htm



  • Alternativa errada. MPLS atua entre as camas 2 e 3, sendo considerado de camada 2,5.

  • Camada 2,5

  • Eu consultei diversos autores e não vi uma razão pro termo multiprotocolo. Mas achei este q diz o seguinte[1]:

    Durante a década de 1980, diversos fabricantes criaram roteadores que implementavam a tecno- logia de comutação. Mais tarde, a IETF aprovou um padrão denominado Comutação de Rótulos Multiprotocolo (MPLS — Multi-Protocol Label Switching). De acordo com ele, alguns roteadores convencionais da Internet podem ser substituídos por roteadores MPLS, os quais podem se comportar como um roteador e como um switch. Quando eles se comportam como roteadores, o MPLS pode encaminhar o pacote com base no endereço de destino; quando se comportam como switches, o protocolo pode encaminhar pacotes com base em seu rótulo.

    Então, seria pelo fato de ele trabalhar tanto com protocolos da camada 3 quanto da camada 2 - mas nunca da camada 4, sendo este o erro da questão.

    Minha conclusão!!!

    Fonte:

    [1] Forouzan, RCUATD