Pessoal cuidado com informações erradas. As vezes as pessoas comentam sem ter embasamento teórico, vejam:
"O MPLS (Multiprotocol Label Switching) é um protocolo de roteamento baseado em pacotes rotulados, onde cada rótulo representa um índice na tabela de roteamento do próximo roteador. Pacotes com o mesmo rótulo e mesma classe de serviço são indistingüiveis entre si e por isso recebem o mesmo tipo de tratamento.
O objetivo de uma rede MPLS não é o de se conectar diretamente a sistemas finais. Ao invés disto ela é uma rede de trânsito, transportando pacotes entre pontos de entrada e saída.
Ele é chamado de multiprotocolo pois pode ser usado com qualquer protocolo da camada 3, apesar de quase todo o foco estar voltado no uso do MPLS com o IP.
Este protocolo é na verdade um padrão que foi feito com base em diversas tecnologias similares desenvolvidas por diferentes fabricantes. Ele é referido por documentos do IETF como sendo uma camada intermediária entre as camadas 2 e 3, fazendo com que estas se “encaixem” melhor."
http://www.gta.ufrj.br/grad/01_2/mpls/mpls.htm
Eu consultei diversos autores e não vi uma razão pro termo multiprotocolo. Mas achei este q diz o seguinte[1]:
Durante a década de 1980, diversos fabricantes criaram roteadores que implementavam a tecno- logia de comutação. Mais tarde, a IETF aprovou um padrão denominado Comutação de Rótulos Multiprotocolo (MPLS — Multi-Protocol Label Switching). De acordo com ele, alguns roteadores convencionais da Internet podem ser substituídos por roteadores MPLS, os quais podem se comportar como um roteador e como um switch. Quando eles se comportam como roteadores, o MPLS pode encaminhar o pacote com base no endereço de destino; quando se comportam como switches, o protocolo pode encaminhar pacotes com base em seu rótulo.
Então, seria pelo fato de ele trabalhar tanto com protocolos da camada 3 quanto da camada 2 - mas nunca da camada 4, sendo este o erro da questão.
Minha conclusão!!!
Fonte:
[1] Forouzan, RCUATD