-
questao altamente inteligente da cespe,o objetivo era confundir,mas tudo que for planejado estrategicamente possui uma grande chance de assertividade.
-
Achei que a questão é confusa - tanto quanto o comentário do colega acima-. Sinceramente, sempre concebi (eu e o resto da literatura):
Atitude estratégica estabelecerá as ações que serão implementadas ao longo de um bom espaço de tempo para executar e pragmatizar o necessário para concretizar os objetivos e cenários estratégicos.
Ora, PLANO é a formalização explícita do PLANEJAMENTO como então o aquele vem antes deste. Mais uma vez a banca CESPE quer selecionar adivinhadores e não estudiosos da literatura.
Questiono o gabarito (para aqueles que consultam estã como certo).
-
ATITUDES ESTRATÉGICAS
O Planejamento Estratégico, baseado numa rigorosa avaliação do objetivo visado, do valor do inimigo e da nossa capacidade e disponibilidade de poder, quase sempre indica a Atitude Estratégica a ser tomada. Distinguem-se duas Atitudes Estratégicas:
-Ofensiva;
-Defensiva.
Qualquer Atitude deve visar, essencialmente, a preservação da Iniciativa Estratégica.
-
Es[...] As estratégias implementadas são aquelas decorrentes do encontro das estratégias formuladas com as que emergem no decorrer do processo de implementação. A atitude estratégica é o compromisso que assegura a utilização da melhor maneira possível dos dois resultados anteriores do processo de planejamento estratégico: o raciocínio lógico e o plano estratégico. O plano, por si, nada faz. Ele é o elemento normativo e aglutinador que resulta da primeira fase do processo. É a combinação do plano com o raciocínio que resulta na atitude estratégica: um padrão que assegura a disposição da organização de se sair bem-sucedida nessa empreitada (CHIAVENATO; SAPIRO, 2003, p. 44).
Questão Certa: Copia livro Chiavenato.
[...] As estratégias implementadas são aquelas decorrentes do encontro das estratégias formuladas com as que emergem no decorrer do processo de implementação. A atitude estratégica é o compromisso que assegura a utilização da melhor maneira possível dos dois resultados anteriores do processo de planejamento estratégico: o raciocínio lógico e o plano estratégico. O plano, por si, nada faz. Ele é o elemento normativo e aglutinador que resulta da primeira fase do processo. É a combinação do plano com o raciocínio que resulta na atitude estratégica: um padrão que assegura a disposição da organização de se sair bem-sucedida nessa empreitada (CHIAVENATO; SAPIRO, 2003, p. 44).
-
O conteudo da questão não é tão dificil, o problema esta no portugues
estruturando melhor a frase fica facil de entender a dinamica da afirmação! ( o fragmento do livro dispensa maiores comentarios)
atitude estratégica é o compromisso que assegura a utilização da melhor maneira possível dos dois resultados anteriores do processo de planejamento estratégico: o raciocínio lógico e o plano estratégico
Assim a o questionamento do inicial do amigo( e correto) fica explicado!
mas sem duvida foi uma questão muito mal elaborada, e diante de um universo de 100 questões fica facil escorregar! concordo q no "VALENDO" fica dificil acerta-la...
-
Atitude estratégica é a combinação do plano estratégico e o raciocínio estratégico. É o compromisso que assegura a utilização, da melhor maneira, dos dois resultados. O plano estratégico é uma norma oriunda do raciocínio estratégico. Ela pode ser observada na implementação das estratégias, mas não há garantia de sua total realização. Estratégia deliberada é a parte da atitude realizada e estratégia emergente é aquela que surge a partir de eventos não planejados inicialmente. Estratégia realizada é uma combinação variável das estratégias deliberadas e emergentes.
https://pedagogiainstitucionalemconcursos.wordpress.com/2014/01/27/72/
-
discordo, ter uma atitude estratégica não "assegura" como diz a questão a melhor forma de raciocínio ou plano. Eu posso ter uma atitude estratégica totalmente errada.
-
As estratégias implementadas são aquelas decorrentes do encontro das estratégias formuladas com as que emergem no decorrer do processo de implementação.
Segundo os autores Chiavenato e Sapiro, a atitude estratégica é o compromisso que assegura a utilização da melhor maneira possível dos dois resultados anteriores do processo de planejamento estratégico: raciocínio estratégico e plano estratégico. Logo, correto o item.
Ainda, segundo os autores, o plano por si, nada faz. Ele é o elemento normativo e aglutinador que resulta da primeira fase do processo. É a combinação do plano com o raciocínio que resulta na atitude estratégica: um padrão que assegura a disposição da organização de se sair bem-sucedida nessa empreitada.
Comentário Professor Adriel Sá.