SóProvas


ID
2710543
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os profissionais de saúde (PS) e os estudantes da área de saúde estão sujeitos a maior risco de infecção e adoecimento por tuberculose (TB). Dentre os profissionais de saúde, mais vulneráveis ao risco de infecção tuberculosa destacam-se os enfermeiros, que apresentam de três a 20 vezes mais chances de contaminação quando comparados à população geral (BRASIL, 2011). Sobre a Prevenção da tuberculose em profissionais de saúde, considere as afirmativas abaixo.


I A prevenção primária consiste na adesão aos procedimentos de controle de infecção em unidades de saúde, como por exemplo o uso de máscara N95 durante o contato com portadores de TB.

II A prevenção secundária ou o tratamento da infeção latente está indicada para PS com suspeita de TB, mas que ainda aguardam diagnóstico comprobatório.

III O PS com sinais ou sintomas compatíveis com TB deve procurar auxílio médico e ser submetido aos exames laboratoriais e à radiografia de tórax.

IV No caso de suspeita de TB miliar, o profissional de saúde deve permanecer afastado de suas atividades até que o diagnóstico de TB seja excluído ou até que seja considerado não infectante.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Medidas individuais:

     

    É altamente recomendado o uso de máscara tipo PFF2/ N95 para profissionais de saúde ou visitantes (acompanhantes) ao entrarem em áreas de alto risco de transmissão:

     

    Quartos de isolamento respiratório;

     

    Ambulatórios para atendimento referenciado de sintomático respiratório, de pacientes bacilíferos e de portadores de tuberculose com suspeita de resistência ou com resistência comprovada a fármacos tuberculostáticos;

     

    Ambulatórios com pouca renovação de ar, para profissionais que estejam atendam pacientes referenciados como bacilíferos ou como potencialmente bacilíferos;

     

    Profissionais de laboratório ou profissionais que realizem procedimentos, ou que manipulem materiais que promovam formação de partículas infectantes (por exemplo, escarro induzido, broncoscopias, nebulizações);

     

    Profissionais que realizem transporte de pacientes bacilíferos ou de pacientes suspeitos de tuberculose pulmonar em ambulâncias ou em veículos de escolta. Os pacientes devem utilizar máscaras cirúrgicas comuns.

     

     

     

    http://www.cevs.rs.gov.br/medidas-de-prevencao-e-controle-5880b7ef43857

     

     

    "Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum" – Jim Rohn, empreendedor

  • Itens I e III corretos.

  • Prevenção primária consiste na adesão aos procedimentos de controle de infecção em unidades de saúde (ver Recomendações do PNCT, 2010).

    A prevenção secundária (tratamento da ILTB) está indicada em PS recém-infectados diagnosticados por meio da viragem tuberculínica (ver Recomendações do PNCT, 2010).

    O PS com sinais ou sintomas compatíveis com TB deve procurar auxílio médico e ser submetido aos exames laboratoriais e RX de tórax.

    Em caso de suspeita de TB pulmonar, até que o diagnóstico seja excluído ou considerado não infectante, o profissional deve permanecer afastado das suas atividades.

    http://portal.saude.pe.gov.br/sites/portal.saude.pe.gov.br/files/tdo_da_tuberculose_na_atencao_primaria.pdf