SóProvas


ID
2710546
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Idoso de 77 anos de idade, com histórico clínico de diabetes mellitus, em uso de insulina regular, comparece a UBS para acompanhamento no programa HIPERDIA. Durante a consulta de enfermagem, informa que usualmente tem sentido tontura, fraqueza, dor de cabeça, sudorese, taquicardia e tremor. Na ocasião, o enfermeiro orienta sobre os cuidados com a hipoglicemia e realiza o teste de sensibilidade tátil nos pés do usuário (com monofilamento de 10 gramas de Semmes-Weinstem), identificando que a percepção da sensibilidade protetora está ausente.

Diante desse quadro clínico e na ocorrência de hipoglicemia, recomenda-se

Alternativas
Comentários
  • Quadro 11 – Instruções para o manejo da hipoglicemia pelo paciente, família e serviço de Saúde

    Paciente: Ingerir 10 g a 20 g de carboidrato de absorção rápida; repetir em 10 a 15 minutos, se necessário.

    Amigo ou Familiar: Se a pessoa não conseguir engolir, não forçar. Pode-se colocar açúcar ou mel embaixo da língua ou entre a gengiva e a bochecha e levá-lo imediatamente a um serviço de Saúde.

    Serviço de Saúde: Se existirem sinais de hipoglicemia grave, administrar 25 mL de glicose a 50% via endovenosa em acesso de grande calibre, com velocidade de 3 ml/min e manter veia com glicose a 10% até recuperar plenamente a consciência ou glicemia maior de 60 mg/dL; manter então esquema oral, observando o paciente enquanto perdurar o pico da insulina; pacientes que recebem sulfonilureias devem ser observados por 48h a 72h para detectar possível recorrência.

    FONTE: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica : diabetes mellitus / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013. 160 p. : il. (Cadernos de Atenção Básica, n. 36)

  • caso o paciente não consiga engolir, o familiar não deve forçar. Pode-se colocar açúcar ou mel embaixo da língua ou entre a gengiva e a bochecha e levá-lo imediatamente a um serviço de saúde.

  • Paciente CONSCIENTE: o paciente deve ingerir 10 g a 20 g de carboidrato de absorção RÁPIDA e repetir em 15 a 20 minutos, se necessário. SOMENTE inconsciente que é EV. PORTANTO, A E B SÃO INCORRETAS.

    No caso a letra D é sem sentindo manter uma glicemia abaixo de 40mg/dL. SOBRANDO A LETRA C COMO CORRETA