SóProvas


ID
2710585
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A escolha do método anticoncepcional durante o aleitamento materno deve ser sempre personalizada. Para orientar o uso de métodos anticoncepcionais no pós -parto, deve-se considerar o tempo pós-parto, o padrão da amamentação, o retorno ou não da menstruação e os possíveis efeitos dos anticoncepcionais hormonais sobre a lactação e o lactente (BRASIL, 2013). Em relação a anticoncepção durante o aleitamento materno, analise as afirmativas abaixo.


I O efeito anticoncepcional da amamentação exclusiva, à livre demanda durante os primeiros seis meses pós-parto deixa de ser eficiente quando ocorre o retorno das menstruações e/ou quando o leite materno deixa de ser o único alimento recebido pelo bebê.

II O efeito inibidor da fertilidade, que o aleitamento exclusivo com amenorreia tem, pode ser utilizado como método comportamental de anticoncepção, chamado de método da amenorreia da lactação.

III Quando a mulher deseja utilizar um outro método associado ao método da amenorreia da lactação, deve-se primeiro considerar os métodos anticoncepcionais hormonais.

IV O anticoncepcional hormonal oral só de estrogênio (minipílula) pode ser utilizado pela mulher que está amamentando, e seu uso deve ser iniciado duas semanas após o parto.


Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • GAB: Letra  B

    Durante os primeiros seis meses pós-parto, a amamentação exclusiva, à livre demanda, com amenorréia, está associada a taxa baixíssima de gravidez (0,5 a 2%), porém este efeito anticoncepcional deixa de ser eficiente quando ocorre o retorno das menstruações e também quando o leite materno deixa de ser o único alimento recebido pelo bebê. Este efeito inibidor da fertilidade, que tem o aleitamento exclusivo com amenorréia, pode ser utilizado como método comportamental de anticoncepção.

    III -Os serviços de saúde devem encorajar a amamentação exclusiva nos primeiros 6 meses. Outras alternativas anticoncepcionais devem ser oferecidas às mulheres que não amamentam de forma exclusiva, ou não confiam apenas no método da amenorréia da lactação (LAM) como método anticoncepcional. Para orientar o uso de métodos anticoncepcionais no pós parto, deve-se considerar: O tempo pós-parto. O padrão de amamentação. O retorno ou não da menstruação.  Os possíveis efeitos dos anticoncepcionais hormonais sobre a lactação e o lactante.  O oferecimento do preservativo masculino ou feminino com vista a prevenção do HIV e outras DST.IV -

    IV- Não-lactantes: A minipílula pode ser iniciada imediatamente após o parto.  Lactantes: 6 semanas até 6 meses ou mais pós-parto. 

  • a minipilula não contém estrogenio, apenas o progestógeno .

  • Não se pode fazer uso de estrogênio durante a amamentação.

  • A mini pílula é feita de progesterona e deve ser iniciada nas mães que amamentam com leite materno de forma exclusiva a partir da 6ª semana pois, parto. Para as mães que amamentam e e complementam com outro tipo de leite deve iniciar o uso da mini pílula a partir da 3ª semana. Pós aborto deve-se iniciar o uso no dia seguinte ao aborto.