- ID
- 2710774
- Banca
- COMPERVE
- Órgão
- Prefeitura de Natal - RN
- Ano
- 2018
- Provas
- Disciplina
- Enfermagem
- Assuntos
Uma mãe procurou a Unidade Básica de Saúde com o filho de 18 meses, o qual apresentava hiperemia conjuntival no olho direito. Após a consulta médica, a mãe procurou a sala de procedimentos da unidade com um colírio e uma pomada oftálmica a serem administrados no filho. Considerando esse caso, leia os procedimentos abaixo.
I Para administrar a medicação oftálmica, a criança deverá ser colocada na posição de decúbito ventral com a cabeça estendida e deve olhar para baixo.
II Se a pomada oftálmica e o colírio forem prescritos para o mesmo horário, deve -se aplicar primeiro o colírio, esperar 3 minutos e, em seguida, a pomada, para permitir que ambos façam efeito.
III Se for administrar colírios, a recomendação é colocar as gotas no canto externo do olho, caso em que o medicamento se acumulará nessa área e fluirá para o ponto lacrimal.
IV Para reduzir as sensações desagradáveis ao administrar medicamento no olho, deve - se aplicar pressão com o dedo no ponto lacrimal, na face interna da pálpebra, por 1 minuto, a fim de impedir a drenagem do medicamento para a nasofaringe.
Sobre os cuidados que o técnico de enfermagem deverá ter na aplicação de colírios e de pomadas oftálmicas, estão corretos os procedimentos