SóProvas


ID
2710777
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A diarreia aguda, uma das principais causas de doenças em crianças com idade inferior a 5 anos, é definida como aumento súbito na frequência de evacuações e alteração na consistência das fezes frequentemente causados por um agente infeccioso no trato gastrointestinal. Em relação a essa doença, analise as afirmativas abaixo.


I Um dos sinais utilizados para avaliar o estado de hidratação da criança com diarreia é a prega cutânea. A criança estará hidratada quando a pele volta ao estado anterior entre 2 a 3 segundos, ou seja, rapidamente.

II A criança, no plano A, deverá ser tratada em casa, uma vez que não apresenta sinais de desidratação. Se a criança se alimenta exclusivamente de leite materno, pode-se dar soro, além do leite materno, para prevenir a desidratação.

III No plano B, é usado soro de reidratação oral para tratar crianças desidratadas. Em um período de 4 horas, deve-se administrar, no serviço de saúde, a quantidade recomendada de soro e, após esse período, reavaliar a criança e classificá-la quanto à desidratação.

IV Uma criança com desidratação grave tem como primeira indicação a terapia de reidratação oral por sonda nasogástrica. No caso de uso da sonda, se a criança apresentar vômitos repetidos ou distensão abdominal, a terapia deverá ser suspensa por 30 minutos.


Em relação ao exposto, estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • II A criança, no plano A, deverá ser tratada em casa, uma vez que não apresenta sinais de desidratação. Se a criança se alimenta exclusivamente de leite materno, pode-se dar soro, além do leite materno, para prevenir a desidratação.

    III No plano B, é usado soro de reidratação oral para tratar crianças desidratadas. Em um período de 4 horas, deve-se administrar, no serviço de saúde, a quantidade recomendada de soro e, após esse período, reavaliar a criança e classificá-la quanto à desidratação.


  • PLANO A PARA PREVENIR A DESIDRATAÇÃO NO DOMICÍLIO

    PLANO B PARA TRATAR A DESIDRATAÇÃO POR VIA ORAL NA UNIDADE DE SAÚDE O PLANO B DEVE SER REALIZADO NA UNIDADE DE SAÚDE. EM UM PERÍODO DE 4 HORAS, OS PACIENTES DEVERÃO PERMANECER NA UNIDADE DE SAÚDE PARA REAVALIAR E ATÉ A REIDRATAÇÃO COMPLETA

    PLANO C PARA TRATAR A DESIDRATAÇÃO GRAVE NA UNIDADE HOSPITALAR OS PACIENTES QUE ESTIVEREM SENDO REIDRATADOS POR VIA ENDOVENOSA DEVEM PERMANECER NA UNIDADE DE SAÚDE ATÉ QUE ESTEJAM HIDRATADOS E CONSEGUINDO MANTER A HIDRATAÇÃO POR VIA ORAL

  • plano A, deverá ser tratada em casa, uma vez que não apresenta sinais de desidratação. Se a criança se alimenta exclusivamente de leite materno, pode-se dar soro, além do leite materno, para prevenir a desidratação.

    Eu ñ concordo, pois o leite materno e completo e ñ precisa de complementos/agua para suprir a necessidade da criança até o 6º mês de vida, período que ñ e especificado no enunciado.

  • Número I encontra-se errada pois sinal da prega acima de 2 segundos significa desidratação grave, o normal é até 2 segundos.