SóProvas


ID
2710987
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“O filme japonês “O corvo amarelo” (1957), dirigido por Kiiroi Karasu, conta a história de um menino, filho único, que viveu com a mãe num ambiente cheio de afeição, o pai se ausentara por um período relativamente longo. Quando voltou, a criança demonstrou-lhe abertamente uma hostilidade, não aceitando sua amizade e tentando impedir sua aproximação da mulher. Os conflitos transpareceram em seu comportamento no jardim da infância, a ponto de chamar a atenção da professora que, então, discutiu o assunto com os pais. Felizmente, estes eram compreensivos e, com carinho e paciência, ajudaram o filho a resolver seu problema emocional.” (D’ANDREA, Flavio Fortes - Desenvolvimento da personalidade. São Paulo, Difel, 1982, p. 62-63).


O texto retrata uma situação característica do:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B

    • Complexo de Édipo criado por Freud e inspirado na tragédia grega Édipo Rei, designa o conjunto de desejos amorosos e hostis que o menino enquanto ainda criança experimenta com relação a sua mãe.


  • A criança apresenta desejos e pensamentos amoroso com relação a mãe, e hostis ao pai.

    No menino - complexo de édipo > complexo da castração

    O desejo incestuoso do menino pela mãe e seu crescente ressentimento em relação ao pai fazem-no entrar em conflito com os pais, especialmente com o pai.

    Ele ver o pai como rancoroso e punitivo, e teme que seja machucado por ele.

    Ele tem medo que o pai remova/ castre os órgãos ofensores, iniciando o Complexo de Castração. Freud afirma que a ansiedade da castração reprime os desejos incestuosos pela mãe, reprimindo-o.

    A repressão também promove uma identificação do menino com o pai. Ao mesmo tempo, seus desejos incestuosos pela mãe são transformados em afeição e carinho.

    Nas palavras de Freud, o superego é o herdeiro do complexo de Édipo masculino. Ele é a proteção contra o incesto e a agressão.

    Na menina, o Complexo de Castração ocorre primeiro, pois ela acredita que já foi castrada, sente-se como se o falo já não existisse mais.

    Fonte: Teorias da Personalidade (Hall, Lindzey e Campbell; 2007)