SóProvas


ID
2711086
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O acompanhamento do desenvolvimento da criança na atenção básica objetiva sua promoção e proteção e a detecção precoce de alterações passíveis de modificação que possam repercutir em sua vida futura. Dentro do cuidado ao recém-nascido, têm-se o acompanhamento do desenvolvimento e a avaliação dos reflexos primitivos. Fisiologicamente, qual dos reflexos abaixo ainda estará presente em uma criança de 11 meses?

Alternativas
Comentários
  • REFLEXO DE BABINSKI

    Na medicina (neurologia), o reflexo plantar, reflexo de Babinski é um reflexo descoberto por Joseph Babinski.

    A presença do reflexo (extensão do hálux) é uma reação normal em crianças até 2 anos de idade. Em adultos indica lesão neurológica.

    Caracteriza-se por uma extensão do hálux (dedão do pé), quando um firme estímulo tátil (que não deve ser chegar a ser doloroso, nem causar desconforto ou lesão na pele) é aplicado à sola lateral do pé. Junto com a extensão do hálux, os outros dedos do pé afastam-se entre si.

    Existem três respostas possíveis:

    • Flexão: os dedos do pé curvam-se para baixo. Esta é a resposta normal observada em adultos sãos.

    • Indiferente: Não há resposta ou difícil de classificar.

    • Extensão: o hálux realiza uma extensão para cima. A esta resposta, atribui-se o nome de sinal de Babinski.

    Os bebês também mostram uma resposta extensora, que neste caso é normal. Isso ocorre porque o trato corticoespinhal que corre do cérebro para a medula espinhal ainda não está completamente mielinizado nesta idade, então o reflexo não é inibido pelo córtex cerebral. A resposta extensora desaparece e dá lugar à resposta flexora por volta dos 12-18 meses de vida.

     

    https://aenfermagem.com.br/materia/reflexos-primitivos/

  • Reflexo cutâneo plantar (Reflexo de Babinski): obtido pelo estímulo da porção lateral do pé.

    No RN, desencadeia extensão do hálux.

    A partir do 13º mês, ocorre flexão do hálux. A partir desta idade, a extensão é patológica.

     

    Letra C

    Cadeno de atenção Básica nº 33 - Saúde da Criança- Crescimento e Desenvolvimento

  • 1 - Galant - O reflexo de Galant, também conhecido como reflexo de encurvamento do tronco, é um desses reflexos, e costuma desaparecer por volta do primeiro ano de vida do bebê. Esse reflexo é uma reação muscular e ocorre automaticamente como resposta a um estímulo.


    2 - Babinski - OU REFLEXO CUTÂNEO-PLANTAR EM EXTENSÃO É OBTIDO FAZENDO-SE ESTÍMULO CONTÍNUO DA PLANTA DO PÉ E PARTIR DO CALCÂNEO NO SENTIDO DOS ARTELHOS. OS DEDOS ADQUIREM POSTURA EM EXTENSÃO. A PRESENÇA DO REFLEXO (EXTENSÃO DO HÁLUX) É UMA REAÇÃO NORMAL EM CRIANÇAS ATÉ 2 ANOS.


    3 - MARCHA - MARCHA REFLEXA E APOIO PLANTAR PODEM SER PESQUISADOS SEGURANDO-SE A CRIANÇA PELAS AXILAS EM POSIÇÃO ORTOSTÁTICA. AO CONTATO DAS PLANTAS DO PÉ COM A SUPERFÍCIE, A CRIANÇA ESTENDE A PERNA ATÉ ENTÃO FLETIDAS. SE A CRIANÇA FOR INCLINADA PARA FRENTE, INICIA A MARCHA REFLEXA. É VISÍVEL A PARTIR DA 2º SEMANA DE VIDA E NORMALMENTE DESAPARECE AO 2º MÊS.