- 
                                CF88, Art. 14. 
 § 1º - O alistamento eleitoral e o voto são:
 I - obrigatórios para os maiores de dezoito anos;
 II - facultativos para:
 a) os analfabetos;
 b) os maiores de setenta anos;
 c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos.
 
 
 Como o estrangeiro é naturalizado, ele é brasileiro, logo o voto é obrigatório.
- 
                                O brasileiro nato que não se alistar até os 19 anos ou o NATURALIZADO que não se alistar até um ano depois de adquirida a nacionalidade brasileira incorrerá em multa imposta pelo juiz eleitoral e cobrada no ato da inscrição.
                            
- 
                                Alistamento Facultativo: InFoMA "Velho InFoMA o invalido que o seu alistamento é facultativo")
 In-invalidos (CE)
 Fo- Fora do pais (CE)
 M- maiores de 70 (CE,CF) anos,maiores de 16 e - de 18 (CF)
 A- Analfabetos(CF)
 
 OS INALISTÁVEIS: 1- Conscrito, 2- Não saibam falar na limgua nacional, 3- Os que tiverem privados de seus direitos politicos.
- 
                                O alistamento e o voto são OBRIGATÓRIOS para os portadores de deficiência (Res.-TSE nº 21.920/2004), entretanto, as pessoas portadoras de deficiência, as quais torne impossível ou demasiadamente oneroso o cumprimento das obrigações eleitorais não ficarão sujeitas à sanção.
 Os eleitores que se encontram nessa situação, inclusive por meio de representante ou familiar, deverão procurar o cartório eleitoral no qual está cadastrado, munido de documentos pessoais e laudo médico que comprove a deficiência, a fim de requerer ao juiz eleitoral certidão de quitação com as obrigações eleitorais.
- 
                                É obrigatório - o alistamento- para os brasileiros, INDEPENDENTE de ser NATO ou NATURALIZADO. Permanece a regra do artigo 8º do CODIGO ELEITORAL, segundo a qual o NATURALIZADO brasileiro deverá se alistar UM ANO após a aquisição de nacionalidade. 
- 
                                kkkkkkkk depois dessa questão, tomei uma lição.. vai responder com pressa, vi a alternativa a
 
 a) obrigatório para os estrangeiros (li só até aqui e pulei)
 
 fui lendo e vendo o erro das outras só pelo inicio...
 
 
 até me ferrar e tbm só de inicio lê a alternativa e.. e por ser a sobra e pelo menos a mais coerente apenas pelo: "facultativo para os analfabetos"
 
 TOMA, BEM FEITO! rs
 
- 
                                Odeio pergunta mal feita e com má intenção. O examinador tenta confundir e fala bobagem. Não existe estrangeiro naturalizado brasileiro. Ou ele é brasileiro ou é estrangeiro.
                            
- 
                                Estrangeiro naturalizado = Brasileiro = Voto obrigatório. 
 
 Não caio mais nessa pegadinha.
 
- 
                                Só um detalhe: a partir do momento que a pessoa se naturalizou não é estrangeira mais.  
- 
                                Gabarito: a) obrigatório para os estrangeiros naturalizados brasileiros e 
facultativo para os analfabetos e para os maiores de 70 anos. Questão maliciosa, e eu aqui pensando: "quando o examinador fez essa questão, RIU tanto, mas tanto... que considerou como eliminatória... derrubou muitos candidatos". Incluindo EU aqui ohh... kkkkk
 
 
- 
                                É só lembrar que se o brasileiro naturalizado não se alistar eleitor até 1 ano, a contar da naturalização, receberá MULTA.  
- 
                                A partir do momento que o estrangeiro se naturaliza, ele se torna brasileiro natualizado, tornando-se, assim, obrigatório seu voto.  Por isso a assertiva A é a correta.  
- 
                                SE O CONTEÚDO É RELATIVAMENTE FÁCIL (O BEABA QUE TODO MUNDO SABE) , CERTAMENTE A BANCA IRÁ DIFICULTAR NA PERGUNTA OU COLOCARÁ UMA PEGADINHA ! ISSO É FATO ! ENTÃO ,NUNCA SUBESTIME A QUESTÃO USE SEUS 3 MINUTOS ! ERRAR A QUESTÃO POR NÃO SABER O CONTEÚDO , OK ! AGORA, ERRAR A QUESTÃO POR FALTA DE ATENÇÃO É JOGAR TODO TEMPO GASTO ESTUDADO DAQUELE ASSUNTO NO LIXO !   ESTUDAR ATÉ A APROVAÇÃO NO ESTÁGIO PROBATÓRIO !!! 
- 
                                MIYASATO disse tudo, pura realidade! 
- 
                                Achei a questão mal elaborada por conta do termo: "estrangeiro naturalizado brasileiro", o qual não existe, conforme explicado por outros colegas. Além disso, relacionar a obrigatoriedade do voto com ser brasileiro naturalizado não é 100%, pois depende da IDADE. Podemos ter um brasileiro naturalizado aos 5 anos de idade, e não necessariamente ele terá o alistamento obrigatório. O alistamento obrigatório é para os maiores de 18 anos (brasileiros natos ou naturalizados). Nesse tipo de questão não adianta discutir, adianta marcar a resposta menos errada. A última confusão que alguém poderia fazer seria ficar em dúvida entre a letra A e D. Eu eliminei a D por pensar que o alistamento facultativo é para: analfabetos, maiores de 70 anos, e maiores de 16 anos e menores de 18 anos.  
- 
                                Gabarito: A  Questão boa para pegar os apressadinhos! 
- 
                                Galera, sou novo nessa!! mas onde esta o erro ? 
- 
                                Até acertei essa questão, mas ôôô questão BISONHA!