SóProvas


ID
2711326
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Julgue o item seguinte a respeito dos direitos e das garantias individuais na Constituição Federal de 1988 (CF).

Os direitos fundamentais de terceira geração guardam relação com os chamados direitos difusos, de que são exemplo um meio ambiente saudável e a paz.

Alternativas
Comentários
  • Certo. 
    a) Direitos de primeira geração (liberdades públicas/ Liberté)
    Esse direito decorre de um pensamento liberal a qual busca o indivíduo que o Estado se abstenha face à individualidade que necessita o homem. Este é considerado o direito mais ''egoísta'', pois busca o titular da não-intromissão do Estado em sua vida particular. Refere-se às liberdades do indivíduo, precisamente aos direitos civis e políticos.

    b) Direitos de segunda geração (direitos sociais, econômicos e culturais/égalité)
    Diferente do direito da 1ª dimensão, aqui busca o indivíduo o papel prestacional do Estado, a atuação positiva ou direito de fazer.A espinha dorsal desta dimensão é a igualdade. Requer o indivíduo que o Estado forneça prestações positivas para que se atinja a igualdade e reduza os problemas sociais. A segunda dimensão propõe-se um Estado social que vise a proteger os idosos, mulheres, crianças, trabalhadores... Todos estes desigualados frente as mudanças do ''mundo moderno'' que atingiu diretamente a vida desses.

    c) Direitos de terceira geração (fraternidade/solidariedade/fraternité)
    Corresponde esta dimensão à ideia de direitos fraternos e solidários. Apesar de se assemelhar, no aspecto protetivo, aos direitos sociais, este busca a boa relação entre os povos, um mundo mais justo e equilibrado, com status de dimensão universal, visando alcançar todo e qualquer indivíduo.A terceira dimensão vem após a Segunda Guerra Mundial, quando se é criada a ONU (1945) e o plano internacional dos direitos humanos. Temos como exemplo o art. 225 da Constituição Federal de 1988, em referência ao Meio Ambiente.

  • GAB. CERTO

    1ª GERAÇÃO = direitos civis e políticos - LIBERDADE 

       - direitos individuais

       - caráter negativo do estado (um NÃO fazer estatal)

    2ª GERAÇÃO = direitos sociais, econômicos e culturais - IGUALDADE

      -  caráter positivo do estado (um FAZER estatal)

      -  Ex: educação, saúde, lazer

    3ª GERAÇÃO = direitos difusos (meio ambiente, paz etc) - FRATERNIDADE

     

    Meu resumo!

  • É salutar lembrar que Paulo Bonavides, entende que a paz é direito de 5 geração.

  • Mais a "paz" ñ é direito de 5º geração ?

  • No meu resumo do LFG está como direito de 5 geração!!! Salvo engano aula do Marcelo Novelino.

  • Cada banquinha de m......

  • Os direitos de terceira geração consagram os princípios da solidariedade e da fraternidade. São exemplos de direitos  fundamentais de terceira dimensão, que assistem a todo o gênero humano, o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, à defesa do consumidor, à paz, à autodeterminação dos povos, ao patrimônio comum da humanidade, ao progresso e desenvolvimento, entre outros.

     

    Fonte: DIREITO CONSTITUCIONAL DESCOMPLICADO - VICENTE PAULO E MARCEL ALEXANDRINO

  • Tudo porém muito teórico, e não é ideal que seja assim.   "Direito à Paz" é surreal num momento em que somos assaltados e baleados rotineiramente nas grandes cidades brasileiras.

  • Os direitos fundamentais são tradicionalmente classificados em gerações (ou dimensões), levando-se em conta o momento de seu surgimento e reconhecimento pelos ordenamentos cosntitucionais.

    Os direitos de primeira geração compreendem as liberdades negativas clássicas, que realçam o princípio da liberdade. São os direitos civis e políticos.

    Os direitos de segunda geração identificam-se com as liberdades positivas, reais ou concretas, e acentuam o pricípio da igualdade entre os homens (igualdade material). São os direitos econômicos, sociais e culturais.

    Os direitos de terceira geração consagram os princípios da solidariedde e da fraternidade. São atribuídos gerericamente a todas as formações sociais, protegendo interesses de titularidade coletiva ou difusa. São exemplos o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, à defesa do consumidor, à paz, à autodeterminação dos povos, ao patrimônio comum da humanidade, ao progresso e desenvolvimentos, entre outros

  • 1 ª Dimensão direitos civis e políticos

    2 ª Dimensão direitos sociais, econômicos e culturais

    3 ª Dimensão direitos de solidariedade ou de fraternidade

    4 ª Dimensão direito à democracia, à informação e ao pluralismo(atenção aq galera) Bobbio e Paulo Bonavides

    5 ª Dimensão direito à ident idade individual, ao pat rimônio genérico e à proteção contra o abuso das técnicas de clonagem e à paz

    6 ª Dimensão direito á água potavél(ONU)

  • NÃO é pacífico que paz é direito de 3ª geração. Questão cabulosa!!!

  • CERTO 

     

         GERAÇÕES OU DIMENSÕES DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS :           

     

     

    1 - DIR. DE LIBERDADE - STATUS NEGATIVO - ex : dir. civis, políticos.

     

    2 - DIR. DE IGUALDADE - STATUS POSITIVO - ex : dir. sociais, econômicos, culturais

     

    3 - DIR. DE FRATERNIDADE - CARÁTER COLETIVO ex : Dir. meio ambiente saudavel, progresso da humanidade...

     

    4 - DIR. DE GLOBALIZAÇÃO : rompem as fronteiras do Estados. ex: dir. genético, espacial

     

    5 - DIREITO À PAZ. ( se este em alguma questão vir em dir. de 3 geração, não se estranhe muito :  muitos doutrinadores ainda têm essa concepção.  "Bonavides classifica, atualmente, o direito à paz como da 5.ª dimensão"

     

  • 1 ª Dimensão direitos civis e políticos


    2 ª Dimensão direitos sociais, econômicos e culturais


    3 ª Dimensão direitos de solidariedade ou de fraternidade


    4 ª Dimensão direito à democracia, à informação e ao pluralismo(atenção aq galera) Bobbio e Paulo Bonavides


    5 ª Dimensão direito à ident idade individual, ao pat rimônio genérico e à proteção contra o abuso das técnicas de clonagem e à paz

    6 ª Dimensão direito á água potável (ONU)

    7º Dimensão direito à felicidade

    8º Dimensão Direito à riqueza                                                                

    9º Dimensão Direito à passar no concurso top da magistratura ou mp

    10º Dimensão direito à ser rico

    11º Direito à inventar gerações de direito igual os malucos doutrinadores....

    Mnemônico 

    DIMENSÃO (OU GERAÇÃO) DOS DIREITOS HUMANOS

    CI.PÓ → Civis e Políticos – 1ª Geração – Liberdade

    S.E.uCÚ → Sociais, Econômicos e Culturais - 2ª Geração – Igualdade

    DI.CO → Difusos e Coletivos - 3ª Geração – Fraternidade

  • GAB: C

     

     

    Não precisa decorar os direitos difusos, basta entender que eles diferem dos coletivos por serem  comuns a um grupo de pessoas não determináveis e que apenas se encontram unidas em razão de uma situação de fato.

  • GERAÇÕES DE DIREITOS

     

    1ª Geração/dimensão > Liberdade > Direito civis e políticos.


    2ª Geração/dimensão > Igualdade > Direitos Sociais, econômicos e culturais. 


    3ª Geração/dimensão > Fraternidade > Direito ao meio ambiente, à paz, ao progresso e à defesa do consumidor


    4ª Geração/dimensão > Introduzidos pela globalização política, a quarta dimensão é formada pelos direitos à democracia, à informação, ao pluralismo e de normatização do patrimônio genético

     

    5ª GERAÇÃO > DIREITO A PAZ. Paulo Bonavides: O contexto de disputas internacionais, economia globalizada e guerras em prol da soberania internacional levaram ao que o professor Bonavides chama de 5ª Geração do Direito, uma geração em que o direito supremo da humanidade é a paz. A defesa da paz se tornou um princípio constitucional e, como os outros princípios, tem ela mesma força e expressão normativa.

     

    Para mais: http://www.ufjf.br/siddharta_legale/files/2014/07/Paulo-Bonavides-A-quinta-gera%C3%A7%C3%A3o-de-direitos-fundamentais.pdf

    Errei a questão por não considerar o direito a paz como de 3ª geração., mas a CESPE pensa diferente.

  • Exemplo de Direito Difuso:

    (...) Se uma determinada decisão judicial impõe que uma cláusula de um contrato bancário seja excluída e não mais utilizada, por ter sido considerada abusiva, todos os futuros clientes se beneficiarão dessa nova regra. Ora, daí se pode inferir que todos os consumidores serão os beneficiários, uma vez que são pessoas indeterminadas que, por circunstâncias de tempo e lugar estão expostas a uma prática ilegal.(...)

     

    Exemplo de Direito Coletivo:

    (...) Ao dizer que os beneficiários compõem um grupo determinável de pessoas pode-se entender tanto como uma entidade associativa quanto aquelas que possuem uma relação jurídica base estabelecida com a parte contrária. Fazendo uso do exemplo mencionado acima, compõe um grupo determinável todos aqueles clientes do banco que possuíam a dita cláusula abusiva em seu contrato. (...)

     

    Exemplos de Direito Individual Homogêneo:

    (...) O tratamento especial conferido aos direitos individuais homogêneos tem razões pragmáticas, objetivando-se unir várias demandas individuais em uma única coletiva, por razões de facilitação do acesso à justiça e priorização da eficiência e da economia processuais.

    (...) São exemplos de situações que envolvem direitos individuais homogêneos: a) os compradores de carros de um lote com o mesmo defeito de fabricação (a ligação entre eles, pessoas determinadas, não decorre de uma relação jurídica, mas, em última análise, do fato de terem adquirido o mesmo produto com defeito de série); b) o caso de uma explosão do Shopping de Osasco, em que inúmeras vítimas sofreram danos; (...)

     

    Fontes: https://draflaviaortega.jusbrasil.com.br/noticias/323065455/resumo-dos-direitos-difusos-coletivos-e-individuais-homogeneos

    https://direitodiario.jusbrasil.com.br/noticias/426794577/diferenca-entre-direitos-difusos-coletivos-e-individuais-homogeneos-no-codigo-de-defesa-do-consumidor

  • CERTO

     

    Direitos:

     

    1ª geração-------"LIBERDADE"------direitos civis e políticos-----impõem ao Estado o dever de abstenão, de não interferência.

    (Direito à vida, à liberdade, à liberdade de expressão, à participação política e religiosa...)

     

    2ª geração-----"IGUALDADE"------direitos econômicos, sociais e culturais-------exigem do Estado prestações sociais.

    (Saúde, educação, trabalho, habitação, previdência social, assistência social...)

     

    3ª geração-----"FRATERNIDADE"-----direitos de titularidade coletiva ou difusa------O Estado e a coletividade devem defendê-los e preservá-los.

    (direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, à defesa do consumidor, à paz, à autodeterminação dos povos, ao patrimônio comum da humanidade...)

     

     

    FONTE: Aulas da profª Denise Vargas.

  • Mês que vem vou fazer a prova do concurso da CODHAB-DF,e a banca vai ser Quadrix,andei vendo as últimas questões e estão bem complexas e elaboradas,até pra nível médio...

  • O quê ? Paz é direito de terceira geração ? Né quinta n ?

  • https://www.youtube.com/watch?v=Vut2Uk6iS8k

  • Se for um direito que na cabeça de um brasileiro "raiz" é considerado "frescura", pode marcar sem medo que é terceira geração.
  • Certo. Direitos de 3ª geração são direitos que não protegem interesses individuais, mas alcançam a coletividade. São direitos difusos e os coletivos.

    ex: direito do consumidor e o direito ao meio ambiente.

  • CERTO

     

    Os direitos fundamentais de terceira geração possuem natureza essencialmente transindividual, porquanto não possuem destinatários especificados, como os de primeira e segunda geração, abrangendo a coletividade como um todo. São, assim, direitos de titularidade difusa ou coletiva, que abrangem destinatários indeterminados ou de difícil determinação.

  • Lembrando que, segundo Paulo Bonavides, a PAZ e a DEMOCRACIA, fazem parte da 5ª DIMENSÃO.

  • A questão caberia recurso, haja vista que, algumas doutrinas colocam o direito à paz como de quinta geração, no entanto, o mesmo aparece em outras doutrinas dentro dos direitos de 3 ª geração. Dessa forma, teria que ver o edital. Porém, a questão é frágil.



    Direitos fundamentais de 5ª geração

    Os direitos de quinta geração estão relacionados, segundo alguns doutrinadores, à evolução da cibernética e de tecnologias como a realidade virtual e a Internet.

    Outros doutrinadores consideram o direito à paz, supremo direito da humanidade e axioma da democracia participativa, como direito de quinta geração. Devido à sua relevância, eles entendem que esse direito deve ser tratado em dimensão autônoma, desvinculada da terceira geração de direitos, na qual costuma ser inserido. (Fonte:http://direitoconstitucional.blog.br/geracoes-de-direitos-fundamentais-da-1a-a-5a-geracao/)

  • São exemplos de direitos fundamentais difusos, denominados de terceira geração, previstos na Constituição Federal: 


     a) a liberdade de reunião e as normas de proteção trabalhista. 


     b) o meio ambiente e a defesa dos consumidores. 


     c) a saúde e a educação. 


     d) a liberdade de reunião e a assistência social. 


     e) as liberdades de expressão e de credo. 

    Gabarito Letra B 

    _______________________________________________________________________________________ 

    1ª Dimensão LIBERDADE: Liberdades Públicas, Civis e Militares; (Ex: direito civis ou políticos)


    2ª Dimensão IGUALDADE: Direitos Sociais, Econômicos e Culturais;


    3ª Dimensão FRATERNIDADE: Direito ao Meio Ambiente saudável, progresso da humanidade, ao patrimônio comum, entre outros; (Ex: meio ambiente, consumidor, paz social, proteção das minorias, desenvolvimento). 

    ________________________________________________________________________________________

  • Gab: ERRADO

     

    É só pensar que pro governo o meio ambiente sempre está em terceiro plano. vejam...

    1° os políticos;

     a sociedade, a economia e a cultura;

    3° o meio ambiente.

  • Quadros com sua redação horrenda cobrando divergência doutrinária??

    Vai dar "trem que não presta" kkkkkkk


    Gab.: CERTO


  • Essa doutrinade 4 e 5 dimensões e minoria , para o Cespe só existe 3
  • A questão dá margem à dupla resposta, como bem pontuou o colega Rick Storto.

  • Paz seria de 5a geração, certo?

  • oxi quadrix que merdaa

  • Direito a paz: 5° Dimensão.

  • Há divergências entre os doutrinadores.

  • Direitos difusos são os transindividuais, de natureza indivisível, de que sejam titulares pessoas indeterminadas e ligadas por circunstâncias de fato (artigo 81, parágrafo único, I, do Código de Defesa do Consumidor).

    De acordo com Hugo Nigro Mazzilli, 

    "compreendem grupos menos determinados de pessoas entre as quais inexiste vínculo jurídico ou fático preciso. São como um feixe ou conjunto de interesses individuais, de objeto indivisível, compartilhado por pessoas indetermináveis, que se encontram unidas por situação de fato conexas". Em suma, são seus elementos: não determinação do grupo, indivisibilidade do objeto e origem numa situação de fato (relacionada a uma relação jurídica).

    ------------------ NÃO PARE ATÉ ALCANÇAR!!! -------------------------------

    Blog : gabivaipassaremconcursopublico.wordpress (resumos e dicas)

  • chama de banquinha de m.... pq não acertou kk

  • O direito difuso é interesse de todos.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Se falar que a PAZ é de 3 geração, ela é!

    se falar que a PAZ é de 5 geração, ela é!

    Vai entender!

    acertei uhh

  • Se falar que a PAZ é de 3 geração, ela é!

    se falar que a PAZ é de 5 geração, ela é!

    Vai entender!

    acertei uhh

  • Essa banca é horrível, os itens são totalmente mal formulados. Direito à paz, dependendo da doutrina, pode ser considerado de 5ª geração. Típica questão que prejudica quem mais estuda.

  • Cespe já cobrou direito a paz como de 5 geração..

  • Se acham que a banca é horrível é só não resolver as questões dela.

  • Bizu

    Sabendo esses,ja e meio caminho andado

    1 geracao liga o PC(politicos e civis)

    2 geração da ESC(economicos,sociais,culturais)

    3 geração insere o CD(coletivos e difusos)

    aprendi assim

  • 3ª geração - fraternidade: Coletividades humana.

    Natureza solidária, difusa, fraterna.

    Pensamento na coletividade.

    Direito ambiental, consumidor.

    Pesquisas em cura de doenças.

    Progresso da humanidade.

    Preservação do meio ambiente. 

  • Matheus Nogueira da Fonseca, pouquíssima parte da doutrina considera a paz como de 5ª geração. Hoje é mais certo que em breve a paz será considerada autônoma e não vinculada a nenhuma das gerações (faz mais sentido, não é?)

    Contudo, aprendi com o Aragonê Fernandes (Grancursos) que concurseiro não pode ficar pensando o tempo todo nas exceções. Pense no que a maior parte da doutrina determina e bola pra frente. Paz é de 3ª geração.

    A beleza do direito é a evolução constante!

  • O item está em consonância com a classificação doutrinária relativa às gerações dos direitos e garantias fundamentais. Isso porque na terceira geração apareceram os direitos de fraternidade (ou solidariedade) que englobam, dentre outros, os direitos ao desenvolvimento, ao progresso, ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, à autodeterminação dos povos, à propriedade sobre o patrimônio comum da humanidade, à qualidade de vida, os direitos do consumidor e da infância e juventude. Sobre o direito à paz, este é classificado pela doutrina majoritária como um direito de terceira geração. Entretanto, vale destacar que o autor Paulo Bonavides o classifica como um direito de quinta geração. Observe, ademais, que o examinador não considerou a classificação apresentada pelo renomado autor pátrio. 

    Gabarito: Correto

  • G-zuis... Paulo Bonavides ensina que o Direito à Paz é de 5ª geração....Me confundi...=/

  • A banca utiliza um teórico que defende que paz é um direito de 3ª geração. Quem considera a paz como direito de 5ª geração é o Paulo Bonavides.

  • CERTO

    1º geração: direitos políticos e civis

    2º geração: direitos econômicos,sociais, culturais

    3º geração: direitos coletivos e difusos

  • PAZ é de QUINTA GERAÇÃO

  • Em questões assim penso o seguinte: Qual é o cargo? serviço administrativo? é de terceira. Se fosse um cargo mais "pesado" ou deixaria em branco ou chutaria quinta.

  • Se aparecer paz como direito de terceira geração está certo, quando não menciona a quinta geração.

  • A questão exige conhecimento acerca da teoria geral dos direitos fundamentais, em especial no que tange às dimensões/gerações dos direitos fundamentais. Sobre a assertiva, é correto afirmar que os direitos fundamentais de terceira geração guardam relação com os chamados direitos difusos, de que são exemplo um meio ambiente saudável e a paz.


    A terceira dimensão faz referência aos direitos ligados à fraternidade (ou solidariedade). O surgimento se deu com a necessidade de atenuar as diferenças entre as nações desenvolvidas e

    subdesenvolvidas, por meio da colaboração de países ricos com os países pobres. Abarca o direito ao progresso, ao desenvolvimento, o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e o direito de comunicação. Acrescenta-se que os direitos de terceira geração constituem os direitos "transindividuais", também denominados coletivos - nos quais a titularidade não pertence ao homem individualmente considerado, mas à coletividade como um todo. Portanto, englobam, além dos mencionados, o direito à propriedade sobre o patrimônio comum da humanidade, à qualidade de vida, os direitos do consumidor e da infância e juventude.


    Sobre o assunto, na ementa do julgamento da Medida Cautelar na ADI 3540/DF entendeu o STF que o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado é “um típico direito de terceira geração (ou de novíssima dimensão), que assiste a todo o gênero humano". Referiu ainda que o adimplemento do dever de proteger o meio ambiente “representa a garantia de que não se instaurarão, no seio da coletividade, os graves conflitos intergeneracionais marcados pelo desrespeito ao dever de solidariedade, que a todos se impõe, na proteção desse bem essencial de uso comum das pessoas em geral" STF, ADI 3540-MC/DF, Tribunal Pleno, Rel. Min. Celso de Mello, j. 01.09.2005, DJ 03.02.2006


    Gabarito do professor: assertiva correta.

  • pelo o que entendi direito a paz está incluso na terceira geração, assim como na quinta geração

  • Na teoria a Paz faria parte da quinta geração

  • Ptá mim são de 5° geração
  • Esse "PAZ" te deixa em dúvida, visto que é um direito da 5ª Geração!

    Não ferra com o peão não banca!!

  • Nathalia Masson | Direção Concursos

    O item está em consonância com a classificação doutrinária relativa às gerações dos direitos e garantias fundamentais. Isso porque na terceira geração apareceram os direitos de fraternidade (ou solidariedade) que englobam, dentre outros, os direitos ao desenvolvimento, ao progresso, ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, à autodeterminação dos povos, à propriedade sobre o patrimônio comum da humanidade, à qualidade de vida, os direitos do consumidor e da infância e juventude. Sobre o direito à paz, este é classificado pela doutrina majoritária como um direito de terceira geração. Entretanto, vale destacar que o autor Paulo Bonavides o classifica como um direito de quinta geração. Observe, ademais, que o examinador não considerou a classificação apresentada pelo renomado autor pátrio. 

    Gabarito: Correto

  • essa banca é treta.. pra tu responder tem que desaprender! continuarei com o Bonovides...

    as dimensões(gerações) de direitos são LIFIP

     

    1ª – Liberdade “Civis e políticos”  (exigem diretamente uma abstenção do estado)

    2ª - Igualdade “Econômicos, Sociais e Culturais” (contrário ao primeiro, este exige uma prestação por parte do poder público)

    3ª - Fraternidade “Coletivos e Difusos” (ligados aos valores de fraternidade ou solidariedade, são os relacionados ao desenvolvimento ou progresso, ao meio ambiente, à autodeterminação dos povos)

     

    Até aqui é pacífico na doutrina.

    ------------

    daqui pra frente é briga de foice no escuro.

     

    4ª - Informação (Tal direito versa sobre o futuro da cidadania e a proteção da vida a partir da abordagem genética e suas atuais decorrências. Esta imposição de reconhecimento e garantia por parte do Estado se dá porque as normas constitucionais estão em constante interação com a realidade)

    5ª - Paz (Difusão da paz mundial) 

    pertencelemos!

  • Não há consenso sobre a paz ser de 3ª geração. Na realidade é mais fácil ler na doutrina ser de 5ª geração que de 3ª. Péssima escolha para uma questão objetiva.

  • O direito a paz quando considerado, individualmente, no sentido da coletividade de pessoas que individualmente consideradas, tenham direito a paz, se traduz em um direito de terceira dimensão, por ser um direito transindividual.

    O direito a PAZ MUNDIAL, que é um direito de quinta dimensão.

    a diferença é tênue, mas existe.

  • Os direitos fundamentais de terceira geração, ligados ao valor fraternidade ou solidariedade, são os relacionados ao desenvolvimento ou progresso, ao meio ambiente, à autodeterminação dos povos, bem como ao direito de propriedade sobre o patrimônio comum da humanidade e ao direito de comunicação.

  • DIREITOS   DE   3ª   DIMENSÃO – Ligados   ao   valor   FRATERNIDADE   OU   SOLIDARIEDADE.  Direitos  da  sociedade  de  massa,  que  atingem  a  todos.  São  direitos difusos: indivisibilidade, ausência de individualização.

    Alguns direitos de 3ª geração:

    Direito ao meio ambiente;

    Direito à defesa do consumidor;

    Direito ao desenvolvimento ao progresso;

    Direito de comunicação;

    Direito de propriedade sobre o patrimônio comum da humanidade;

    Autodeterminação dos povos;

    Direito à Paz (Karel Vazak) para alguns doutrinadores, é de 5 dimensão.

  • NÃO GOSTEI DESSA QUESTÃO, POIS FEZ-ME CONFUNDIR COM OS DIREITO DE 5ª GERAÇÃO

  • GABARITO: CERTO

    DIREITOS   DE   3ª   DIMENSÃO 

    Exemplos:

    . Direito ao meio ambiente;

    . Direito à defesa do consumidor;

    . Direito ao desenvolvimento ao progresso;

    . Direito de comunicação;

    . Direito de propriedade sobre o patrimônio comum da humanidade;

    . Autodeterminação dos povos;

    . Direito à Paz (Karel Vazak) para alguns doutrinadores, é de 5 dimensão.

  • essa banca é treta.. pra tu responder tem que desaprender! continuarei com o Bonovides...

    as dimensões(gerações) de direitos são LIFIP

    1ª – Liberdade “Civis e políticos” (exigem diretamente uma abstenção do estado)

    2ª - Igualdade “Econômicos, Sociais e Culturais” (contrário ao primeiro, este exige uma prestação por parte do poder público)

    3ª - Fraternidade “Coletivos e Difusos” (ligados aos valores de fraternidade ou solidariedade, são os relacionados ao desenvolvimento ou progresso, ao meio ambiente, à autodeterminação dos povos)

    Até aqui é pacífico na doutrina.

    ------------

    daqui pra frente é briga de foice no escuro.

    4ª - Informação (Tal direito versa sobre o futuro da cidadania e a proteção da vida a partir da abordagem genética e suas atuais decorrências. Esta imposição de reconhecimento e garantia por parte do Estado se dá porque as normas constitucionais estão em constante interação com a realidade)

    5ª - Paz (Difusão da paz mundial)

    fLonte: @patLickAplovado! Material a preço acessível! 19.9.9872-9707

    POLÍCIA MILITAR

  • -Direito à paz PARA O CESPE 

    -A banca CEBRASPE/CESPE, bem como vários doutrinadores, considera o direito à paz como sendo um direito de terceira geração.   

    • CESPE (CERTO)= De acordo com a teoria das gerações de direitos, a primeira geração dos direitos humanos refere-se aos direitos civis e políticos; a segunda está relacionada aos direitos econômicos, sociais e culturais; e a terceira tem como referência os direitos à paz, ao desenvolvimento e a um meio ambiente sustentável. 

  • Direito coletivo: para um grupo !

    Direito difuso: para todos !