a) O número de nascimentos será ao de óbitos
Item INCORRETO. O número de nascimentos será menor que o de óbitos.
b) O número de óbitos será maior que o de nascimentos
Item CORRETO. A inversão demográfica denota o momento em que a população de um país passa a ter crescimento vegetativo negativo, ou seja, quando o número de mortes é maior que o de nascimentos.
Relembrando Conceitos! Crescimento vegetativo (CV) diz respeito a diferença entre a taxa de natalidade (TN) e a taxa de mortalidade (TM) de uma determinada região, expressa em porcentagem (%). É importante lembrar que esta taxa percentual (%) mostra o ritmo de crescimento e não o tamanho do crescimento populacional.
Esse contexto é marcado pela redução da taxa de natalidade e por uma expectativa de vida cada vez maior, resultando no envelhecimento populacional. Tal fenômeno preocupa as autoridades, pois diminui a População Economicamente Ativa (PEA) e os governos se veem obrigados a canalizar maiores recursos para serviços como o de saúde, principalmente para o tratamento de doenças crônicas, bem como para realizar mudanças estruturais de acessibilidade e inclusão digital de pessoas mais velhas. Para tentar aumentar a taxa de natalidade, alguns países adotam medidas como incentivos financeiros para que os casais tenham mais filhos.
Desse modo, este é o GABARITO da questão.
c) A população masculina será maior que a feminina
Item INCORRETO. O fenômeno da inversão demográfica está diretamente ligado as taxas de natalidade e mortalidade de uma população e não a variação de crescimento dos gêneros.
d) O número de nascimentos será ao de óbitos
Item INCORRETO. O número de nascimentos será inferior ao de óbitos.