-
a) Um governo empreendedor pretende controlar a economia, seja por meio direto ou indireto, bem como concentrar a gestão das atividades empresariais na administração pública (é justamente o contrário)
b) Para um modelo de empreendedorismo governamental deve se buscar o desaparecimento do Estado , para que a administração pública conte, cada vez mais, com características próprias da iniciativa privada (a afirmação exagera ao usar o termo desaparecimento. O resto da afirmação está correta)
c) Um governo empreendedor atua estrategicamente buscando gerar receitas, e não despesas, ampliando as prestações dos serviços públicos e considerando os gastos sob uma perspectiva de investimento
d) O conceito de empreendedorismo governamental prestigia, em diversos aspectos, a manutenção da burocracia do Estado como critério para seu próprio funcionamento (obviamente que não, haja vista que a intenção do Governo hoje é agir de forma mais estratégica e flexível)
Fala pessoal, no intuito de ajudar os colegas, eu criei um insta só com questões de Adm. Geral e Pública para compartilhar um pouco da minha experiência na área.
@bizuadm
Caso alguém ache será de alguma valia, será bem-vindo. Um grande abraço.
(Caso discorde de algum comentário, discutiremos e aprenderemos juntos)
-
O governo empreendedor não apregoa o Estado mínimo nem o Estado gigante: apregoa um Estado forte; um estado visionário, ativo, que lidera, que aponta o caminho, que incentiva, fomenta, apoia; que regula e controla; e que avalia os resultados - e que deixa a maior parcela da execução por conta da iniciativa privada. Nos governos empreendedores a maior parcela da execução fica a cargo da iniciativa privada.
Fonte: Administração Geral e Pública, Augustinho Paludo, 3 ed.
GABARITO: C
-
letra C
Governo Empreendedor – gerando receitas e não despesas.
A busca de novas receitas deve ser incentivada para que o governo recupere sua capacidade de investir e de gerar mais receitas no futuro. Uma das idéias de Gaebler e Osborne é a instituição de taxas para os serviços públicos. Outra noção é a de considerar os gastos sob uma perspectiva de investimento, ou seja, considerando o benefício futuro de cada despesa.
Livro: Reinventando o Governo
-
a) Um governo empreendedor pretende controlar a economia, seja por meio direto ou indireto, bem como concentrar a gestão das atividades empresariais na administração pública. [ERRADO. O governo empreendedor busca descentralizar a execução das atividades para iniciativa privada e adm indireta]
b) Para um modelo de empreendedorismo governamental deve se buscar o desaparecimento do Estado , para que a administração pública conte, cada vez mais, com características próprias da iniciativa privada [ERRADO. O governo empreendedor não busca Estado mínimo, nem estado inchado, muito menos o desaparecimento do mesmo. Busca-se um Estado que regule, controle, fomente, lidere e apoie, além de implementar no setor público as características empreendedoras que já existiam na iniciativa privada.]
c) Um governo empreendedor atua estrategicamente buscando gerar receitas, e não despesas, ampliando as prestações dos serviços públicos e considerando os gastos sob uma perspectiva de investimento. [CERTO. Este é o princípio do governo empreendedor.]
d) O conceito de empreendedorismo governamental prestigia, em diversos aspectos, a manutenção da burocracia do Estado como critério para seu próprio funcionamento. [ERRADO. É justamente o oposto disso. O governo empreendedor quer flexibilizar e tornar menos burocrático o funcionamento do setor público.]
GABARITO: LETRA C
-
Alternativa A. Errado. O governo empreendedor é um governo catalisador. Não existe essa ideia intervencionista dentro do empreendedorismo governamental.
Alternativa B. Errado. O empreendedorismo governamental reconhece as diferenças entre a gestão pública e a gestão privada. A ideia é ser excelente sem deixar de ser público.
Alternativa C. Certo. De acordo com os pressupostos do empreendedorismo governamental. Sempre que possível deve-se buscar alternativas para prestação de serviços públicos de qualidade e sustentáveis (capazes de gerar receita).
Alternativa D. Errado. O governo empreendedor rompe com a autorreferência do modelo burocrático. Todas as ações estatais são voltadas para a sociedade.
Gabarito: C
-
Governo Empreendedor: Busca as qualidades da iniciativa privada.
-
-
Uma preocupação típica do governo empreendedor é com a geração de receitas. Almeja-se transformar o tanto quanto possível as funções estatais em fontes de receita em vez de pesos sobre o orçamento e para tanto despreza as alternativas convencionais que se limitam a oferecer serviços básicos para trabalhar em parceria com o setor privado na criação de operações geradoras de recursos.