-
Lucros distribuídos não são ganhos.
-
Os lucros distrubuidos por uma empresa controlada ou coliga não entrariam no patrimonio da controladora como receita não??
-
Mas, a questão fala em distribuidos e nao em recebidos! pra quem ta distribuindo não pode ser receita!
-
PESSOAL, COM EXCEÇÃO DAS VENDAS, QUE SÃO RECEITAS, AS DEMAIS CONTAS SÃO DESPESAS (HONORÁRIOS, JUROS, DIVIDENDOS, LUCROS DISTRIBUIDOS, ROYALTIES E ALUGUÉIS.
ASSIM, CONFORME A DOUTRINA, POR EXEMPLO, QUANDO EU DIGO ALUGUÉIS, É O MESMO QUE DIZER, ALUGUÉIS PASSIVOS, OU SEJA, DESPESA DE ALUGUEIS. O MESMO RACIOCÍNIO SE APLICA PARA AS DEMAIS CONTAS, EXCETO VENDAS.
-
Ganhos são diferentes de receitas, uma vez que não surgem no curso das atividades normais de uma entidade. Questão errada.
-
COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS:
A definição de receita abrange tanto as receitas propriamente ditas quanto os
ganhos.
Receita propriamente dita é um aumento de patrimônio líquido que se origina no
curso das atividades normais da entidade e é designada por uma variedade de
nomes, tais como vendas, honorários, juros, dividendos, lucros distribuídos,
royalties e aluguéis.
Ganho é outro item que se enquadra como aumento de patrimônio líquido, mas
não é receita propriamente dita. Quando o ganho é reconhecido na demonstração
do resultado ou do resultado abrangente, ele é geralmente demonstrado
separadamente porque o seu conhecimento é útil para se tomar decisões
econômicas.
Creio eu que os ganhos não se originam no curso das atividades normais da entidade.
-
Ok, galera, no caso dos JUROS, quando a questão não falar mais nada, devo considerar: juros ativos ou juros passivos?
Gratoa quem tirar essa dúvida.
Bons estudos!
-
CPC_00_R1 - Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro.
Receitas
4.29.
A definição de receita abrange tanto receitas propriamente ditas quanto ganhos. A receita surge no curso das atividades usuais da entidade e é designada por uma variedade de nomes, tais como vendas, honorários, juros, dividendos, royalties, aluguéis.
4.30.
Ganhos representam outros itens que se enquadram na definição de receita e podem ou não surgir no curso das atividades usuais da entidade, representando aumentos nos benefícios econômicos e, como tais, não diferem, em natureza, das receitas. Consequentemente, não são considerados como elemento separado nesta Estrutura Conceitual.
Obs: Erro da questão foi incluir como receita "lucros distribuídos".
-
Comissão de Pronunciamentos Contábeis 30
Divulgação (08/11/2012)
"A receita é definida (...) como aumento nos benefícios econômicos durante o período contábil sob a forma de entrada de recursos ou aumento de ativos ou diminuição de passivos que resultam em aumentos do patrimônio líquido da entidade e que não sejam provenientes de aporte de recursos dos proprietários da entidade. As receitas englobam tanto as receitas propriamente ditas como os ganhos. A receita surge no curso das atividades ordinárias da entidade e é designada por uma variedade de nomes, tais como vendas, honorários, juros, dividendos e royalties.
De certa forma concordo com o Prof. Martins, mas esse texto foi tirado do próprio sítio do CPC (http://www.cpc.org.br/CPC/Documentos-Emitidos/Pronunciamentos/Pronunciamento?Id=61) e segundo este, há erro quando o enunciado da questão inclui 'lucros distribuídos' e 'aluguéis'.
Obs: o CPC 00 inclui 'aluguéis' na definição de receita, como postou FRANCISCO JÚNIOR. Mas o texto é de 2011, por isso, creio que foi superado.
-
Com todo respeito, mas acredito que o primeiro comentário não procede. O único erro da questão foi a inclusão de lucros distribuídos, que NÃO são receitas.
A questão é quase cópia da definição de receita do pronunciamento CPC 00, segundo o qual:
"A receita surge no curso das atividades usuais da entidade e é designada por uma variedade de nomes, tais como vendas, honorários, juros, dividendos, royalties, aluguéis."
Reparem que, com exceção de lucros distribuídos, todos os demais são SIM considerados receita.
-
Receita é o gênero do qual ganho é uma espécie (todo ganho é uma receita, mas nem toda receita é um ganho). Enquanto as receitas em sentido estrito surgem das atividades usais (principais ou acessórias), os ganhos decorrem, em regra, de atividades não usuais, muito embora também possam surgir de atividades usuais. Todavia, conforme a Estrutura Conceirual, os ganhos não diferem, em natureza, das receitas.
CPC 00
4.29 - A definição de receita abrange tanto receitas propriamente diatas quanto ganhos. a receita surge no curso das atividade usuais da entidade e é designada por uma variedade de nomes, tais como vendas, honorários, juros, dividendos, royalties, aluguéis.
Portanto, o único erro na questão é citar LUCROS DISTRIBUÍDOS.