-
I – NBC T 1 – DAS CARACTERÍSTICAS DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL Compreende a informação que deve estar contida nas Demonstrações Contábeis e outras peças destinadas aos usuários da contabilidade, devendo ter, dentre outras, as características da compreensibilidade, relevância, confiabilidade e comparabilidade.
1.3 – DOS ATRIBUTOS DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL
1.3.2 – A informação contábil, em especial aquela contida nas demonstrações contábeis, notadamente as previstas em legislação, deve propiciar revelação suficiente sobre a Entidade, de modo a facilitar a concretização dos propósitos do usuário, revestindo-se de atributos entre os quais são indispensáveis os seguintes: - confiabilidade; - tempestividade; - compreensibilidade; e - comparabilidade
1.7 – DA COMPARABILIDADE 1.7.1 – Acomparabilidade deve possibilitar ao usuário o conhecimento da evolução entre determinada informação ao longo do tempo, numa mesma Entidade ou em diversas Entidades, ou a situação destas num momento dado, com vista a possibilitar-se o conhecimento das suas posições relativas.
1.7.2 – A concretização da comparabilidade depende da conservação dos aspectos substantivos e formais das informações.
Parágrafo único. A manutenção da comparabilidade não deverá constituir elemento impeditivo da evolução qualitativa da informação contábil.
http://portal2.unisul.br/content/navitacontent_/userFiles/File/pagina_dos_cursos/Ciencias_contabeis_tub/Normas_Brasileiras_de_Contabilidade.pdf
-
Torna-se difícil entender o que deseja uma banca. Os princípios da contabilidade estão elencados na NBC 750/93 e são, atualmente, em número de 6 (entidade,continuidade, registro pelo valor original, competência, prudência e oportunidade) entre os quais não se observa o citado pela questão. Não existe princípio da comparabilidade (pelo menos para a contabilidade), atributo é notoriamente diferente de princípio. A questão deveria ser anulada por impropriedade.
-
Realmente José, o gabarito dessa questão esta errada.
A gabarito seria: ERRADO
Conforme a Resolução CFC n° 750/1993, alterada pela CFC 1.282/2010:
Os Princípios Contébais são 6: - Entidade
- Continuidade
- Oportunidade
- Registro pelo Valor Original
- Competência
- Prudência
-
Acredito que uma coisa seja característica das demontrações financeiras e outra, bem diferente, seja pricípio contábil.
CARACTERÍSTICAS DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL (ATRIBUTOS):
- confiabilidade;
- tempestividade;
- compreensibilidade; e
- comparabilidade
PRINCÍPIOS CONTABEIS:
- Entidade
- Continuidade
- Oportunidade
- Registro pelo Valor Original
- Competência
- Prudência
Por isso acredito que a resposta para a questão seja ERRADO.
Gabarito está errado.
-
Também coloquei errado de acordo com a linha de raciocínio dos colegas.
-
-
Prezados colegas,
Existem princípios expressos e implícitos. Muitos princípios decorrem de uma investigação das normas vigentes sem estarem expressos nessas sequer.
Vejam o exemplo do princípio da proporcionalidade, recorrentemente utilizado nas decisões do Supremo Tribunal Federal, que nem se encontra expresso na Constituição da República, defluindo, segundo alguns, do princípio do devido processo legal (esse expresso) em sua vertente substantiva.
No caso, é perfeitamente correto falar de princípio da comparabilidade, que é expresso em norma vigente, apenas não com essa indicação expressa na própria norma de que seja um princípio.
O gabarito está correto.
-
Apesar de ter errado por achar que a comparabilidade se referia a própria empresa em relação a fatos passados, a questão está correta! Fala dos princípios ou características das demonstrações contábeis:
1) Compreensibilidade
2) Relevância
3) Confiabilidade
4) Comparabilidade
Bons estudos!
-
Princípio da Comparabilidade? Nunca li esse princípio nos livros de contabilidade. Se existe, galera, perdoem minha ignorância!
Boa Aula!
-
COMPARABILIDADE – As informações devem ser apresentadas de forma a facilitar a comparação do patrimônio da entidade (tanto em sua evolução no tempo, quanto em relação a outras entidades).
Resposta: CERTO
-
Primeiramente, esta questão é um ATENTADO aos Princípios de Contabilidade!!!
Com o intuito de complementar os comentários dos colegas de jornada, vale mencionar que a Resolução CFC N.º 785/95, que aprova a NBC T 1 – Das Características da Informação Contábil, foi revogada pela Resolução CFC N.º 1.374/11, que dá nova redação à NBC TG ESTRUTURA CONCEITUAL – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro.
De qualquer maneira, supondo que na época (2011) que esta prova do TRE-ES foi aplicada, a Resolução que estava em vigor fosse a de nº 785/95 (é muito provável que sim), a comparabilidade está de forma muito clara expressa como sendo um dos ATRIBUTOS da informação contábil, em nada tendo haver com Princípio de Contabilidade, não estando assim, dentro do rol destes, conforme Resolução CFC nº 750/93. A redação da questão está sem sombra de dúvidas, com falha gritante em termos técnicos contábeis, induzindo a dúbia interpretação. Atributo não tem nada haver com Princípio.
Por fim, se esta questão não teve de fato seu gabarito inicial (certo) alterado para ERRADO no gabarito definitivo, deveria ter sido.
-
Como poderíamos exercer o Princípio da Comparabilidade, se a política contábil não fosse divulgada? Logo gabarito correto.
-
Características qualitativas de melhoria
QC19. Comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade são características qualitativas que melhoram a utilidade da informação que é relevante e que é representada com fidedignidade. As características qualitativas de melhoria podem também auxiliar a determinar qual de duas alternativas que sejam consideradas equivalentes em termos de relevância e fidedignidade de representação deve ser usada para retratar um fenômeno.
Princípio, postulado, premissa, características, etc?
-
Poucas vezes, infelizmente, é melhor saber ´´quase nada`` de determinado assunto, como no meu caso, pois nesta situação acertei em razão disto. kkkkk.
Ehhhh, concurso eh Foda.
Fiquem com Deus.
-
Resposta : CERTA, segundo a banca CESPE.
PORÉM, se formos avaliar no pé da letra, a proposta usa o termo PRINCÍPIO da comparabilidade. O adequado é ATRIBUTO ou CARACTERÍSTICA QUALITATIVA DA DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS. Por isso, concordo com os colegas ao afirmarem estar errada.
Massete para decorar os princípios da contabilidade: PRECOC !
Prudência;
Registro;
Entidade;
Continuidade;
Oportunidade ( Tempestividade e Integridade);
Competência.
Por acaso vocês encontraram o princípio da COMPARABILIDADE ai?
-
que materia dificil em .....
contabilidade não é de Deus não
-
De cara coloquei errado porque o Princípio da Comparabilidade, que eu saiba, não existe! Achei que fosse uma das pegadinhas do CESPE, e acabei errando! Caberia recurso???
-
. Quanto à Comparabilidade, trata-se de característica que permite a melhor visão da
evolução da entidade medida sob os mesmos critérios e princípios ao longo do tempo,
mas sem que isso leve à não-evolução das práticas contábeis; e a comparabilidade
também se aplica à adoção das mesmas práticas por empresas semelhantes.
-
Comparabilidade é princípio da contabilidade?! só se for no CFC da cespe.
-
Segundo o CPC 00:
...
Características qualitativas de melhoria:
QC19. Comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade são características qualitativas que melhoram a utilidade da informação que é relevante e que é representada com fidedignidade. As características qualitativas de melhoria podem também auxiliar a determinar qual de duas alternativas que sejam consideradas equivalentes em termos de relevância e fidedignidade de representação deve ser usada para retratar um fenômeno.
Comparabilidade
QC20. As decisões de usuários implicam escolhas entre alternativas, como, por exemplo, vender ou manter um investimento, ou investir em uma entidade ou noutra. Consequentemente, a informação acerca da entidade que reporta informação será mais útil caso possa ser comparada com informação similar sobre outras entidades e com informação similar sobre a mesma entidade para outro período ou para outra data.
QC21. Comparabilidade é a característica qualitativa que permite que os usuários identifiquem e compreendam similaridades dos itens e diferenças entre eles. Diferentemente de outras características qualitativas, a comparabilidade não está relacionada com um único item. A comparação requer no mínimo dois itens.
QC22. Consistência, embora esteja relacionada com a comparabilidade, não significa o mesmo. Consistência refere-se ao uso dos mesmos métodos para os mesmos itens, tanto de um período para outro considerando a mesma entidade que reporta a informação, quanto para um único período entre entidades. Comparabilidade é o objetivo; a consistência auxilia a alcançar esse objetivo.
QC23. Comparabilidade não significa uniformidade. Para que a informação seja comparável, coisas iguais precisam parecer iguais e coisas diferentes precisam parecer diferentes. A comparabilidade da informação contábil-financeira não é aprimorada ao se fazer com que coisas diferentes pareçam iguais ou ainda ao se fazer coisas iguais parecerem diferentes.
QC24. Algum grau de comparabilidade é possivelmente obtido por meio da satisfação das características qualitativas fundamentais. A representação fidedigna de fenômeno econômico relevante deve possuir naturalmente algum grau de comparabilidade com a representação fidedigna de fenômeno econômico relevante similar de outra entidade que reporta a informação.
...
-
Ô CESPE, CÊ TA DE BRINCADêRA COMIGO NÉ?
COMPARABILIDADE NÃO É PRINCÍPIO, COMPARABILIDADE É CARACTERÍSTICA. A ESAF DETERMINA BEM ISSO. E COBRA ASSIM.
UM RECURSO BEM REDIGIDO ANULA A QUESTÃO DIGASSE DE PASSAGE
-
A questão não menciona princípio contábil...
-
Princípios fundamentais
Iniciamos afirmando que a Contabilidade é uma ciência que estuda, registra, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades com fins lucrativos ou não.
Enquanto ciência, a contabilidade possui um objeto. Este objeto é o patrimônio das entidades.
A contabilidade é norteada por 6 princípios, sendo eles:
1- entidade;
2- continuidade;
3- oportunidade;
4- registro pelo valor original;
5- competência e;
6- prudência.
Princípios contábeis x Características qualitativas das demonstrações contábeis
Se a informação contábil-financeira é para ser útil, ela precisa ser relevante e representar com fidedignidade o que se propõe a representar. A utilidade da informação contábil-financeira é melhorada se ela for comparável, verificável, tempestiva e compreensível.
As características qualitativas foram divididas em duas categorias:
»Características qualitativas fundamentais:
»relevância: informação contábil-financeira relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários.
»representação fidedigna: para ter representação perfeitamente fidedigna, a realidade retratada precisa ter três atributos. Ela tem que ser completa, neutra e livre de erro.
»Características qualitativas de melhoria:
»comparabilidade: é a característica qualitativa que permite que os usuários identifiquem e compreendam similaridades dos itens e diferenças entre eles.
»verificabilidade: ajuda a assegurar aos usuários que a informação representa fidedignamente o fenômeno econômico que se propõe representar.
»tempestividade: tempestividade significa ter informação disponível para tomadores de decisão a tempo de poder influenciá-los em suas decisões.
»compreensibilidade: classificar, caracterizar e apresentar a informação com clareza e concisão torna-a compreensível.
Anúncios
-
O BANQUINHA SEM FUTURO ESSA............COMPLICADO PESSOAL
-
-
-
Resposta: CERTO
Macete para decorar "essa m..."dos princípios da contabilidade: vou fazer um PRECOCÔ !
Prudência;
Registro;
Entidade;
Continuidade;
Oportunidade ( Tempestividade e Integridade);
COmpetência.
-
Só para lembrar:
A resolução 750/93 que trazia os princípios contábeis foi refogado.
“Revogar a Resolução nº 750/1993, porém, não significa que os Princípios de Contabilidade estejam extintos. A revogação das resoluções visa à unicidade conceitual, indispensável para evitar divergências na concepção doutrinária e teórica, que poderiam comprometer aspectos formais das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCs).
Com isso, os Princípios de Contabilidade, sob o ponto de vista das Estruturas Conceituais dos setores privado e público, passaram a ser comportados dentro das normas específicas, respectivamente, a NBC TG Estrutura Conceitual (Resolução nº 1.374/2011) e NBCTSP EC.”
http://www.afixcode.com.br/blog/principios-contabeis-revogacao-resolucao-750-1993/
-
GABARITO: CERTO
Segundo o CPC 00:
QC20. As decisões de usuários implicam escolhas entre alternativas, como, por exemplo, vender ou manter um investimento, ou investir em uma entidade ou noutra. Consequentemente, a informação acerca da entidade que reporta informação será mais útil caso possa ser comparada com informação similar sobre outras entidades e com informação similar sobre a mesma entidade para outro período ou para outra data.
QC21.Comparabilidade é a característica qualitativa que permite que os usuários identifiquem e compreendam similaridades dos itens e diferenças entre eles.
O que ficou estranho, nessa questão, foi que o Cespe chamou a característica qualitativa da Comparabilidade de “Princípio”. Mas em questões posteriores a Banca chamou a Comparabilidade de Característica qualitativa, o que indica que nessa questão apenas houve um lapso do Cespe.
Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa - Estratégia Concursos
-
O Cespe chamou de princípio, porque à época da aplicação da referida prova, ainda eram considerados princípios.
Entretanto, se, nas provas atuais, constar "princípio", devemos considerar como errada, pois o posicionamento da banca já se alterou no sentido de que eles não são princípios e sim características.
Gabarito à época: Correto.
-
certo, a comparabilidade serve para comparar as informações contábeis de uma entidade ao longo do tempo, a fim de identificar tendências na sua posição patrimonial e financeira e no seu desempenho. Os usuários devem também ser capazes de comparar os dados contábeis de diferentes entidades a fim de avaliar, em termos relativos, a sua posição patrimonial e financeira, o desempenho e as mutações na posição financeira.
http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/qualidade-informacoes-contabeis.htm
-
GOTE-DF
Características qualitativas podem ser:
I - Fundamentais
a) relevância - informação capaz de fazer diferença na tomada de decisão. (valor)
b) representação fidedigna - informação tem que representar o fenômeno de forma verdadeira, real, sem distorções (completa, neutra e livre de erro).
II - De melhoria
a) Comparabilidade - permite que usuários identifiquem e compreendam similaridades dos itens e diferenças entre eles. Permite a comparação.
b) Verificabilidade - permite diferentes grupos cheguem a um consenso sobre a realidade econômica.
c) Tempestividade - ter a informação disponível a tempo de influenciar decisões.
d) Compreensibilidade - apresentar informação com clareza e concisão.
NÃO DESISTA !!!!
-
Gab. CERTO
Características Fundamentais: RR =
Relevância (MATERIALIDADE): informação capaz de fazer diferença na tomada de decisão. (valor);
Representação Fidedigna (ESSÊNCIA SOBRE A FORMA): informação tem que representar o fenômeno de forma verdadeira, real, sem distorções (completa, neutra e livre de erro).
Características Complementares: Vc Tem CC=
Capacidade de verificação- permite diferentes grupos cheguem a um consenso sobre a realidade econômica;
Tempestividade: os fenômenos patrimoniais devem ser registrados no momento de sua ocorrência e divulgados em tempo hábil para os usuários - ter a informação disponível a tempo de influenciar decisões;
Comparabilidade- permite que usuários identifiquem e compreendam similaridades dos itens e diferenças entre eles. Permite a comparação. É o objetivo, é a característica desejada na informação. A consistência está relacionada aos métodos que auxiliam a alcançar esse objetivo. ;
Compreensibilidade- apresentar informação com clareza e concisão.
CPC 00
QC22. Consistência, embora esteja relacionada com a comparabilidade, não significa o mesmo. Consistência refere-se ao uso dos mesmos métodos para os mesmos itens, tanto de um período para outro considerando a mesma entidade que reporta a informação, quanto para um único período entre entidades. Comparabilidade é o objetivo; a consistência auxilia a alcançar esse objetivo.
CESPE: São características qualitativas da informação contábil- financeira as fundamentais, que compreendem a relevância e a representação fidedigna, e as de melhoria, que abrangem a comparabilidade, a verificabilidade, a compreensibilidade e a tempestividade.
SONHAR, ESTUDAR, PERTENCER! DEUS É FIEL!
-
Corretíssima!!!
Princípio da Comparabilidade - deve possibilitar ao usuário o conhecimento da evolução entre determinada informação ao longo do tempo, numa mesma entidade ou em diversas entidades, ou a situação destas num momento dado, com vistas a possibilitar o conhecimento das suas posições relativas.
-
CPC 00
2.25 Comparabilidade é a característica qualitativa que permite aos usuários identificar e compreender similaridades e diferenças entre itens. Diferentemente das outras características qualitativas, a comparabilidade não se refere a um único item. A comparação exige, no mínimo, dois itens.
2.27 Comparabilidade não é uniformidade. Para que informações sejam comparáveis, coisas similares devem parecer similares e coisas diferentes devem parecer diferentes.