SóProvas


ID
2712292
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Criminologia
Assuntos

Sobre a Criminologia é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Preliminarmente, para responder a questão, é interessante conhecer o conceito de Criminologia: “Ciência empírica e interdisciplinar, que se ocupa (objetos) do estudo do crime, da pessoa do infrator, da vítima e do controle social do comportamento delitivo, e que trata de subministrar (função) uma informação válida, contrastada, sobre a gênese, dinâmica e variáveis principais do crime – contemplado este como problema individual e como problema social (conceito de crime) -, assim como sobre os programas de prevenção eficaz do mesmo e técnicas de intervenção positiva no homem delinquente e nos diversos modelos ou sistemas de resposta ao delito.” (MOLINA) (comentários e grifos nosso). Nesse sentido, a criminologia é uma ciência, ou seja, possui objeto, método e função próprios. Por ser uma ciência, possui autonomia, não depende de outras ciências. Seus objetos são o delito, o delinquente, o controle social e a vítima; seu método é empírico e interdisciplinar, causal explicativo; a função está ligada à busca de explicações, causas e concausas do crime, sobre a prevenção penal, sobre a intervenção no homem delinquente e sobre os modelos de reação ao delito, sendo, portanto, a ciência do fato, do “ser”. O Direito Penal também é uma ciência autônoma, possui objeto, método e função próprios; sendo o objeto do direito a norma penal, é uma ciência normativa, seu método é o dogmático e dedutivo, sua função é a aplicação da norma penal, visando à proteção dos bens jurídicos, sendo uma ciência do “dever ser”.

    A letra A está correta, pois o crime, para a moderna criminologia, É UM PROBLEMA INDIVIDUAL E SOCIAL.

    A letra B está incorreta porque restringe o objeto da criminologia, excetuando a vítima.

    A letra C está incorreta, pois a criminologia é uma ciência empírica e interdisciplinar do ser, possui como objeto de análise as ocorrência do mundo fático, NÃO É, portanto, NORMATIVA.

    A letra D está incorreta, porque a criminologia não é um fenômeno filosófico, está bem longe disso, pois ela baseia-se em situações do mundo fático, fenomênico.

    A letra E está incorreta, porque nega justamente a metodologia da criminologia a qual é EMPÍRICA e INTERDISCIPINAR, baseando na observação e experiência.

    Fonte:http://blog.vouserdelta.com.br/wp-content/uploads/2018/06/PC-PI-Coment%C3%A1rio-Criminologia-Mauricio-Rocha-91-a-95.pdf

  • Estuda o delito, delinquente, vítima e controle social

    Abraços

  • A criminologia tem quatro objetos: o crime, o criminoso, a vítima e o controle social.

     

    Sobre o crime, importante destacar que seu conceito para a criminologia não é o mesmo do direito penal. O direito penal é uma ciência abstrata, e seu conceito de crime é normativo e formal, ou seja, será crime para o Direito Penal o que estiver tipificado como tanto.
    Por outro lado, para a criminologia, a previsão legal é considerada apenas ponto de partida, visto que alguns fatos penalmente irrelevantes possuem repercussão e interesse criminológico, a exemplo do suicídio e da prostituição, enquanto fatos penalmente relevantes nem sempre são considerados pela sociedade como criminosos, tal qual a posse de drogas para consumo próprio.

     

    FONTE: MATERIAL COMPLEMENTAR OUSESABER

  • CONCEITO DE CRIMINOLOGIA:

    – É uma ciência EMPÍRICA e INTERDISCIPLINAR, que se ocupa do estudo do CRIME, da pessoa do INFRATOR, da VÍTIMA e do CONTROLE SOCIAL do comportamento delitivo, e que trata de subministrar uma solução válida, constatada, sobre a gênese, dinâmica e variáveis principais do crime – contemplando este como problema individual e como problema social, assim como os programas de prevenção eficaz do mesmo e técnicas de intervenção positiva no homem delinquente e nos diversos modelos ou respostas ao delito.

    – A CRIMINOLOGIA é uma ciência EMPÍRICA e INTERDISCIPLINAR, fática do “ser”; o Direito Penal é uma ciência jurídica, cultural e normativa, do “dever ser”.

    – A CRIMINOLOGIA se utiliza dos métodos biológico e sociológico, como ciência empírica e experimental que é.

    – A CRIMINOLOGIA utiliza-se da METODOLOGIA EXPERIMENTAL, naturalística e indutiva para estudar o delinquente.

    – A CRIMINOLOGIA ocupa-se com a pesquisa científica do fenômeno criminal — suas causas, características, sua prevenção e o controle de sua incidência —, sendo uma ciência causal-explicativa do delito como fenômeno social e individual.

    – Segundo a doutrina dominante, a CRIMINOLOGIA é uma ciência aplicada que se subdivide em dois ramos: A CRIMINOLOGIA GERAL que consiste na sistematização, comparação e classificação dos resultados obtidos no âmbito das ciências criminais acerca do seu objeto; e a CRIMINOLOGIA CLÍNICA (micro criminologia) que consiste na aplicação dos conhecimentos teóricos daquela para o tratamento dos criminosos.

  • Os conceitos de criminologia variam de autor para autor (Garofalo, Quintiliano, Seeling, Kaiser), entretanto, modernamente o conceito mais difundido e aceito é de Garcia-Pablos de Molina que define a criminologia como "ciência empírica e interdisciplinar que tem por objeto o crime, o criminoso, a vítima e controle social do comportamento delitivo e que provê uma informação válida, contrastada e confiável sobre a gênese, dinâmica e variáveis do crime - contemplando-o como fenômeno individual e produto social- bem como sobre sua eficaz prevenção, as formas e estratégias de reação ao mesmo e as técnicas de intervenção positiva no infrator e na vítima"

     

    Fonte:Eduardo Viana.

     

    Sempre em frente, sempre ENFRENTE!

  • LETRA A. 

     

    A) CORRETA. O crime é um problema social e comunitário, devendo ser resolvido pela própria sociedade.

     

    B) ERRADA. A criminologia estuda o crime, o criminoso, a vítima e o controle social. Esses são considerados os objetos da criminologia.

     

    C) ERRADA. A criminologia não é uma ciência normativa e valorativa (parece-me que esse é o conceito de direito penal). A criminologia é uma ciência empírica e interdisciplinar.

     

    D) ERRADA. Para a criminologia, o crime é um problema social e comunitário. Surge na comunidade, então deve ser resolvido pela sociedade - abordagem global.

     

    E) ERRADA. A criminologia é uma ciência EMPÍRICA.

     

    Fonte: meus resumos

  • Para a criminologia, o crime é um ente social e comunitário que abrange 04 elementos constitutivos, a saber:

     

    I. incidência massiva na população - não se pode tipificar como crime um fato isolado;

     

    II. incidência aflitiva do fato praticado - o crime deve causar dor à vítima e à comunidade;

     

    III. persistência espaço-temporal do fato delituoso - o crime deve ocorrer reiteradamente e por um período significativo de tempo;

     

    IV. consenso inequívoco a respeito de sua etiologia e técnicas eficazes de intervenção - a criminalização de condutas depende de uma análise minuciosa de tais elementos e sua repercussão na sociedade;

     

     

     

    Rumo à PCSP!

     

  • SOB A PERSPECTIVA DA CRIMINOLOGIA , O CRIME É UM FENÔMENO HUMANO,SOCIAL E CULTURAL, POIS SÓ EXISTE NA SOCIEDADE.

    NÃO HÁ QUE SE FALAR EM CRIME NA NATUREZA , VISTO QUE A MESMA É REGIDA POR LEIS PRÓPRIAS E SÃO OS ANIMAIS SERES IRRACIONAIS.

    FONTE :NATACHA  ALVES CRIMINOLOGIA

  • A criminologia é uma ciência do ser, empírica e experimental, que se utiliza de métodos biológicos e sociológicos.

  •  “Ciência empírica e interdisciplinar, que se ocupa (objetos) do estudo do crime, da pessoa do infrator, da vítima e do controle social do comportamento delitivo, e que trata de subministrar (função) uma informação válida, contrastada, sobre a gênese, dinâmica e variáveis principais do crime – contemplado este como problema individual e como problema social (conceito de crime) -, assim como sobre os programas de prevenção eficaz do mesmo e técnicas de intervenção positiva no homem delinquente e nos diversos modelos ou sistemas de resposta ao delito.” (MOLINA) (comentários e grifos nosso). Nesse sentido, a criminologia é uma ciência, ou seja, possui objeto, método e função próprios. Por ser uma ciência, possui autonomia, não depende de outras ciências. Seus objetos são o delito, o delinquente, o controle social e a vítima; seu método é empírico e interdisciplinar, causal explicativo; a função está ligada à busca de explicações, causas e concausas do crime, sobre a prevenção penal, sobre a intervenção no homem delinquente e sobre os modelos de reação ao delito, sendo, portanto, a ciência do fato, do “ser”. O Direito Penal também é uma ciência autônoma, possui objeto, método e função próprios; sendo o objeto do direito a norma penal, é uma ciência normativa, seu método é o dogmático e dedutivo, sua função é a aplicação da norma penal, visando à proteção dos bens jurídicos, sendo uma ciência do “dever ser”.

    A letra A está correta, pois o crime, para a moderna criminologia, É UM PROBLEMA INDIVIDUAL E SOCIAL.

    A letra B está incorreta porque restringe o objeto da criminologia, excetuando a vítima.

    A letra C está incorreta, pois a criminologia é uma ciência empírica e interdisciplinar do ser, possui como objeto de análise as ocorrência do mundo fático, NÃO É, portanto, NORMATIVA.

    A letra D está incorreta, porque a criminologia não é um fenômeno filosófico, está bem longe disso, pois ela baseia-se em situações do mundo fático, fenomênico.

    A letra E está incorreta, porque nega justamente a metodologia da criminologia a qual é EMPÍRICA e INTERDISCIPINAR, baseando na observação e experiência.

    Fonte:http://blog.vouserdelta.com.br/wp-content/uploads/2018/06/PC-PI-Coment%C3%A1rio-Criminologia-Mauricio-Rocha-91-a-95.pdf

  • GABARITO A

     

    A criminologia se utiliza dos métodos biológico e sociológico. Como ciência empírica e experimental que é, a criminologia utiliza-se da metodologia experimental, naturalística e indutiva para estudar o delinquente, não sendo suficiente, no entanto, para delimitar as causas da criminalidade. Por consequência disso, busca auxílio dos métodos estatísticos, históricos e sociológicos, além do biológico".

     

    Bons estudos.

  • A) Correto: A definição de crime apresentada pela Criminologia diverge do conceito apresentado pelo Direito Penal. Para a Criminologia, crime é fenômeno presente na sociedade, apresentando múltiplas facetas (problema social). Além disso, vale destacar que sob a ótica da Criminologia, o crime deve preencher os seguintes elementos constitutivos: reiteração do fato criminoso junto à sociedade (um fato isolado não se atribui a condição de crime); produção de sofrimento à vítima e ao corpo social (relevância social); persistência espaço-temporal do fato criminoso (distribuição pelo território durante um tempo juridicamente relevante; consenso acerca de sua etiologia (estudo da origem e causa) e das técnicas de intervenção para seu enfrentamento eficaz.

    B) Errado: A Criminologia estuda 4 objetos, a saber: criminoso, crime, vítima e controle social.

    C) Errado: A Criminologia não se confunde com o Direito Penal. O Direito Penal é que se trata de ciência normativa.

    D) Errado: Conforme informado nos comentários da alternativa correta, o crime é um fenômeno social, e não filosófico.

    E) Errado: A Criminologia é uma ciência empírica, ou seja, trabalha justamente com base na observação e experiência (ademais, esse é o significado, em síntese, do termo “empirismo”).

    Resposta: A

  • A criminologia é uma ciência do “ser”, empírica, na medida em que seu objeto (crime, criminoso, vítima e controle social) é visível no mundo real e não no mundo dos valores, como ocorre com o direito, que é uma ciência do “dever-ser”, portanto normativa e valorativa.

  • GAB A.

    Funções da criminologia:

    1°) Explicar e prevenir o crime.

    2°) Intervir na pessoa do infrator (qual o impacto real da pena, avaliar programas reais de reinserção e fazer a sociedade perceber que o crime é um problema comunitário).

    3°) Avaliar as diferentes formas de resposta ao crime. 

  • GABARITO: A

    A criminologia, dentre outras considerações, observa o crime como um fenômeno social. Isso fica evidente, por exemplo, nas teorias estruturais funcionalistas, mais especificamente na teoria ANOMICA DE MERTOM. Para este, a criminalidade é uma espécie de comportamento que resulta da discrepância que existe na sociedade em relação as metas culturais (dinheiro, fama) e a disponibilidade de meios que o sistema social proporciona (o caminho para o sucesso). Assim, a explicação de Merton é macrossociológica, entendendo a criminalidade como um fenômeno social.

  • A criminologia vê o crime como fenômeno SOCIAL!

  • Os objetos de estudo da criminologia são: o delito, o delinquente, a vítima e o controle social. O delito é um fenômeno social e deve ser solucionado pela sociedade. Assim, a alternativa correta é a letra A.

  • GAb A

    A o crime é um fenômeno social.- Correto. Para a criminologia, o crime é um fenômeno social e comunitário.

    B estuda o crime, o criminoso, mas não a vítima.- Errada. A partir do século XX, a criminologia passou a ter 4 objetos de estudo. Crime/ Criminoso/ Vítima/ Controle Social.

    C é uma ciência normativa e valorativa.- Errada. Essas caarcterísticas são do direito penal, a Criminologia é uma ciência empírica e interdisciplinar.

    D o crime é um fenômeno filosófico.- Errada. Como visto na alternativa A, o crime é um problema social.

    E não tem por base a observação e a experiência.- Errada, como ciência empírica, utiliza a análise e observação da realidade.

  • A) o crime é um fenômeno social.

    B) estuda o crime, o criminoso, mas não a vítima.

    C) é uma ciência normativa e valorativa.

    D) o crime é um fenômeno filosófico.

    E) não tem por base a observação e a experiência.