SóProvas


ID
2712298
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Criminologia
Assuntos

Marque a alternativa CORRETA, no que diz respeito à classificação do criminoso, segundo Lombroso:

Alternativas
Comentários
  • Classificação dos criminosos para Lombroso:

    • Criminoso Nato: influência biológica, estigmas, instinto criminoso, um selvagem da sociedade, o degenerado (cabeça pequena, deformada, fronte fugidia, sobrancelhas salientes, maças afastadas, orelhas malformadas, braços cumpridos, face enorme, tatuado, impulsivo, mentiroso e falador de gírias etc.) Fatores genéticos e hereditários. Regressão atávica. (biológico);

    • Criminoso Louco Moral: Inteligência intacta, mas perversos, egoístas, falta de senso moral, influências hereditárias e genéticas (biológico), mas o meio pode fazer aflorar a predisposição;

    • Criminoso Epilético: Epilepsia ataca os centros nervosos, lesões cerebrais, parte dos sentimentos e das emoções. Dependendo do meio, conduz à criminalidade, pois as funções cerebrais, emoções e sentimentos sucateados;

    • Criminosos louco propriamente dito: Alienados mentais que devem permanecer no hospício;

    • Criminoso de Ocasião: Predisposto hereditariamente, são pseudocriminosos; "a ocasião faz o ladrão"; assumem hábitos criminosos influenciados por circunstâncias;

    • Criminoso por Paixão: Sanguíneos, nervosos, irrefletidos, usam da violência para solucionar questões passionais. exaltados.

    A luz da classificação lombrosiana quanto aos criminosos, observa-se que a letra A está incorreta, pois o criminoso que seria uma espécie de selvagem é o criminoso NATO

    A letra B está incorreta, pois traz a concepção de criminoso LOUCO.

    A letra C está correta.

    A letra D está incorreta traz o conceito de criminoso por OCASIÃO.

    A letra E está incorreta porque traz o conceito de LOUCO MORAL.

    Fonte: http://blog.vouserdelta.com.br/wp-content/uploads/2018/06/PC-PI-Coment%C3%A1rio-Criminologia-Mauricio-Rocha-91-a-95.pdf

  • Classificação lombrosiana sobre os criminosos:

    Nato: influência biológica, estigmas, instinto criminoso, um selvagem da sociedade, o degenerado (cabeça pequena, deformada, fronte fugidia, sobrancelhas salientes, maças afastadas, orelhas malformadas, braços cumpridos, face enorme, tatuado, impulsivo, mentiroso e falador de gírias etc.) Fatores genéticos e hereditários. Regressão atávica. (biológico);

    Louco Moral: Inteligência intacta, mas perversos, egoístas, falta de senso moral, influências hereditárias e genéticas (biológico), mas o meio pode fazer aflorar a predisposição;

    Epilético: Epilepsia ataca os centros nervosos, lesões cerebrais, parte dos sentimentos e das emoções. Dependendo do meio, conduz à criminalidade, pois as funções cerebrais, emoções e sentimentos sucateados;

    Louco propriamente dito: Alienados mentais que devem permanecer no hospício;

    De Ocasião: Predisposto hereditariamente, são pseudocriminosos; "a ocasião faz o ladrão"; assumem hábitos criminosos influenciados por circunstâncias;

    Por Paixão: Sanguíneos, nervosos, irrefletidos, usam da violência para solucionar questões passionais. exaltados.

    Dessa forma o gabarito é a letra:  C

  • Alternativa A, errada. Os criminosos loucos devem ficar segregados da sociedade, em um manicômio, uma vez que são perversos, loucos morais, alienados mentais.

    Alternativa B, errada. O criminoso nato é aquele degenerado de cabeça pequena, deformada, fronte fugidia, sobrancelhas salientes, maçãs afastadas, orelhas malformadas, braços compridos, face enorme, tatuado, impulsivo, mentiroso e falador de gírias etc. Sofre influência biológica . É um indivíduo que, sofre alguma forma de epilepsia, com suas correspondentes lesões cerebrais.

    Alternativa C, certa. Os criminosos por paixão se utilizam da violência como forma de resolução de conflitos passionais, possuem por característica a exaltação, o nervosismo.

    Alternativa D, errada. Os criminosos por paixão se utilizam da violência como forma de resolução de conflitos passionais, possuem por característica a exaltação, o nervosismo.

    Alternativa E, errada. Os criminosos loucos devem ficar segregados da sociedade, em um manicômio, uma vez que são perversos, loucos morais, alienados mentais.

    FONTE : https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/gabarito-crimonologia-pc-sp/

  • A expressão "criminoso nato" foi introduzida na criminologia pelo positivista Enrico FERRI.

  • Alguém sabe me dizer de quem é essa definicação?

  • Criminoso Louco = Aquele com distúrbios mentais, que deve sobreviver em manicômio.

    Criminoso Nato = Aquele que tem INSTINTO criminoso, uma espécie de biologicamente com perfil criminal.

    Criminoso por paixão: aquele que utiliza de violência para resolver problemas passionais, geralmente é nervoso, irritado e leviano.

  • Interpretação.

  • a) O criminoso como espécie de selvagem, segundo Lombroso, é o criminoso nato;

    b) A alternativa descreve o criminoso louco;

    c) Correto, apresentando as características do criminoso por paixão de Lombroso;

    d) A alternativa apresenta o conceito de criminoso de ocasião;

    e) A alternativa apresenta o conceito de louco moral.

  • Gabarito C.

    A - O criminoso louco é caracterizado perverso, louco moral, alienado mental, que deve permanecer internado e manicômio.

    B - definição de criminoso louco.

    C - Correta.

    D - Definição do criminoso nato. Ressalta-se que a expressão "criminoso nato" foi inicialmente concebida por Ferri, sendo que sua ampla difusão ocorreu com Lombroso. Esse tipo de criminoso é considerado um indivíduo degenerado, e geneticamente determinado à delinquência.

    E - Errada, o criminoso louco é caracterizado perverso, louco moral, alienado mental, que deve permanecer internado e manicômio.

    bons estudos

  • Gostaria de pontuar (e posso estar equivocada) que, até onde me consta, essa classificação é de Enrico Ferri. E que, dentro de sua categorização de delinquentes, Ferri indica a existência do criminoso Nato, que corresponde, justamente, ao lombrosiano (predisposto, patológico, selvagem). Alguém possui informação bibliográfica que indique que essa classificação é de Lombroso, e não Ferri? Agradeço!

  • Esta classificação foi elaborada por Ferri, seguidor de Lombroso e consequentimente Escola Positiva ou Positivista.

  • GABARITO: C

    CRIMINOSO NATO: influência biológica, estigma e instinto criminoso;

    CRIMINOSO LOUCO: alienado mental, perverso, devendo ser internado em manicômio;

    CRIMINOSO DE OCASIÃO: tem predisposições hereditárias, adotando comportamentos criminosos por influência das circunstâncias;

    CRIMINOSO POR PAIXÃO: irrefletido, exaltado e nervoso, emprega violência para cometer o crime passional.

    FONTE: CRIMINOLOGIA, JUSPODIVM

  • ja errei duas vezes essa....

  • Os outros dois grandes autores da Escola Positivista também teceram suas próprias classificações de criminoso com pequenas diferenças em relação à classificação original de Lombroso:

    ENRICO FERRI:

    Classificou os criminosos em natos, loucos, habituais, de ocasião e por paixão

    RAFAEL GARÓFALO:

    Classificou os criminosos em natos (instintivos), fortuitos (de ocasião) ou pelo defeito moral especial (assassinos, violentos, ímprobos e cínicos), propugnando pela pena de morte aos primeiros.

  • LETRA C.

    Ferri criou 5 categorias de delinquentes:

    1) NATO: é o criminoso de Lombroso (animal selvagem, ser atávico).

    2) LOUCO: é aquele possuidor de uma deformidade/deficiência mental ou sofrimento mental, ou aquele que tem uma atrofia do senso moral. Tem dificuldade de entender o que é certo e errado.

    3) HABITUAL: aquele em que o crime sempre fez parte de sua realidade. Começou na infância praticando pequenos delitos, foi avançando/evoluindo em suas atividades criminosas e passando a cometer crimes mais graves. Ele tem alta periculosidade e baixo grau de readaptabilidade.

    4) OCASIONAL: é aquela pessoa que comete o crime motivada por uma circunstância emergencial/temporária/esporádica/excepcional. Ex: O pai que furta, no supermercado, para dar o que comer para o seu filho. Possui baixa periculosidade e alta readaptabilidade.

    5) PASSIONAL: é aquele que delinque impelido/motivado por paixões pessoais. Ex: crimes motivados por circunstâncias religiosas, políticas, amoroso de foro íntimo etc.

  • Quem criou as 5 categorias de delinquentes (nato, louco, habitual, ocasional e passional) foi FERRI!

  • A expressão "criminoso nato" foi inicialmente concebida por Ferri, sendo que sua difusão ocorreu com Lombroso. O criminoso nato era considerado geneticamente determinado à delinquência, podendo ser identificado por seus caracteres físicos e fisiológicos, como o tamanho da mandíbula, estrutura óssea, referida como atavismo.

    Já o criminoso louco é aquele considerado perverso, louco moral, alienado, devendo permanecer em manicômio.

    Por fim, o criminoso por paixão ou passional é o criminoso que age impetuosamente, de forma impulsiva, empregando violência.

    bons estudos

  • Lombroso classificava os criminosos em: 1) natos; 2) loucos; 3) Epilético; 4) ocasionais e 5) passionais.

    Ferri classificou os criminosos em: 1) natos; 2) loucos; 3) habituais; 4) ocasionais e 5) passionais.

    Garáfalo classificava os criminosos em: 1) natos (por instinto); 2) de defeito moral especial (assassinos, cínicos, violentos e ímprobos) e 3) fortuitos (de ocasião), pugnando pela pena de morte aos primeiros.

     

    Classificação idealizada por Hilário Veiga de Carvalho, se vale de critérios Biológicos e meio Mesológicos (meio social).

    1 – biocriminoso puro – também chamado de pseudocriminoso. Onde há somente fatores biológicos como motivadores para levá-lo a cometer o crime.

    2 - Biocriminoso preponderante – são de difícil recuperação. Existe um fator catalisador vindo do meio mesológico. É biopreponderante por que não consegue conter, precisa de um estímulo para conter. Não fosse o estímulo ambiental a pessoa não cometeria o crime. De acordo com o professor Hilário Veiga de Carvalho deve haver apoio médico e psicológico para controlar o impulso do criminoso.

    3 – biomesocriminoso – sofre influência biológica e mesológico. Indica tratamento médico, apoio pedagógico. Não fosse o meio propício a pessoa raramente iria delinquir.

    4 – mesocriminoso preponderante – são pessoas “Maria vai com as outras”. Apoio sociopedagógico.

    5 – mesocriminoso puro – estímulos externos. O meio que muda e não a pessoa. São mais fáceis de recuperação.

  • Ao meu ver todas estão erradas pois, essa classificação não é de Lombroso!
  • Ele chuta e é Golllllll

  • Mnemônico para decorar a diferença de classificação entre lombroso e ferri:

    Para ambos: Nato, Louco, Ocasional

    Só para lombroso:Epiléptico e por paixão

    Só para Ferri: Passional e habitual

    Lombroso é Epiléptico e se Ferra Habitualmente

    POR PAIXÃO ficou na LOMBRA e se FERROU por crime PASSIONAL

  • Assertiva C

    Criminoso por paixão: aquele que utiliza de violência para resolver problemas passionais, geralmente é nervoso, irritado e leviano.

  • Assertiva C

    Criminoso por paixão: aquele que utiliza de violência para resolver problemas passionais, geralmente é nervoso, irritado e leviano.

  • CRIMINOSO EPILÉTICO:

    A causa da degeneraęao que condu/ ao nascimento do criminoso e a epilepsia, que ataca os centros nervosos dele. Tais ideias surgem, basicamente, de duas experiencias vivenciadas por Lombroso. AoautopsiarVillela,assaltantecalabres, yerifica que este possuia urna fossa occipital igual a dos yertebrados superiores, mas diferente do homo sapiens. Aplica a teoria da degeneracao de Benito Morel que o leva ao conceito de atavismo. Mais tarde, ao examinar os crimes de sangue praticados pelo soldado Misdea, constata que o ataque epileptico, que causa convulsoes, podia ser substituido por impulsos violentos, especialmente nas situagoes em que a pessoa fosse portadora da chamada "epilepsia larvar". Com isso passa a explicar os impulsos criminosos. FONTE: SÉRGIO SHECAIRA

  • Ao meu ver essa questão está INCORRETA, pois o nome lá em cima deveria ser FERRI!!!

  • QC deixando a desejar... Quase não se vê uma questão de Criminologia sendo comentada por professores!

  • Não esquecer a diferença:

    Criminoso Louco Moral: Inteligência intacta, mas perversos, egoístas, falta de senso moral, influências hereditárias e genéticas (biológico), mas o meio pode fazer aflorar a predisposição;

    Criminosos louco propriamente dito: Alienados mentais que devem permanecer no hospício;

  • A) Criminoso louco: é o tipo de criminoso que tem instinto para a prática de delitos, é uma espécie de selvagem para a sociedade. ITEM ERRADO!

    O correto:

    CRIMINOSO NATO.

    B) Criminoso nato: é aquele tipo de criminoso malvado, perverso, que deve sobreviver em manicômios. ITEM ERRADO!

    O correto:

    CRIMINOSO LOUCO.

    C) Criminoso por paixão: aquele que utiliza de violência para resolver problemas passionais, geralmente é nervoso, irritado e leviano. ITEM CORRETO! ✔✔✔

    D) Criminoso por paixão: este aponta uma tendência hereditária, possui hábitos criminosos influenciados pela ocasião. ITEM ERRADO!

    O correto:

    CRIMINOSO OCASIONAL.

    E) Criminoso louco: é o criminoso sórdido com deficiência do senso moral e com hábitos criminosos influenciados pela situação. ITEM ERRADO!

    O ERRO: ** MEU PONTO DE VISTA (MESMO NÃO IMPORTANDO)

    Misturaram os conceitos criminoso nato (conceito de Enrico Ferri ) e o conceito de criminoso ocasional.

    ** ALGUNS DEFINEM QUE O CONCEITO DO ITEM E SEJA LOUCO MORAL

  • Uma observação interessante é que nem todos os tipos de criminosos na conceituação de Lombroso tem o fator da hereditariedade como influência.

  • GABARITO C.

    Mas, houve uma confusão entre os autores da Escola Positivista Italiana, pois, tecnicamente, a classificação é de Enrico Ferri, não de Lombroso.

    Lombroso fez somente a classificação antropológica do criminoso, sem considerar os aspectos físicos e sociais.

  • ♫♫♫ CLASSIFICAÇÕES DOS CRIMINOSOS SEGUNDO OS AUTORES ♫♫♫

    Classificação de Cesare Lombroso

    Criminoso Nato: influência biológica, estigmas, instinto criminoso, um selvagem da sociedade, o degenerado (cabeça pequena, deformada, fronte fugidia, sobrancelhas salientes, maças afastadas, orelhas malformadas, braços cumpridos, face enorme, tatuado, impulsivo, mentiroso e falador de gírias etc.).

    Criminoso Louco: Perversos, loucos morais, alienados mentais que devem permanecer no hospício.

    Criminoso de Ocasião: Predisposto hereditariamente, são pseudocriminosos; "a ocasião faz o ladrão"; assumem hábitos criminosos influenciados por circunstâncias

    Criminoso por Paixão: Sanguíneos, nervosos, irrefletidos, usam da violência para solucionar questões passionais. exaltados.

    Classificação de Enrico Ferri

    Criminoso Nato: Degenerado, com os estigmas de Lombroso, atrofia do senso moral (Macbeth, de Shakespeare); aliás, a expressão "criminoso nato" seria de autoria de Ferri e não de Lombroso, como erroneamente se pensava.

    Criminoso Louco: Além dos alienados, também os semiloucos ou fronteiriços (Hamlet, de Shakespeare).

    Criminoso Ocasional: Eventualmente comete crimes, "o delito procura o indivíduo".

    Criminoso Habitual: Reincidente na ação criminosa, faz do crime sua profissão, seria a grande maioria, a transição entre os demais tipos; começaria icasionalmente até degenerar-se.

    Criminoso Passional: Age pelo ímpeto, comete o crime na mocidade; próximo do louco, tempestade psíquica (Otelo, de Shakespeare).

    Classificação de Raffaele Garofalo

    Criminosos Assassinos: São delinquentes típicos, egoístas, seguem o apetite instantâneo, apresentam sinais exteriores e se aproximam dos selvagens e das crianças.

    Criminosos Energéticos ou Violentos: Falta-lhes a compaixão; não lhes falta o senso moral; falso preconceito; há um subtipo, os impulsivos (coléricos).

    Ladrões ou Neurastênicos: Não lhes falta o senso moral, falta-lhes probidade, atávicos às vezes, pequenez, face móvel, olhos vivazes, nariz achatado etc.  

    Fonte: <https://www.conteudojuridico.com.br/consulta/Artigos/44039/classificacao-dos-criminosos-na-criminologia>

  • GAB. C

    Criminoso por paixão: aquele que utiliza de violência para resolver problemas passionais, geralmente é nervoso, irritado e leviano.

    Classificação lombrosiana sobre os criminosos:

    Nato: influência biológica, estigmas, instinto criminoso, um selvagem da sociedade, o degenerado (cabeça pequena, deformada, fronte fugidia, sobrancelhas salientes, maças afastadas, orelhas malformadas, braços cumpridos, face enorme, tatuado, impulsivo, mentiroso e falador de gírias etc.) Fatores genéticos e hereditários. Regressão atávica. (biológico);

    Louco Moral: Inteligência intacta, mas perversos, egoístas, falta de senso moral, influências hereditárias e genéticas (biológico), mas o meio pode fazer aflorar a predisposição;

    Epilético: Epilepsia ataca os centros nervosos, lesões cerebrais, parte dos sentimentos e das emoções. Dependendo do meio, conduz à criminalidade, pois as funções cerebrais, emoções e sentimentos sucateados;

    Louco propriamente dito: Alienados mentais que devem permanecer no hospício;

    De Ocasião: Predisposto hereditariamente, são pseudocriminosos; "a ocasião faz o ladrão"; assumem hábitos criminosos influenciados por circunstâncias;

    Por Paixão: Sanguíneos, nervosos, irrefletidos, usam da violência para solucionar questões passionais. exaltados.

  • c) Criminoso por paixão: aquele que utiliza de violência para resolver problemas passionais, geralmente é nervoso, irritado e leviano.

    Lombroso classificou os criminosos como:

    • Criminoso nato - É o tipo de criminoso que tem instinto para a prática de delitos, é a espécie de um selvagem para a sociedade.

    • Criminoso louco - É aquele tipo de criminoso malvado, perverso, louco, que deve sobreviver em manicômios.

    • Criminoso de ocasião - Este aponta uma tendência hereditária, possui hábitos criminosos influenciados pela ocasião.

    • Criminoso por paixão - Esse tipo de criminoso utiliza de violência para resolver problemas passionais, geralmente são nervosos, irritados e levianos.