-
Nossa assertiva D arriscada ein!!
Então SEMPRE ocorrerá homicídio nesses casos?? acho totalmente possível ocorrer por acidente esses tipos de lesões!
-
Foi o que eu pensei tb.
Quem tiver curiosidade dê uma olhada no link abaixo, lá fala inclusive do esgorjamento suicida.
http://grupocienciascriminais.blogspot.com/2014/09/medicinalega-decapitacao-degola-e.html
-
Vai ser anulada.É equivocado afirmar que sempre ocorrem por homicídio...Exemplo: ESGORJAMENTO SUICIDA é tratado nos principais livros de Medicina Legal. Não há nenhum autor renomado que desconsidere a análise de esgorjamento suicida.
-
Marquei a letra C, por entender de fato que ESCORIAÇÕES, também denominadas de abrasão, ou erosão epidérmica. É decorrente de ação contundente que produz arrancamento PARCIAL ou TOTAL da EPIDERME, espondo a derme (demora + ou - 20 a 30 dias) para regenerar totalmente. Resulta da ação tangencial do agente vulnerante.
-
Questão mais nula !
-
Ah?
Escoriações - popularmente denominadas "esfoladas" ou "arranhões", são lesões superficiais, que causam o arrancamento da epiderme, deixando a derme descoberta. Aqui ocorre a regeneração.
-
A questão não apresenta, contudo, nenhuma alternativa correta, já que a contida na letra D também se afigura errônea.
Na letra D, afirma-se que “o esgorjamento e o degolamento indicam sempre que ocorreu um homicídio”.
Ocorre que não se pode afastar a ocorrência de suicídio em casos de esgorjamento: a doutrina é clara e unânime em afirmar que o esgorjamento não é sempre homicida.
Genival Veloso de França afirma que, quanto ao esgorjamento, “sua etiologia pode ser homicida ou suicida. Nos casos de suicídio, quando o indivíduo é destro, o ferimento se dá da esquerda para a direita, sua localização é mais anterolateral esquerda e termina ligeiramente voltada para baixo”. Prossegue descrevendo as características do esgorjamento homicida, que o diferenciam da lesão por suicídio. (FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal. 11a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. p. 105).
Também Hygino de Carvalho Hércules é cristalino ao afirmar, em sua obra Medicina Legal Texto e Atlas, a possibilidade de esgorjamento suicida. Veja-se o que dispõe o autor:
“No caso particular do esgorjamento, o suicídio é caracterizado pela presença de múltiplos entalhes nos lábios da ferida e pela existência de escoriações lineares, ou mesmo feridas menores e mais superficiais paralelas à ferida principal – lesões de hesitação”. (HÉRCULES, Hygino de Carvalho. Medicina legal: texto e atlas. 2a ed. São Paulo: Atheneu, 2014. p. 243).
Dessa forma, não há nenhuma assertiva correta na questão.
Fonte: https://blog.supremotv.com.br/delegado-piaui-comentarios-prova-objetiva/
-
Acertei a questão mas fiquei na duvida, visto que nada impede que uma pessoa utilize um objeto cortante para comenter suicídio pelo esgorjamento!
Deus no controle sempre!!!
-
QUESTÃO NULA!
Esgorjamento: pode decorrer de homicídio, de acidente ou, até mesmo, de suicídio.
Degolamento: pode decorrer de homicídio ou de acidente.
Segundo André Uchoa, o degolamento ainda pode ocorrer em hipóteses raras de suicídio, como, por ex., quando a pessoa utiliza um instrumento tipo guilhotina, que produz o corte fatal sem a secção da cabeça.
-
Correta = menos errada
-
Questão nula.
Pode advir de homicídio, suicídio ou, ainda, acidente.
-
Degola[1] ou "Gravata Vermelha" é o corte realizado no pescoço, de um lado ao outro. Foi muito realizado na Revolução Federalista no Rio Grande do Sul. É uma maneira de humilhar ou intimidar o inimigo numa guerra.
Abraços
-
LETRA A -ERRADO. Lesões produzidas por instrumentos cortantes são geralmente lesões incisas, que se caracterizam pela regularidade de bordas, são mais extensas que profundas, predomina o comprimento sobre a profundidade. Essas lesões podem provocar o esgorjamento e degolamento.
LETRA B - Esgorjamento: é caracterizado por uma longa ferida longitudinal na porção anterior do pescoço. Geralmente é feito com instrumento cortante.
LETRA C- ERRADO. Escoriações: são lesões superficiais é decorrentes ação contundente que produz arrancamento parcial ou total da epiderme. É importante seu estudo pq podem indicar o tipo de lesão que era a intenção do autor.
Ferida contusa: lesões abertas cuja ação contundente foi capaz de vencer a resistencia e elasticidade dos tecidos moles.Geralmente são profundas.
LETRA D - ?? Degolamento: ferida cortocontusa ou incisa na porção posterior do pescoço.São raros os casos de suicídio
LETRA E: ERRADO. Decapitação é o destacamento da cabeça da vítima do restante do corpo. Pode ser homicida ou acidental. Lesões produzidas por instrumentos cortocontudentes: Decapitação, Espotejamento (multiplicidade de fragmentos irregulares do corpo) e Esquartejamento.
FONTE: WILSON PALERMO, Medicina Legal (Sinopses JusPodivm)
-
Atinente à alternativa D: O esgorjamento pode ter tanto uma conotação SUÍCIDA como HOMICIDA. No caso da Suicida estão presente as lesões de evitação, ou seja, o cara fica reticente quanto ao ato .. e como consequência não há uma linearidade dos ferimentos. Já na Suicída está presente essa continuidade, tendo em vista a ausência de LESÕES DE EVITAÇÃO.
Questão SEM GABARITO!
-
O esgorjamento pode ter causa suicida. Todas as alternativas estão erradas.
-
Foi infeliz o examinador ao colocar "homicídio", penso que queria ter dito "morte", né!?
Menos errada dessa forma.
-
LETRA D
ALTERNATIVA INFELIZ, POIS É SABIDO QUE O ESGORJAMENTO TAMBÉM PODE SER DE ORIGEM SUICIDA, OCASIÃO EM QUE O FERIMENTO TERÁ CARACTERÍSTICAS DIFERENTES DA AÇÃO HOMICIDA, ESPECIALMENTE NA PROFUNDIDADE, JÁ QUE O SUICIDA EM ALGUM MOMENTO PERDERÁ AS FORÇAS, VEJAMOS:
(...) o instrumento cortante é empunhado pela mão direito, em que se predomina a direção transversal ou descendente para a direita, também pode ocorrer em direção oposta, se quando for canhoto. A profundidade da lesão é maior no inicio e no final a vitima perde suas forças.
Nos homicídios, aparecem características distintas, pois o autor da lesão coloca-se por trás da vitima, provocando um ferimento da esquerda para a direita, se destro, em sentido horizontal, se voltado para cima.
Fonte: http://drluizfernandopereira.blogspot.com/2011/10/traumatologia-forense.html
-
Esgorjamento e degolamento nem sempre indicam uma causa de homicídio
Há casos, embora raros, de suicídio.
Tanto que os peritos devem observar se há vestígios nas maos das vítimas e a presença de lesões de hesitação (no caso de suicídio) ou de defesa
-
Todas as alternativas estão erradas. Nem sempre o esgorjamento ou o degolamento será causa de homicídio, pode ocorrer por exemplo de o cara se suicidar tomando veneno e após a morte alguem esgorja-lo ou degola-lo para simular um homicídio POR QUE ALGUEM FARIA ISSO ??? para receber o premio de seguro de vida, visto que algumas seguradoras não pagam o seguro em caso de suicídio...
-
Questão que deverá ser anulada. Diversos autores e professores trazem casos em que pode ocorrer esgorjamento em atos suicidas, onde havera a presença de lesões de exitação e também pode ocorrer casos acidentais. Essa prova teve várias questões passiveis de recursos.
-
esgorjamento - se caracteriza por uma longa ferida transversal do pescoço, de significativa profundidade, lesando além dos planos cutâneos, vasculonervosos e musculares, órgãos mais internos como esôfago, laringe e traqueia. Pode ser homicida ou suicida. Nos casos de suicídio, quando o indivíduo é destro, o ferimento se dá da esquerda para a direita, sua localização é mais anterolateral esquerda e termina ligeiramente voltada para baixo.
-
Bastaria que o examinador omitisse o advérbio "sempre" para que a assertiva ficasse correta. No entanto, resolveu ser o diferentão, o pegadorzão, o sabichão...vai perder a questão.
-
LESÕES – TODAS CAUSADAS POR INSTRUMENTOS CONTUNDENTES:
RUBEFAÇÃO: Congestão temporária de vasos sanguíneos. Vermelhidão na pele.
ESCORIAÇÕES (abrasão ou erosão epidérmica): Arrancamento da epiderme (camada mais superficial da pele). “Princípio do restitutio ad integrum”: não deixa cicatriz.
EQUIMOSES: Infiltração hemorrágica nas malhas dos tecidos. Existem tipos e formatos diferentes. Em pequenos grãos, é chamada de SUGILAÇÃO. Em pequenos pontos (puntiforme), é chamada de PETÉQUIAS.
HEMATOMAS: Cavidade, coleção sanguínea.
VÍBICES (PARALELAS), estrias que podem indicar o objeto. Pode ter sido uma bengala, bastão, cassetete.
FONTE: MATERIAL DE APOIO PROF. LUCIANA GAZZOLA DO SUPREMOTV
-
QUESTÃO ANULADAAA!! http://nucepe.uespi.br/downloads/civil2018/recurso_objetiva/Resultado_Recurso_Prova_Delegado_TipoA_B_C.pdf
-
Bizu pra facilitar a memorização: Energias vulnerantes ou agentes vulnerantes físico mecânicos:
1) Contundentes - não corta, não perfura - cassetete, martelo
2) Cortantes - só cortam - navalha, lâmina de barbear
3) Perfurantes - só perfuram - agulha, alfinete, picador de gelo
4) Mistos - pérfuro-cortante - faca, punhal, lima de serrilheiro
5) Mistos - pérfuro-contundente - projétil de arma de fogo
6) Mistos - corto-contundente - machado, arcada dentária
-
Esgorjamento – ferida longitudinal da porção anterior do pescoço
Degolamento/decapitação – ferida incisa e cortocontusa na porção posterior do pescoço.
-
Já vi num filme uma degola acidental em que uma placa de aço escorregou de um caminhão e degolou a vítima.
-
O Espostejamento é a divisão em partes menores das que ocorre no esquartejamento.
Espostejamento é reduzir a postas.