SóProvas


ID
2712313
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Em relação aos mecanismos de ação, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Letra A está errada, pois refere-se aos agentes perfurocortantes.

    Tratam-se lesões mistas, ocasionadas por instrumento que não só perfuram, mas que também cortam. São lesões produzidas por instrumentos de ponta e gume, atuando por mecanismo misto; agem simultaneamente por pressão afastando as fibras e por corte seccionando-as.

    São chamados perfurocortantes os instrumentos puntiformes, com o comprimento predominando sobre a largura e a espessura, dotados de gume ou corte. Há instrumentos perfurocortantes de um gume: faca-peixeira, canivete, espada; de dois fumes: punhal, faca vazada; e os de três gumes ou triangulares: lima.

  • Na verdade Kaio a letra A descreve os instrumentos/agentes CORTO-CONTUNDENTES, pois estes agem por pressão e percussão ou deslizamento.

    A lesão se faz mais pelo próprio peso e intensidade de manejo, do que pelo gume de que são dotados.

  • Sobre a letra D, não sabia que o agente contundente também pode atuar por deslizamento...alguém poderia esclarecer essa questão?

  • LETRA A: CORTO CONTUDENTES. 

  • Machado, em tese, é cortocontundente!

    Lesões corto-contundentes

    São os ferimentos ocasionados pelos instrumentos que, mesmo sendo portadores de gume ou corte, são influenciados pela ação contundente, quer pelo seu próprio peso, quer pela força ativa de quem maneja. Tais lesões quase sempre graves, pois atingem planos profundos, inclusive ossos; são produzidas pela força de instrumentos como foice, machado, facão, enxada, serra elétrica, rodas de trem etc, possuindo formas variadas dependendo do corte, peso, força e local etc.

    Abraços

  • (2016 - CESPE - PCPE - Auxiliar de Perito) Agente mecânico que, por meio de pressão, percussão, torção, sucção, distensão, flexão, compressão, descompressão, arrastamento, deslizamento, contragolpe ou de forma mista, traumatiza o organismo classifica-se como instrumento:

    A) contundente.
    B) cortante.
    C) perfurocortante.
    D) perfurocontundente.

    E) cortocontundente.

  • Contundentes também agem por deslizamento.

    Contundentes também agem por deslizamento.

    Contundentes também agem por deslizamento.

    Contundentes também agem por deslizamento.

  • Ora, o gabarito está errado!

    Os agentes perfurocontudentes são os projéteis de arma de fogo e a ponta de guarda-chuva. O deslizamento destes instrumentos sobre a pele não causa maiores danos! O peso do projétil é sim determinante na magnitude da lesão! Basta imaginar um projétil .22 e um .50 ! A força (=massa x aceleração) é sim determinante na magnitude da lesão! Basta imaginar as munições Magnum!

    Pérfuro-contundentes são instrumentos que não possuem lâmina nem ponta aguda, de forma que a lesão dpente absolutamente da força e peso do instrumento, jamais de deslizamento!!!!

    Pérfuro contundentes sequer possuem gume!!!

  • Felipe o projetil nao tem Gume... por isso o gabarito, a questao pede a alternativa incorreta

     

  • Bizú! 

    Instrumento: Termina na letra E                     Lesão: Letra A

    Perfurante                                                           Punctória

    cortante                                                               Incisa

    contudente                                                         Contusa

  • As feridas perfurocontusas são produzidas por um mecanismo de ação que perfura e contunde ao
    mesmo tempo e não pelo peso e força com que eles são usados, menos ainda  deslizamento do gume.

  • Sei não viu, questão treta, a letra B por exemplo, via de regra, os instrumentos ou agentes perfurantes afastam as fibras do tecido, e muito raramente, há seccionamento. Segue o trecho do livro do FRANÇA: "As lesões causadas por meios ou instrumentos perfurantes, de aspecto pontiagudo, alongado e
    fino, e de diâmetro transverso reduzido, têm características bem próprias. Como exemplos mais comuns destes instrumentos apontam-se o estilete, a sovela, a agulha, o florete e o furador de gelo, os quais quase sempre atuam por percussão ou pressão, afastando as fibras do tecido e, muito raramente, seccionando-as"

    QUESTÃO MUITO MAL FEITA.

  • Ação composta: mistura dois mecanismos.

    Perfurocortantes: O agente vulnerante perfura e corta. Ação por pressão e deslizamento. Os mecanismos são formados por, pelo menos, uma ponta e uma lâmina (gume). Produzem lesões perfuroincisas/perfurocortantes – caracterizadas por serem mais fundas do que largas. Ex.: peixeira, facão, punhal, canivete. Características: bordas regulares e lisas; não tem escoriação; sem traves de tecidos entre as vertentes (normalmente estão presentes nas ações contusas); sangra muito; o ângulo de incidência muda a forma da lesão.

    Perfurocontundentes: Agem inicialmente por pressão em uma superfície para depois perfurá-la. A ponta desses instrumentos não é muito afiada, levando o agente a produzir muita força para penetrá-la na vítima. Ex.: projeteis de arma de fogo; chumbo de espingarda; pontes de grades de ferro. São instrumentos de forma cilíndrico-ogival (formato cilíndrico com a ponta arredondada). As lesões produzidas são denominadas de perfurocontusas.

    Cortocontundentes: O agente vulnerante corta e contunde. Corta porque tem gume e contunde porque tem massa significativa. É objeto pesado com superfície de corte impulsionado pelos membros do agressor. Ferem por pressão sobre uma linha. Não são muito afiados e, portanto, é necessário desempenhar maior força para produzir a lesão. Ex.: machado, facão, foice, enxada, dentes (segundo Flamínio Fávero). Produzem lesões cortocontusas.

  • Instrumentos físico-mecânicos

     

     

    Contundentes: não corta (rasga), não perfura -> cassete, martelo, etc

     

    Cortantes: só corta -> navalha, lâmina de barbear, etc

     

    Perfurantes: só perfura -> agulha, alfinete, picador de gelo, etc

     

    Mistos:

    pérfuro-cortante -> faca, punhal, lima

    pérfuro-contundente -> projétil de arma de fogo

    corto-contundente -> machado, dente

  • INCORRETA; LETRA a

     

  • Errei a questão pois pensei daseguinte maneira: 
    d) Os agentes contundentes atuam por choque, pressão ou deslizamento no contato com a superfície plana, como regra.
         Errada, pois agente contundente que age por deslizamento é cortocontundente. 

     

  • A letra B também é discutível, pois instrumentos perfurantes não rompem as fibras, mas as afastam. Tanto que há explicação desse afastamento pelas leis de Filhós e Langer.

  • Segundo o França a B  também tá errada. Os agentes perfurantes afastam as fibras. 

  • GABARITO: A

    a) Agentes perfuro contundentes podem causar dano por deslizamento, mas não tem gume!

    b) Certo. Podem romper as fibras, embora o usual seja que elas se afastem.

    c) Certo.

    d) Certo.

    e) Certo.

  • PERFURANTE:  Um ponto/ Pressão penetração/ Punctória.   Ex: alfinete, agulha ,  prego etc.

    CORTANTE: Uma linha/ Deslizante/ Incisa ou cortante.  EX: navalha, gilete etc.

    CONTUNDENTE: Área+ massa/ Pressão/ Contusa.  ex; Cassetete etc.

    PÉRFURO CORTANTE: Ponto+ linha/ pressã´- deslizamento/ pérfuro incisa    EX: faca etc.

    PÉRFURO CONTUNDENTE: Ponto+massa/ pressão penetração/ pérfuro contusa   EX: PROJÉTIL etc

    CORTO CONTUNDENTE: Linha+massa/ pressão- esmagamento/ corto contusa  EX: machado , dentes etc.

     RESPOSTA: A

  • A)INCORRETO- As feridas perfurocontusas são produzidas por um mecanismo de ação que perfura e contunde ao mesmo tempo. Na maioria das vezes, esses instrumentos são mais perfurantes que contundentes. Esses ferimentos são produzidos quase sempre por projéteis de arma de fogo; no entanto, podem estar representados por meios semelhantes, como, por exemplo, a ponta de um guarda-chuva. Ainda assim, nosso estudo será orientado apenas para o projétil de arma de fogo. FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p.262.

    B) CORRETO- Em seu trajeto, os instrumentos perfurantes podem produzir ferimentos que terminam em fundo de saco, em uma cavidade, ou podem transfixar um segmento, redundando assim em dois orifícios: um de entrada e outro de saída, além de um trajeto. O orifício de entrada, como já se disse, tem formato de ponto, de reduzidas dimensões e pouco sangrante. O orifício de saída, quando existe, é muito parecido com o de entrada, apresentando, no entanto, suas bordas discretamente evertidas. O trajeto dependerá, no que diz respeito à sua profundidade, do tamanho do instrumento ou da pressão utilizada pelo agressor. No entanto, não se pode estabelecer o comprimento do meio perfurante pela profundidade de penetração. Além de nem sempre penetrar em toda a sua extensão, pode ainda variar essa profundidade com a posição da vítima. Pode acontecer de a profundidade de penetração ser maior que o próprio comprimento da arma quando esta, por exemplo, atinge uma região onde haja depressibilidade dos tecidos superficiais, como no ventre. Lacassagne chamou essas lesões de “feridas em acordeão”. FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p.229

    C) CORRETO-s meios ou instrumentos de ação cortante agem através de um gume mais ou menos afiado, por um mecanismo de deslizamento sobre os tecidos e, na maioria das vezes, em sentido linear. A navalha, a lâmina de barbear e o bisturi são exemplos de agentes produtores dessas ações. FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p.223

    D) CORRETO-São ferimentos produzidos por instrumentos que, mesmo sendo portadores de gume, são influenciados pela ação contundente, quer pelo seu próprio peso, quer pela força ativa de quem os maneja. Sua ação tanto se faz pelo deslizamento, pela percussão, como pela pressão. São exemplos desse tipo de instrumento: a foice, o facão, o machado, a enxada, a guilhotina, a serra elétrica, as rodas de um trem, a tesoura, as unhas e os dentes. FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p.288.

    E)CORRETO- As lesões perfurocortantes são provocadas por instrumentos de ponta e gume, atuando por um mecanismo misto: penetram perfurando com a ponta e cortam com a borda afiada os planos superficiais e profundos do corpo da vítima. Agem, portanto, por pressão e por secção. Há os de um só gume (faca-peixeira, canivete, espada), os de dois gumes (punhal, faca “vazada”) e os de três gumes ou triangulares (lima). FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p.259.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A

  • GB A - 

     

    INSTRUMENTO -Perfurocontundente

    LESÃO: Perfurocontusa

    AGE POR: Pressão e penetração

    exemplo :Projétil de arma de fogo, chave de fenda, ponta do guarda-chuva
     

         INSTRUMENTOS CORTOCONTUNDENTES  

    Características dos instrumentos cortocontundentes:

    ·         São dotados de grande massa: enxada, foice, facão, machado, guilhotina, DENTE.

    ·         Transferem sua energia por meio de um gume, que com ajuda da massa produz lesões muito profundas

    ·         A lesão recebe o nome de cortocontusa

    Atenção para os dentes. São instrumentos cortocontundentes. Essa pergunta cai bastante em prova!!

    Características das lesões cortocontusas:

    ·         Têm forma bem variável, dependendo da região atingida, da inclinação, do peso, do gume e da força de quem atua.

    ·         Sendo o instrumento mais afiado, predominam as características dos ferimentos cortantes. Quando o fio de corte não for vivo, prevalecem os caracteres de contusão dos tecidos. 

  • Muito difícil!

  • Tá difícil. Meio perfurante segundo o Prof. Blanco só afasta as fibras...

  • Instrumento Perfuro contundente - não tem gume

  • A alternativa A se contradiz com as alternativas B e C, só por aí já é possível notar algo de errado.


    Questão muito fácil! Requer maldade lógica.


    Erro:.deslizamento do gume... = lâmina; parte afiada de: espada de bom gume. Se tem gume deixa de ser perfurocontudente e passa a ser cortocontudente

  • "(...) os instrumentos perfurantes, por sua vez, atuam por percussão ou pressão, afastando os tecidos e, muito raramente, seccionando-os." França.

    Entendo que a letra B está incorreta por apresentar uma exceção como regra (subentende-se), porém, não verifiquei o doutrinador indicado pela banca.

  • Contudente atua por deslizamento?! Tá de brincadeira essa banca. :(

  • gb A -Os principais e mais cobrados em provas são os projéteis de arma de fogo, mas há outros instrumentos que podem produzir esse tipo de lesão, como a ponta de um guarda-chuva, um vergalhão, uma flecha.  

    Instrumentos perfuro-contundentes são aqueles que atuam por meio de uma PONTA ROMBA, POR PRESSÃO, e produzem lesões em forma de TÚNEL. Estão representados, na maioria dos casos, pelos projéteis de arma de fogo, mas incluem também qualquer instrumento formado por qualquer haste que não termine com uma pnta afiada, como acontece com os perfurantes. Aqui, situam-se:

    ·        Vergalhões de construção civil

    ·        Certas grades e flechas

    ·        Pedaços de madeira alongados

  • sobre a letra B- INSTRUMENTOS PERFURANTES

    São aqueles que transferem sua energia cinética por meio de uma ponta, pressionando e afastando os elementos dos tecidos. São formados por uma ponta continuada por uma haste cilíndrica.

    Conforme o diâmetro dessa haste, são considerados de calibre pequeno:

    ·        Alfinetes

    ·        Agulhas

    ·        Espinhos

    ·        Ou de calibre médio:

    ·        Furador de gelo

    ·        Sovela

    Quanto aos pregos, podem ser considerados de calibre pequeno ou de calibre médio.

    A ação dos instrumentos perfurantes podem ser:

    ·        Ativa

    ·        Passiva

    Será ATIVA quando o instrumento atingir o corpo em repouso ou quase repouso. É o caso de picadas por agulhas de injeção, agressão com furador de gelo,ou mesmo certas flechas dos índios.

    Será considerada PASSIVA quando o corpo em movimento se chocar com o instrumento localizado em um anteparo. Por exemplo: pisar num prego ou cair sobre grade com elementos pontiagudos.

    O modo de ação é o seguinte:

    A ponta atua por pressão e vai afastando as fibras dos tecidos à medida que se faz a penetração da haste.

    As lesões causadas por meio perfurantes, de aspecto pontiagudo, alongado e fino, e de diâmetro transverso reduzido, têm características bem próprias. Exemplo desse instrumento temos estilete, sovela, agulha, o florete e o furador de gelo, os quais quase sempre atuam por percussão ou pressão, afastando as fibras do tecido e, muito raramente seccionando-as.

    Esse tipo de lesão chama-se feridas punctiformes ou punctórias, pela sua exteriorização em forma de ponto. Tem como característica a abertura estreita; são de raro sangramanto, de pouca nocividade na superfície, e as vezes de grande gravidade na profundidade, em face do órgão atingido; e quase sempre de menor diâmetro que o instrumento causador, graças a elasticidade e à retratilidade dos tecidos cutâneos.

    O trajeto dessa ferida é representado por um túnel estreito que se continua pelo tecido lesado, representado no cadáver por uma linha escura.

    O ferimento de saída- quando isso ocorre é geralmente mais irregular e de menor diâmetro que o de entrada.

  • sobre a letra C- Os instrumentos de ação cortante agem por um gume mais ou menos afiado, por um mecanismo de deslizamento sobre os tecidos e teoricamente, por uma ação de sentido linear. A navalha a lâmina de barbear e o bisturi são exemplos.

    Nas feridas cortantes, as extremidades são mais superficiais e a parte mediana mais profunda.

    Essas feridas diferenciam-se das demais lesões pelas seguintes qualidades:

    a-     Forma linear

    b-     Regularidade das bordas

    c-     Regularidade do fundo da lesão

    d-     Ausência de vestígios traumáticos em torno da ferida

    e-     Hemorragia quase sempre abundante

    f-      Predominância do comprimento sobre a profundidade

    g-     Afastamento das bordas da ferida

    h-     Presença de cauda de escoriação voltada para o lado onde terminou a ação do instrumento

    i-       Vertentes cortadas obliquamente

    j-       Centro da ferida mais profundo que as extremidades

    k-     Paredes das feridas lisas e regulares

    l-       Perfil de corte de aspecto angular, quando o instrumento atua de forma perpendicular, ou em forma de bisel, quando o instrumento atua em sentido obliquo.

  • sobre a letra D- Lesões produzidas por ação contundente

    Entre os agentes mecânicos, os instrumentos contundentes são os maiores causadores de dano. Sua ação é quase sempre produzida por um corpo de superfície, e suas lesões mais comuns se verificam externamente, embora possam repercutir na profundidade. Agem por pressão, explosão, deslizamento, percussão, compressão, distensão, torção, fricção, contragolpe ou de forma mista. Os instrumentos geralmente são superfície plana, a qual atua sobre o corpo humano. Geralmente esses meios são sólidos e, mais amiúde, líquidos ou gasosos.

    fonte das minhas respostas: FRANÇA

  • a) Perfurocontudentes = peso + força + deslizamento do gume (todos igualmente).

  • SOBRE A LETRA D: 

    "A transmissão da energia cinética de um agente contundente para o corpo humano pode-se fazer por COMPRESSÃO, TRAÇÃO ou DESLIZAMENTO sobre os tecidos. ...As lesões por DESLIZAMENTO devem-se ao atrito entre o agente e a pele. O exemplo mais comum são as escoriações." (HÉRCULES, Hygino de Carvalho. Medicina Legal: texto e atlas, Editora Atheneu, 2ª edição, 2014, p.195) 

  • Danilo Iuri. Os instrumentos perfurocontundentes não tem gume.

  • Ação perfurante: ação em ponto sobre os tecidos, afastando suas fibras.

    Causa lesão punctória ou puntiforme, quando o instrumento é de pequeno calibre. Quando de médio calibre, causa lesão em botoeira ou casa de botão.

    Ação cortante: age em deslizamento linear com secção de tecidos.

    Causa lesão incisa.

    Ação contundente: ação por um instrumento de superfície plana que infere pressão, percussão, arrastamento ou tração sobre os tecidos.

    Causa lesão contusa.

    Ação perfurocontundente: ponto + pressão. Ex: PAF

    Causa lesão perfurocontusa.

    Ação perfurocortante: instrumento de ponta que infere pressão + gume. Ex: facada

    Causa lesão perfuroincisa.

    Ação cortocontundente: instrumento com gume, mas manejado valendo-se de força. Ex: machado

    Causa lesão cortocontusa.

  • Comentários sobre a letra D

    Consoante Hygino Hercules de Carvalho, a transmissão da energia cinética de um agente contundente para o corpo pode-se fazer por:

    ·     COMPRESSÃO

    ·    TRAÇÃO

    ·     DESLIZAMENTO

    A forma mais comum é a COMPRESSÃO, em que o agente incide diretamente sobre a superfície corporal e comprime os tecidos (soco, martelada).

    A TRAÇÃO ocorre quando uma parte do corpo, por exemplo, os cabelos, é presa e puxada por alguma engrenagem. Nesses casos, pode ocorrer o escalpe, que é o arrancamento do couro cabeludo.

    As torções articulares provocam lesões por causa da força de tração exercida sobre os ligamentos da face oposta à flexão ou extensão exageradas.

    As lesões por DESLIZAMENTO devem-se ao atrito entre o agente e a pele. O exemplo mais comum são as escoriações.

    De qualquer modo, dificilmente o agente contundente atua apenas por um desses mecanismos básicos. Na maioria das vezes, o que se observa é a combinação de lesões produzidas por mais de um desses mecanismos.

  • Objetos contundentes agem por: Explosão, pressão, deslizamento, percussão, compressão, descompressão, distinção, torção, fricção, contragolpe ou forma mista.

  • Erro da alternativa:

    Os agentes perfurocontudentes onde a lesão acontece mais pelo peso e força com que eles são usados do que pelo deslizamento do gume.

    Se lembrar que um exemplo de perfurocontundente é a ponta de guarda-chuva... saberá que NÃO há gume.

    Logo, errada!

    Questão de graça.

    Deus no comando!

    IHUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

  • agentes perfurantes rompem fibras ou às afastam ?

  • Corrigindo a letra A (gabarito)

    Os agentes cortocontudentes onde a lesão acontece mais pelo peso e força com que eles são usados do que pelo deslizamento do gume.

  • O professor palhares em seu curso de medicina legal do Grancursos disse: "Lesões perfurantes são promovidos por instrumentos de ponta fina (ação simples). O instrumento atua por pequena pressão afastando as fibras do tecido e, muito raramente, secsionando-as. Ex: Agulha, alfinete.

    E agora?

  • CONTUNDENTES: Também agem por deslizamento. Corta por que tem gume e contunde pelo "peso". EX: machado, enxada, foice, etc.

    PERFUROCORTANTES: Perfura e corta. EX: peixeira, facão, punhal, canivete, etc.

    PERFUROCONTUNDENTES: Agem inicialmente por pressão para depois perfurar. EX: PAF, pontas de grade de ferro, etc.

  • Quem já caiu de moto, bicicleta ou skate e se ralou todo?

    Essa lesão é contusa por deslizamento no chão (chão = agente contundente).

  • a B também esta errada,pois os agentes perfurantes agem por percussão:

    Os agentes perfurantes atuam por pressão em um ponto de contato, rompendo as fibras e causando danos internos bem maiores do que o pequeno orifício de entrada.

  • A - INCORRETA (devendo ser assinalada) Era só lembrar que o maior exemplo de agente "perfurocontundente" são os projéteis de arma de fogo, que não produzem a lesão pelo "peso".

  • explicação do prof:

    A)INCORRETO- As feridas perfurocontusas são produzidas por um mecanismo de ação que perfura e contunde ao mesmo tempo. Na maioria das vezes, esses instrumentos são mais perfurantes que contundentes. Esses ferimentos são produzidos quase sempre por projéteis de arma de fogo; no entanto, podem estar representados por meios semelhantes, como, por exemplo, a ponta de um guarda-chuva. Ainda assim, nosso estudo será orientado apenas para o projétil de arma de fogo. FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p.262.

  • Alternativa a está errada pq são as lesões cortocontundentes que agem mais pelo peso do que pelo corte em si. Exemplo: machado.

    Ao levar uma machadada a pessoa morre pela pancada e não pelo corte, embora o corte tbem possa causar a morte.

  • GAB - A

    A) Os agentes perfurocontudentes onde a lesão acontece mais pelo peso e força com que eles são usados do que pelo deslizamento do gume.

    --> INCORRETO. As feridas perfurocontusas são produzidas por um mecanismo de ação que perfura e contunde ao mesmo tempo. Na maioria das vezes, esses instrumentos são mais perfurantes que contundentes.

    D) Os agentes contundentes atuam por choque, pressão ou deslizamento no contato com a superfície plana, como regra.

    Essa classificação de "choque" é nova para mim... não vi em nenhum outro lugar.

  • a redação é pessima.

    a letra A quer dizer que nos instrumento perfurocontudentes há gume, quando na verdade não. Basta pensar na bala de uma arma de fogo.

    a) Os agentes perfurocontudentes onde a lesão acontece mais pelo peso e força com que eles são usados do que pelo deslizamento do gume.

  • GABARITO: A)

    Os instrumentos contundentes agem por pressão, explosão, deslizamento, percussão, compressão, descompressão, distensão, torção, fricção, por contragolpe ou de forma mista.

  • Gabarito A. Correção para ficar CORRETA:

    Os agentes CORTOcontudentes onde a lesão acontece mais pelo peso e força com que eles são usados do que pelo deslizamento do gume. Mais dicas: mari.deltafocorj

  • Só eu que quando li a palavra "choque" na assertiva "D" associei com lesões e/ou morte causadas por ação elétrica? Por isso entendi que estava errada...

  • A - machado, foice et. al.

  • Sobre a A:

    Em instrumentos contundentes, não há que se falar em gume. Daí o erro.

    Gume está presente em instrumentos cortantes.

  • Gabarito >> Letra A

    Mas para quem ficou em dúvida na letra D

    Realmente sempre associamos deslizamento com ação cortante, mas ações contundentes também podem agir por deslizamento.

    Agem por: pressão, percussão, DESLIZAMENTO, compressão, tração, etc

    Ex. se você estiver correndo, pedalando e cai no chão, ficando aquele ralado que até arde para tomar banho kkkk. Esse arranhão é uma escoriação causada por ação contundente que age por deslizamento (seu corpo contra o solo).

  • Objeto perfurocontudente = perfura e contude. ex: PAF, ponta de guarda chuva. De fato, esses instrumentos não tem gume, ao contrário dos instrumentos perfurocortantes como as facas. Acho que o erro é esse!

    Porém, a letra b) também é passível de erro, uma vez que as lesões punctórias (instrumento perfurante ex: agulha) não rompem as fibras, mas apenas a afastam, por isso causam menor sangramento, ao contrário das lesões cortantes/incisas que rompem as fibras causando hemorragia abundante.

  • GAB A

    • Perfurocontundente, exemplo clássico: PROJÉTIL DE ARMA DE FOGO. NÃO AGE POR DESLIZAMENTO
  • Excelente apontamento André Julião.

  • Os agentes contundentes atuam por choque, pressão ou deslizamento no contato com a superfície plana, como regra.

    Pensem na seguinte situação: uma pessoa é lançada de um carro em alta velocidade. Ao ser jogada, ela irá deslizar no asfalto e certamente irá se lesionar. Essa lesão é contusa.

  • A meu ver a alternativa A se encontra incorreta porque no final a banca MALDOSAMENTE diz " do que pelo dezlizamento do gume". Ora quem tem gume são os intrumentos cortantes. Assim a comparação feita pela banca esta complemente equivocada. A LESÃO PERFUROCONTUSA SOMENTE PODERÁ SER PRODUZIDA POR INTRUMENTO PERFUROCONTUNDENTE.

  • Resposta: A, INCORRETA

    A) Os agentes perfuro-contundentes onde a lesão acontece mais pelo peso e força com que eles são usados do que pelo deslizamento do gume.(INCORRETA)

    Na verdade quem produz as lesões que a alternativa trata, são os INSTRUMENTOS CONTUDENTES, causadores de lesões CONTUSAS.

    Os instrumentos de saliência obtusa (martelo), (obtusa: que não é agudo, arredondado) e de superfície dura que se chocam com violência contra o corpo humano.

    Podem ser causadas de três formas: ativa: o objeto (agente lesivo) se move em direção ao corpo (vítima); passivo: o corpo (vítima) se projeta em direção do instrumento contundente (quedas); mista, ou biconvergentes, vítima e corpo estão em movimento.

    Fonte: FRANÇA, Genival Veloso de.Medicina Legal. 6ª ed. Editora Guanabara Koogan, 2001.

  • Acredito que a B esta equivocada, visto que agentes perfurantes ocasionam o afastamento das fibras e nao o rompimento.

    E pacaba um trem desse

  • Alguns tipos de FLECHAS tem gume, e nem por isso deixam de ser instrumentos perfurocontundentes. Essas classifcações não são tão ferro e fogo assim, ESPETO DE CHURRASCO é o que ? Neusa Bittar diz que se tiver ponta afiada não é perfurante, no entanto a maioria (se não todos) espetos de churrasco tem uma ponta afiada.

    Mas a maioria dos livros diz que espeto de churrasco é exemplo clássico de instrumento perfurante...

  • Os agentes perfurocontudentes onde a lesão acontece mais pelo peso e força com que eles são usados do que pelo deslizamento do gume.

    A questão está errada pois traz a definição de agentes corto-contundentes, como o machado, o facão...

    Agentes perfuro-contundentes por sua vez, são agentes onde independem o peso e a força do objeto, sendo mais associado a velocidade com quem o objeto atinge a vítima. Um exemplo de agente perfuro-contundente é o PROJÉTIL DE ARMA DE FOGO (PAF). O que vai determinar a lesão na vítima é, dentre outras coisas, a Energia Cinética do PAF ao atingir a vítima.

    Energia cinética:

    ( M x V²)/2

  • Não há de se falar em gume no perfuro contundente, outro equivoco da letra "a".

  • GABARITO LETRA "A"

    Instrumentos Cortocontundentes: Possuem massa e gume, e transferem a energia cinética por pressão, percussão e deslizamento, mais pelo próprio peso e pela intensidade de manejo do que pelo gume, produzindo lesões cortocontusas. 

    Ex: Machado, facão, enxada, guilhotina e foice.

    Instrumentos Perfurocontudentes: Possuem uma ponta romba e transferem a energia cinética através de pressão, produzindo lesões perfurocontusas (Formato de túnel).

    Ex: Projétil de arma de fogo.

    FONTE: Meus resumos, Medicina Legal, 3ª Edição, Carreiras Policias.

    "O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia." -Robert Collier

  • Mosquei, li a letra A como sendo cortocontundente

  • PESSOAL, me tirem uma dúvida.

    O livro do França afirma haver lesão: CORTO-CONTUSA, sendo ERRADO a utilização da expressão "CORTO-CONTUNDENTE".

    Os demais autores de med. legal utilizam tal expressão?