SóProvas


ID
2712367
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre os conceitos de vírus, worms, malwares, pragas virtuais e aplicativos para segurança, assinale a única alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • c) Ponto entre duas ou mais redes, que pode ser um componente ou conjunto de componentes, por onde passa todo o trafego, permitindo que o controle, a autenticação e os registros de todo o tráfego sejam realizados. 

     

    Na prática, é utilizado para:

    Registrar tentativas de acesso indevidas de um computador ou rede, bloquear o envio de informações coletadas por invasores e códigos maliciosos, bloquear tentativa de invasão e vulnerabilidades, analisar continuamente o conteúdo de conexões, evitar que um código malicioso que já tenha instalado se propague...

  • gabarito C.

     

    Letra C se refere a mecanismos de cifração ou encriptação: permitem a transformação reversível da informação de forma a torná-la ineligível a terceiros. Utiliza-se para tal, algoritmos determinados e uma chave secreta para, a partir de um conjunto de dados não criptografados, produzir uma sequência de dados criptografados. A operação inversa é a decifração.

     

     

    e) CORRETA. Diferente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

     

     

    wikipedia.org

    https://cartilha.cert.br/malware/

  • ALTERNATIVA CORRETA - C

    RUMO A PC-SP AGETEL  

  • LETRA C

     

     

    Para os colegas que entraram pelo cano da LETRA E (que está correta), vejam a importância de fazer questões de diversas bancas:

     

    ---------          ------------

     

     

    (Ano: 2015 Banca: PUC-PR Órgão: TJ-MS Prova: Analista Judiciário - Área Fim)

     

    A respeito de segurança da informação, é CORRETO afirmar que um Worm é: 

     

    e) um programa capaz de se propagar automaticamente através de redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Difere do vírus por não embutir cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos.(CERTO)

     

  • Vírus: São pequenos códigos de programação maliciosos que se “agregam” a arquivos e são transmitidos com eles. Em outras palavras, tecnicamente, um vírus é um programa (ou parte de um programa) que se anexa a um arquivo de programa qualquer (como se o estivesse “parasitando”) e depois disso procura fazer cópias de si mesmo em outros arquivos semelhantes.

    Quando o arquivo é aberto na memória RAM, o vírus também é, e, a partir daí se propaga infectando, isto é, inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos de um computador.

    O vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção. Alguns vírus são inofensivos, outros, porém, podem danificar um sistema operacional e os programas de um computador.

     

     

     

    Worms (Vermes): Programas parecidos com vírus, mas que na verdade são capazes de se propagarem automaticamente através de redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador (observe que os worms APENAS se copiam, não infectam outros arquivos, eles mesmos são os arquivos!). Além disso, geralmente utilizam as redes de comunicação para infectar outros computadores (via e-mails, Web, FTP, redes das empresas etc.).

    Diferentemente do vírus, o worm NÃO embute cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos e NÃO necessita ser explicitamente executado para se propagar. Sua propagação se dá através da exploração de vulnerabilidades existentes ou falhas na configuração de softwares instalados em computadores.

                                                                          

    -> Os Worms podem se espalhar de diversas maneiras, mas a propagação via rede é a mais comum. Sua característica marcante é a replicação (cópia funcional de si mesmo) e infecção de outros computadores SEM intervenção humana e SEM necessidade de um programa hospedeiro.

  •  

     

    Definição de firewall:

     É uma barreira de proteção que ajuda a bloquear o acesso de conteúdo malicioso, mas sem impedir que os dados que precisam transitar continuem fluindo. Na informática, os firewalls são aplicativos ou equipamentos que ficam entre um link de comunicação e um computador, checando e filtrando todo o fluxo de dados. 

     

    Definição de Vírus e Worms, rap criado por nosso amigo Marcos Romeiro:

    (pra nunca mais errar!!)

     

    ...o WORM é um verme auto-replicante,

    nem carece de hospedeiro e ataca num instante;

    já o VÍRUS apresenta uma função basilar,

    necessita de hospedeiro pra poder se propagar...  ♪ ♫ ♩ ♫ 

     

    GAB-C

     

     

    "Quanto mais eu estudo, mais sorte eu tenho"

     

     

  • A) Antivírus é um software que detecta, impede e atua na remoção de programas de software maliciosos, como vírus e worms. São programas usados para proteger e prevenir computadores e outros aparelhos de códigos ou vírus, a fim de dar mais segurança ao usuário.

    B) Codigos maliciosos são programas especificamente desenvolvidos para executar ações danosas e atividades maliciosas em um computador.

    C)  Firewall é uma barreira de proteção que ajuda a bloquear o acesso de conteúdo malicioso, mas sem impedir que os dados que precisam transitar continuem fluindo. 

    D) Um VÍRUS ou MALWARE de computador é um software malicioso desenvolvido por programadores que, tal como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios.

    E)  WORMS: é um vírus auto replicante, ou seja, ela cria cópias funcionais de si mesmo e infecta outros computadores. Tal infecção pode ocorrer através de conexões de redes locais, internet ou anexos de e-mails.
    Diferente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.


    GABARITO -> [C]

  • FIREWALL NÃO É CRIPTOGRAFIA

  • MEU RESUMO SOBRE CÓDIGOS MALICIOSOS

    _____________________________________________________________________________

    PRINCIPAIS MALWARES E SUAS FUNDAMENTAIS CARACTERÍSTICAS:

     

    VÍRUS: não é auto-replicante, depende de um hospedeiro.

    WORM: auto-replicante, não depende de um hospedeiro.

    BACKDOOR: permite retorno do invasor, ''porta dos fundos''.

    BOT/BOTNET: rede zumbi, controle remoto dos computadores.

    TROJAN/CAVALO DE TROIA: presente do mal, parece inofensivo, mas é prejudicial.

    PHISHING: finge-se de sites da área ''financeira''.

    ROOTKIT: esconde-se, camufla-se de supostas verificações de antivírus ''esconde-esconde''.

    TRAPDOORS: falhas de programação.

    SPYWARE: monitoramento de atividades. DIVIDE-SE EM: keyloggers: captura a digitação do teclado; screenloggers: registra o movimento do mouse;e adwares: mostra propagandas.

    RANSOMWARE: exige pagamento pelo Resgate dos dados.

     

    obs: sei que possui outras características dos MALWARES citados, porém coloquei as principais diferenças.

  • Questão errada, vírus não faz cópias de si mesmo!

  • Firewall (Criptografia) é um sistema de segurança que permite a transformação reversível da informação de forma a torná-la inelegível a terceiros.

     

     

     

    Rumo à PCSP!

  • Gabriel Farias você está equivocado.

    Conceito: Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

    Fonte: https://cartilha.cert.br/

    Se o conceito foi retirado da cartilha então não tem conversa!

  • GABARITO B

     

    Um firewall (em português: parede de fogo) é um dispositivo de uma rede de computadores que tem por objetivo aplicar uma política de segurança a um determinado ponto da rede. O firewall pode ser do tipo filtros de pacotes, proxy de aplicações, etc. Os firewalls são geralmente associados a redes TCP/IP.

     

    Wikipedia

  • A alternativa C está incorreta, pois indica o conceito de criptografia.

    Gab. Letra C

  • GABARITO C.

     

    CONCEITO DADO É DE CRIPTOGRAFIA.

     

    AVANTE!!! " VOCÊ É O QUE VOCÊ PENSA, É O SR DO SEU DESTINO."

  • Firewall é uma solução de segurança baseada em hardware ou software (mais comum) que, a partir de um conjunto de regras ou instruções, analisa o tráfego de rede para determinar quais operações de transmissão ou recepção de dados podem ser executadas.

    "Parede de fogo", a tradução literal do nome, já deixa claro que o firewall se enquadra em uma espécie de barreira de defesa. A sua missão, por assim dizer, consiste basicamente em bloquear tráfego de dados indesejado e liberar acessos bem-vindos.

     

    Há dois princípios nas políticas de firewall:

     

    -Todo tráfego é permitido, com exceção daquilo que está bloqueado;

    -Todo tráfego é bloqueado, com exceção daquilo que está autorizado.

     

    OS FIREWALL MAIS IMPORTANTES:

     

    1-Packet filtering (ou filtragem de pacotes)

    2-Proxy Services (ou firewall de aplicação)

    3-Stateful Inspection (ou inspeção de estados)

     

     

     

     

  • Um firewall atua como uma defesa de um computador local contra ataques de Hackers e Crackers. Também pode ajudar a
    bloquear a entrada de códigos maliciosos no computador do usuário vindos da Internet. Este pode assumir a forma de um
    software (um programa de segurança) ou um hardware (um roteador físico), mas ambos executam a mesma função: análise
    do tráfego de rede de entrada e saída.BONS ESTUDOS

  • Gabarito Letra C

     

    Firewall: tem por função realizar uma filtragem dos pacotes de dados que trafegam entre redes e bloqueia as transmissões não permitidas.

  • Gabarito: C

     

    Firewall é como se fosse uma barreira - um filtro.

  • VIDE     Q785123     Q786234       Q351478       Q214883      Q585469  Q75416   Q362041  Q108864

  • Gab C

     

    Firewall ( Filtro de conexões) - No computador, o firewall do Windows é um software que permanece ativado, permitindo ou bloqueando o acesso às portas TCP do computador. Na rede de computadores da empresa só poderá ser um equipamento na conexão da rede interna com a internet, mais fácil de ser gerenciado. Em ambos os casos, o firewall não analisa o conteúdo do tráfego, logo não detecta vírus de computador nas mensagens, tentativa de pshing, etc.. 

     

    Fonte: Fernando Nishimura. 

  • Parei no Firewal criptografando dados rsrs

  • VÍRUS

    D
    epende da execução do programa ou arquivo hospedeiro. Não é autossuficiente. Veja alguns tipos de vírus:

    Boot: infecta na área de inicialização dos disquetes/discos rígidos. Essa área arquivos essenciais. Costumam ter alto poder de destruição, impedindo, inclusive, que o usuário entre no micro;

    Stealth: tem a capacidade de se remover da memória temporariamente para evitar que o antivírus o detecte;

    Polimórficos: são capazes de criar uma nova variante a cada execução;

    Metamórficos: são capazes de mudar o próprio corpo, por não possuir um decriptador ou um corpo de vírus constante, mas são capazes de criar novas gerações diferentes;
    Nimda: propagação por envio de e-mails; infectando arquivos/pastas compartilhadas via rede; inserindo seu código em sites (através de backdoors deixadas por outros vírus); explorando falhas de segurança, etc.



    Escala cespiológica de importância (0-20): 8

  • FIREWALL

    É um filtro de conexões da rede interna/externa, realiza análises do fluxo de pacotes de dados, filtragens e registros;

    Um hardware ou/e software;Impede o acesso indevido ao computador através de portas de conexão; Permite/nega o acesso às portas TCP; Pode direcionar o tráfego de uma porta a outra (roteamento); alguns roteadores acumulam as funções de Firewall, Ponto de Acesso e Switch, por exemplo;

    Não analisa o conteúdo dos pacotes de dados;Não é antivírus (mas pode ajudar a proteger contra ataques de vírus pelo contróle de tráfego);Não é antispam; ◘Não é antispyware; ◘Não bloqueia anexos de e-mails; Não criptografa mensagens de e- mail; Não protege contra ataques internos; Convém que todo tráfego de rede passe por um Firewall;

    •Existem dois tipos, o stateless e o statefull. O stateless não verifica o estado de uma conexão (não guarda o estado da última comunicação) , enquanto o statefull verifica o estado da conexão.

    "É tipo o segurança da boate que fica na porta fiscalizando a entrada e a saída, mas não vai interferir se rolar briga lá dentro."

    Escala cespiológica de importância (0-20): 20 - supremo

  • Perebas Online

    WORMS: Não precisa de hospedeiro; se auto-replica; se autoenvia; autoprográmavel;

    TROJAN(cavalo de tróia): depende da execução; malware disfarçado de presente (anexo a um jogo, por exemplo);

    RANSOWARE: pega seus dados, e cobra "resgate" para o usuário/ sequestro (ex de ransomware: Wanna Cry);

    BACKDOOR: abre a porta para futuros ataques, para assegurar acesso posterior do invasor;

    ROOTKIT: principal intenção é se camuflar, para assegurar a presença no computador comprometido, impedindo que seu código seja encontrado por qualquer antivírus; é ativado até mesmo antes da inicialização completa do Sistema Operacional;

    SPYWARES: programa espião, envia dados a terceiros e monitora as informações.

    SNIFFER: É um farejador, que analisa o conteúdo do tráfego a procura de dados sensíveis do usuário, como senhas, etc; caso encontre, envia para o criador do programa. É um software independente, não necessita de arquivo para se hospedar;

    Obs:Backdoor e Sniffer (assim como outros malwares) podem ser usados para o bem ou para o mal. As empresas precisam testar suas redes e o fazem justamente com os mesmos meios e mecanismos que são utilizados para atacá-las.

    KEYLOGGER: é capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas;

    TRACKWARE: rastreia suas atividades no computador, que pode monitorar as atividades do navegador, páginas acessadas, email, redes sociais. a palavra "track" significa trilha, rastro;

    PHISHING(phishing-scam ou phishing/scam) é um tipo de fraude realizada com o objetivo de obter os dados pessoais e financeiros de um usuário, por meio da utilização de engenharia social e meios técnicos. Ex: e-mail se passando por funcionário de banco a fim de obter dados;

    DOS: sobrecarrega o Sistema. "Deixa O Sistema doido".

    BOTS(robôs): Se propaga automaticamente pela rede, Controle remoto; Similar a Worm;

    Botnet/roBOT: vários bots. Conhecidos como zumbis”(Apareceu um BOT? Desligue o computador da rede o mais rápido possível!).

    Escala cespiológica de importância (0-20): 5

    Escala cespiológica destas pragas + vírus:
    13

  • "Ferramentas antimalware são aquelas que procuram detectar e, então, anular ou remover os códigos maliciosos de um computador. Antivírus, antispywareantirootkit e antitrojan são exemplos de ferramentas deste tipo."


    "Códigos maliciosos (malware) são programas especificamente desenvolvidos para executar ações danosas e atividades maliciosas em um computador"


    "Firewall pessoal é um tipo específico de firewall que é utilizado para proteger um computador contra acessos não autorizados vindos da Internet."


    "Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos."


    "Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador."


    https://cartilha.cert.br/mecanismos/

    https://cartilha.cert.br/malware/



  • Explicação: Já vimos que o firewall funciona como um porteiro, pense nele como uma parede (inclusive a tradução é parede de fogo), essa parede funciona quase como a membrana plasmática de uma célula, escolhendo o que entra ou não. Pensando nisso, a alternativa c está errada, então é nosso gabarito.

     

    O objetivo deste livro não é dar aula, essa parte do estudo é com você, mas sim possibilitar a você que aplique seus estudos e que aprenda com os erros, porém, creio que, nessa questão, fica interessante te dar um bônus, então vamos lá:

     

    Para ficar mais fácil, podemos dividir as ameaças em gerais (hacker, cracker, spam, cookies, golpes, vulnerabilidade, spam, engenharia social, DoS), malwares (vírus, worms, bots, trojan) e spywares - espiões - (keylogger, screenlogger, adware e backdoor).


    Cookies são arquivos de texto que ficam salvos no computador para que depois você consiga acessar um site mais rapidamente, não é vírus, mas pode ser ruim, pois ameaça nossa privacidade: os sites acabam vendendo suas informações para empresas que te farão propagandas depois (cookies podem ser apagados ou configurados).


    Hacker é diferente de cracker. Cracker faz o mal, hacker não, ele só se exibe, mas acaba podendo atingir sua privacidade.


    Engenharia social é quando usam a persuasão para conseguir algo, como, por exemplo, roubar dados de um banco e só devolver se pagarem 1 milhão de reais (faz toda uma engenharia com a sociedade para conseguir algo).


    Vulnerabilidade é falha interna. Por exemplo, se você está com antivírus desinstalado, ou com windows pirata, ou com desatualização do sistema.


    Golpes, como phishing e pharming, também são ameaças. Phishing e Pharming visam capturar dados e imitam instituições conhecidas. Além disso, usam páginas falsas para capturar os dados. A diferença é que phishing usa mensagens de e-mail, geralmente por spam, para te atrair para a página falsa. Já o pharming faz seu DNS ficar com problema, e, com isso, o DNS não consegue traduzir o endereço para o site verdadeiro, então te joga para o site falso.


    Spam é o envio de mensagem em massa.....

  • Letra C.

    Diferentemente do vírus, worm NÃO embute cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos e NÃO necessita ser explicitamente executado para se propagar. Sua propagação se dá através da exploração de vulnerabilidades existentes ou falhas na configuração de softwares instalados em computadores.

                                                                          

    -> Os Worms podem se espalhar de diversas maneiras, mas a propagação via rede é a mais comum. Sua característica marcante é a replicação (cópia funcional de si mesmo) e infecção de outros computadores SEM intervenção humana e SEM necessidade de um programa hospedeiro.

  • Questão mal formulada, antivírus não é um aplicativo e sim um utilitário.

  • Um vírus é uma assinatura, são códigos que são replicados quado se executa determinado programa ou arquivo infectado, ou seja , um vírus não é um PROGRAMA...

  • Definição de firewall:

     É uma barreira de proteção que ajuda a bloquear o acesso de conteúdo malicioso, mas sem impedir que os dados que precisam transitar continuem fluindo. Na informática, os firewalls são aplicativos ou equipamentos que ficam entre um link de comunicação e um computador, checando e filtrando todo o fluxo de dados. 

  • GAB C: CONCEITO DE CRIPTOGRAFIA...

  • Firewall é um mecanismo desenvolvido para impedir o acesso não autorizado de pessoas e softwares ao sistema. Por meio do controle do tráfego de dados de uma rede, um Firewall ajuda a aumentar a segurança do computador e impedir danos causados por códigos mal-intencionados.

  • GABARITO C

    o  Firewall: barreira de proteção que protege o computador ou a rede interna contra invasão. Proteção para impedir que hackers e softwares mal-intencionados obtenham acesso ao seu dispositivo por meio de uma rede ou da internet.

  • firewall na tradução livre é parede de fogo, ela serve como um "porteiro" de prédio, olha se o indifividuo tem o crachá, se sim, passagem liberada! se não, passagem bloqueada! o enunciado fala em criptografia, o que não tem nada a ver!
  • Fala galera, lembrem-se que a REDAÇÃO REPROVA também. Se você está desesperado e pensando em contar com a sorte, então você precisa do PROJETO DESESPERADOS. Esse curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, tudo em um só lugar.

    Você vai ter desejado  ter  feito esse curso, se deixar passar essa oportunidade.

    https://go.hotmart.com/Q52663110A

  • sucesso é Questão de Tempo, Fica tranquilo, Nosso Tempo vai Chegar e vamos ser Nomeado ....ok
  • Questão que caberia recursp, já que VÍRUS não é auto-replicante, depende de um hospedeiro. Esse conceito da letra D é de worm.

  • FIREWALL : CORTA FOGO