SóProvas


ID
2712934
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um computador normalmente é composto por um conjunto de hardware, incluindo seus periféricos. Qual das alternativas a seguir NÃO é um exemplo de periférico?

Alternativas
Comentários
  • CPU = Não é o gabinete, viu?!

     

  • GABARITO: D

     

    CPU é a sigla para Central Process Unit, ou Unidade Central de Processamento. Ele é o principal item de hardware do computador, que também é conhecido como processador. A CPU é responsável por calcular e realizar tarefas determinadas pelo usuário e é considerado o cérebro do PC.

  • É incrível como ainda perguntam esse tipo de coisa nas provas, mas de fato não podemos considerar o CPU um periférico, afinal ele é o computador em si..

  • Gabarito : Letra D

     

    Todos os itens a seguir são considerados periféricos, pois ou inserem (Leitor de Digitais e Teclado) ou retiram informações do computador (Monitor e Impressora). A exceção é a CPU, ou processador, por se tratar de um componente interno do computador.

     

    Fonte : estratégia concursos

  • DISPOSITIVOS DE E/S/H
    São hardwares que podem ser instalados à periferia do processador. Também são conhecidos como “periféricos”.
    São classificados em:
    Dispositivos de ENTRADA -> mouse, teclado, touchpad, trackpad, scanner, microfone, webcam, placa de captura de som, placa de vídeo, etc.
    Dispositivos de SAÍDA -> Impressora, autofalante, placa de vídeo, monitor, etc.
    Dispositivos MISTOS/HÍBRIDOS -> modem, impressora multifuncional, telas touchscreen, disco rígido, pen drive, drive de leitura e gravação de disco, etc.

    GABARITO -> [D]
     

  • d)

    CPU.

  • A CPU — Central Processing Unit ou Unidade Central de Processamento (UCP) em português — é um circuito integrado que controla todas as operações e o funcionamento do computador, responsável pela execução de cálculos, decisões lógicas e instruções que resultam em todas as tarefas que um computador pode fazer. Ela age interpretando e executando as instruções fornecidas por softwares — programas, jogos etc. — e retornando resultados. Para efetuar um cálculo matemático, por exemplo, nós seres humanos utilizamos o cérebro. Já o computador, usa a CPU. Daí vem o termo “cérebro do computador”.

  • Correta: D (CPU não é periférico, pois como o nome ja diz: Unidade Central de Processamento). 

     

    Periféricos de Entrada: mouse, teclado, microfone, leitor de digitais, touch pad, scanner, web cam, leitor de código de barras, mesa digitalizadora.

     

    Periféricos de Saída: Caixa de som, monitor (sem função touch), impressora matricial, placa de vídeo, projetores multimídia.

     

    Periféricos de Entrada e Saída: Monitores (com função touch), multifuncional (impressora e scanner ao mesmo tempo), pen drive, moldem, placa de rede, drives leitores e gravadores de mídia ótica.

     

    Fonte: Estratégia Concursos. 

    Bons estudos!!!

  • Periférico quer dizer “aquele que está na periferia”, ou seja, “ao redor” da CPU, ajudando-a a trabalhar.

  •  A CPU é uma unidade de controle central de todos os processos do computador, e está localizada dentro do microprocessador.

    Tudo o mais que não for CPU, é considerado periférico (“o que está na PERIFERIA”, ao redor, ajudando a CPU a funcionar).

  • Na tecnologia da informação ou informática o termo Periférico aplica-se a qualquer placa, equipamento ou acessório que seja ligado à CPU (Central Process Unit) ou em português UCP (Unidade Central de Processamento). 

    Fica a dica: É interessante conhecer a sigla e descrição em português e inglês, afinal pode ser usado como pedaginha por alguma banca.

  • GABARITO:D

     

    Periféricos são aparelhos ou placas de expansão que enviam ou recebem informações do computador. Na informática, o termo "periférico" aplica-se a qualquer equipamento ou acessório que seja ligado à CPU (unidade central de processamento), ou, em um sentido mais amplo, ao computador. [GABARITO]


    Exemplos de periféricos são: impressoras, digitalizadores, leitores e gravadores (drives) de CDs e DVDs, leitores de cartões de memória e disquetes, ratos/mouses, teclados, câmeras de vídeo, entre outros.


    Cada periférico tem a sua função definida, desempenhada ao enviar para e receber tarefas do computador, de acordo com sua função periférica.

  • Os principais dispositivos de entrada de informações são:

     

    Teclado

    Mouse

    Drive de CD / DVD-ROM

    Scanner

    Microfone

    Joystick

    Câmera filmadora, câmera digital

    Tela sensível ao toque

    -gráfica e caneta ótica. 



    Os principais dispositivos de saída de informações são:

     

    Monitor de vídeo

    Drive de CD-ROM

    Caixa de som

    Impressora, sensores (movimento, temperatura etc) e óculos (para realidade virtual). 

  • GABARITO: D CPU

  • CPU- interno

    Gabinete- periférico (parte física)

  • CPU - Central Processing Unit (Unidade Central de Processamento). O nome da diz, nada de periférico.

  • Periférico é qualquer equipamento que esteja localizado na periferia da CPU, como teclado, mouse, monitor, impressora, scanner, unidades de armazenamento, etc. Assim sendo, existem periféricos de entrada (ou seja, que permitem transferir dados para a CPU) como teclado e mouse por exemplo, e periféricos de saída (ou seja, que recebem dados provenientes da CPU) como monitor e impressora, por exemplo.

    Gabarito - D (CPU).

     

    Certa: CPU é um chip, que tem a capacidade de interpretar e executar as instruções dos programas e por esta razão é o dispositivo eletrônico mais importante de um computador. Atualmente, CPU é processador são sinônimos, e seus componentes são:

    O processador executa as instruções dos programas que são armazenados na memória, sendo a responsável pela execução de operações lógicas (decisões) e aritméticas (cálculos) que as instruções solicitarem. É o mais importante componente de um computador e, por isto, os equipamentos que permitem enviar ou receber dados da CPU são denominados periféricos.

  • CPU é uma unidade de controle central de todos os processos do computador, e está localizada dentro do microprocessador.

    Periféricos são aparelhos ou placas de expansão que enviam ou recebem informações do computador. Na informática, o termo "periférico" aplica-se a qualquer equipamento ou acessório que seja ligado à CPU (unidade central de processamento), ou, em um sentido mais amplo, ao computador. [GABARITO]

    Exemplos de periféricos: Impressoras, digitalizadores, leitores e gravadores (drives) de CDs e DVDs, leitores de cartões de memória e disquetes, mouses, teclados, câmeras de vídeo, entre outros.

    OBS: Cada periférico tem a sua função definida, desempenhada ao enviar e receber tarefas do computador, de acordo com sua função periférica.

  • CPU não é gabinete :)

  • Entre as alternativas a única que responde corretamente a questão é a letra D, onde temos CPU, que é a unidade central de processamento (em inglês: Central Processing Unit) ou processador central que tem por função executar os programas armazenados na memória principal, buscando cada instrução, interpretando-a e depois a executando. Em resumo, ela é responsável pelo processamento das informações. Gabarito: alternativa D.

  • CPU NÃO É CABINETE.

  • Quanto à finalidade:

    a) Monitor: periférico de saída, caso seja sensível ao toque é periférico de entrada e saída.

    b) Leitor de digitais: periférico de entrada.

    c) Impressora: periférico de saída, caso seja multifuncional é periférico de entrada e saída.

    d) CPU: processador é componente interno e não periférico.

    e) Teclado: periférico de entrada.

  • A questão aborda conhecimentos acerca da diferença entre hardware e periféricos, bem como os tipos de periféricos existentes. 

     

    Antes de analisarmos as alternativas, vale destacar que hardware está relacionado às partes internas do computador, como, por exemplo, o processador, memória RAM ou placa de vídeo, já os periféricos são os aparelhos e acessórios conectados ao computador para receberem ou inserirem informações, como o teclado, mouse, monitor etc.

    A)     Incorreta – O monitor é o periférico responsável por receber informações do computador e transmitir em formas de imagem ao usuário. Esse hardware é caracterizado como um periférico de saída, uma vez que apenas recebe informações do computador.

    B)     Incorreta – Leitor de digitais é um periférico utilizado para identificar o usuário através da sua digital. Esse periférico é caracterizado como de entrada, uma vez que apenas insere informações no computador. 

    C)     Incorreta – A impressora é um periférico de saída que recebe informações do computador para imprimi-las.

    D)     Correta – O processador ou CPU funciona como o cérebro do computador, realizando o processamento das informações de alguns componentes e transmitindo as demais partes.

    E)     Incorreta – Teclado é o periférico responsável por inserir informações e executar comandos no computador. Esse hardware é caracterizado como um periférico de entrada, uma vez que apenas insere informações no computador.

     

    Gabarito – Alternativa D.